Educar

253a – Os sentimentos negativos que ainda trago comigo, como posso me liberar deles? - nosso papo sobre

Pois é , nossa primeira reação quando nos sentimos lesados por alguma situação ou alguém , é de defesa , de repúdio e de crítica, lançamos logo as piores impressões sem analisarmos a fundo a causa.
E na medida que damos vasão aos sentimentos negativos eles só tendem a aumentar .
Com isso nos achamos mais injustiçados e mais vítimas , ao contrário de reagirmos para eliminarmos esse círculo vicioso.
Raramente damos chance de fazer um reconhecimento da causa e do efeito, e ainda que culpados só sabemos lamentar.
Todo erro reconhecido é uma valiosa oportunidade para o encontro entre as exigencias da realidade e o superego, e assim haveria grandes possibilidades de alcançarmos o equilibrio da razão e da consciência.
Mas quão raros são esses momentos de auto-conhecimento consciente, na maioria das vezes continuamos a nos fazer de Senhores da Lei , e mal ouvimos a voz interior a nos dizer que temos que agir em beneficio próprio nos livrando dos ressentimentos, das culpas, e das paixões desregradas que mais cedo ou mais tarde se materializarão em disturbios orgânicos e psiquicos. Não nos demos conta totalmente que estamos MATERIALMENTE em relação direta com nossa POSTURA MENTAL. E que somente nos harmonizando interiormente é que atrairemos o bem estar e a desejada paz de espírito.
A mente planeja, o pensamento materializa e a consciência põe em prática .
Quando nos sentimos tristes atraimos tristeza, nos sentimos com ódio atraimos ódio, e assim por conseguinte.
Então temos mesmo é que empreitar os esforços máximos para nesses momentos reconhecermos que podemos mudar nossos pensamentos , tentando nos desfazer dos sentimentos nocivos e virar o jogo a nosso favor...

Sentimentos Negativos , Melhor seria não tê-los ...

Você sabia que temos a nosso subconsciente reconhece e tenta disfarçar os sentimentos negativos com o seu contrário ? E que melhor seria que conscientes deles tentassemos nos liberar em definitivo, pois sendo assim travamos uma guerra interior e de alguma forma isso será liberado em disturbios de ordem psiquica como as depressões, transtornos obssesivos compulsivos, hiperatividade,stress , ansiedades, etc.

Por exemplo : o Cíume dificilmente vira amor , apenas se disfarça de amor , mas continua sufocando o companheiro com super-proteção, intensificação de ações que ousam querer parecer com amor, mas o sentimento contraditório não reconhecido continua machucando e ameaçando por parecer ser incontrolável e muito maior do que é.

Na maioria das vezes quem os sente não os identifica prontamente e faz disso inclusive sua bandeira , são eles :

- O cíumes
- O perfeccionismo
- A inveja
- A fraqueza moral dos vícios como alcoolismo, fumo, sexualidade desregrada, drogas, etc
- A negatividade
- A vingatividade
- A culpabilidade
-
-

Um meio de liberarmo-nos deles é fazermos uma terapia de aceitação e compromisso de mudanças , se o caso for muito arraigado é preciso procurar um especialista , mas as vezes uma meditação diária já ajuda e bastante .

Existem muitas matérias e estudos sobre terapias de aceitação e compromisso, desde as dedicadas aos problemas de sentimentos mais intensos que são orientadas por profissionais da área de psicoterapias, até as mais leves que nada mais são do que as práticas orientais de meditação auto-cognitiva.
Na verdade são as velhas viagens ao "Fundo do Eu", aquelas em que nos deparamos com nossas "feras" e nos propomos a fazer uma análise melhor delas, aceitando-as como entraves de nossa evolução moral , fazendo isso o segundo passo é o do compromisso de tentar modificá-las extinguindo-as ou aprendendo a controlá-las .
Acho que aqui caberia o velho jargão do AA . " Por mais 24 horas eu tentarei não cometer tal desvio ..." até que sintamo-nos mais livres e menos incomodados com determinados sentimentos .


Continuando aquela listinha de sentimentos negativos.

- Egoismo
- Orgulho
- Ganância Excessiva
- Intolerancia
- preguiça
-
-

Eu Paty , acho que hoje o que mais me incomoda ainda é a intolerancia a determinados comportamentos de outrem, mas estou tentando, estou tentando...dizem que a gente enxerga no erro do outro a nós mesmos não é ? então partindo dessa premissa , tenho que me corrigir antes , mas parece que quanto mais me esforço para corrigir-me mais os erros dos outros me incomodam, acho que é o tal subconsciente se disfarçando do contrário . Isso é mesmo complicado não é ? Bom, pelo menos eu já sei disso...Vâmo que vãmo...

Conclusão