Educar

244c – Tema:A Pat./Mat./Resp. em idade cronológica mais avançada - conclusão

CONCLUSÃO:
(a) Será que o processo educacional é o mesmo?Sim e a base é o AMOR. Só o amor tem o condão capaz de tocar a divindade essencial do ESPÍRITO.
(b) Quais seriam as vantagens e as desvantagens da formação familiar com pais/mães/responsáveis/educadores mais maduros? Se estiverem preparados para educar, a experiência e a maturidade (se existir) agregam valor.
--------------------------------------------
Olá Pessoal.
Concordo que a maternidade tardia acaba sendo uma maternida mais responsável . Casei aos 24 anos e adotei meu filho aos 38 e está sendo uma experiência incrível.
Beijos
Geiza
--------------------------------------------
A missão de ser pai, de ser mãe é muito importante. Os filhos têm em seus pais o exemplo mais presente em suas vidas e isto implica em uma responsabilidade muito grande com relação aos Espíritos que vêm conosco morar.
Joamar Nazareth, no livro Um desafio chamado Família , afirma que" Reconhecemos os verdadeiros pais/educadores não pela santidade, mas pelo ESFORÇO e pela DISCIPLINA que trouxerem como bagagem, os quais serão os alicerces firmes e sólidos da Educação. São valores reconhecidos pelos que buscam acertar na tarefa. Até conhecida frase do domínio público prega que a educação é a disciplina do hábito."
Assim, ser pai/mãe/responsável em recebimento de um Espírito em seu lar independe da questão idade cronológica, mas do sentimento de amor presente no recebimento dele em sua vida e como qualquer pai/mãe/responsável, terá facilidades, dificuldades, medos e certezas, felicidades, preocupações e todas as questões correlatas ao auxiliar na orientação e educação da criança.
Dia cor e amor
beijocas mineiras com carinho no coração

Equipe Educar - CVDEE
Contato: http://www.cvdee.org.br/contato.asp


EDUCAÇÃO DE FILHOS



No processo de educação, o grande mérito dos pais é burilar o caráter dos seus filhos de uma maneira informal. É ir sedimentando nos corações infantis os valores morais e os sentimentos nobres.
Para isso, existem algumas dicas importantes. A primeira: nunca diga para uma criança _não faça isso_, sem lhe dar outra coisa para fazer.
Educar é corrigir. Corrigir é substituir uma forma de reação inconveniente por uma adequada. A criança tem prazer na ação. Para desviá-la da que não convém, é importante lhe sugerir a ação conveniente, a fim de não privá-la do prazer de agir.
Assim, em vez de falar: _não desça a escada correndo_, diga: _desça os degraus um de cada vez. Vá devagar._ A ordem é positiva e não impede a ação da criança de descer a escada. _Não diga que uma coisa é ruim apenas porque incomoda você._ A qualificação de uma coisa em boa ou ruim é importante para a criança na formação de sua capacidade de julgamento.
Se a coisa é ruim, é necessário dizer o motivo, de modo compreensível para a criança. E esta razão deve estar na coisa em si e não somente porque desagrada você. _Não interrompa o que uma criança está fazendo, sem avisá-la com antecedência._
A criança tem prazer na ação, insistimos. Interromper de repente algo que ela esteja fazendo, lhe causará violenta emoção. Observe como o bebê reage, chorando, quando alguém simplesmente vem e lhe arranca das mãos o brinquedo com que ele se distraía.
Converse sempre, explique. E não pense que a criança não entende. Respeite-a. Quando estiver no parquinho, e for o momento de ir embora, não diga simplesmente _acabou, vamos embora._ Avise uns minutinhos antes, dando-lhe tempo, por exemplo, para uma última descida pelo escorregador. Ou apanhar com calma os brinquedos na areia. E se despedir dos amiguinhos com os quais brincava.
Desta forma haverá menos choro e mais tranqüilidade. A criança sentirá que tem certo domínio sobre o tempo, enquanto lhe estamos repassando também a lição da responsabilidade, pois ela terá que respeitar o trato feito.
Finalmente, não prometa o que você não deseja cumprir. Para a criança, prometer é começar a realizar. Se a promessa não se cumprir, haverá uma frustração. Ela sentirá como se tivesse sido privada de alguma coisa e isso dá origem à descrença.
Deixará primeiro de crer nos pais. E, ao crescer, passará a ter a mesma descrença com as pessoas com as quais se relacionar, transformando-se em um adulto desconfiado e solitário.
***
Pais e mães: abençoem seus filhos, a cada manhã, a cada anoitecer com seu carinho e cuidados.
Orientem os seus pequenos para que cumpram seus nobres destinos na terra, honrando a confiança do criador aos lhes destinar ao lar suas criaturas.
Mantenham seus rebentos, sob seus cuidados, um pouco mais, ensinando-os desde cedo as noções do respeito, da disciplina e do amor.
Abençoem seus filhos com a correta educação, preparando-os para serem felizes desde hoje.

Fonte:
Livro Vereda Familiar, cap. 12, ed, Fráter Livros Espíritas.
_Os 10 mandamentos para pais e mestres_, do Encontro estadual sobre a família da FERGS de 26 e 27 de abril de 1997. - www.momento.org.br


(c) Esses pais/mães/responsáveis/educadores conseguirão acompanhar o desenvolvimento da criança?Absolutamente bem.
(d) O ser mais velho, em idade cronologica, deve impedir a formação familiar? Isto faz diferença para a criança?Não. A familia consanguínea é o nosso primeiro compromisso. Reencarnas para te reajustar com os teus. Faz diferença para todos os membros da familia.
(e) De que forma entender esse retardamento da paternidade/maternidade/responsabilidade perante a criança em termos do Espírito e da reencarnação?`O periodo da INOCÊNCIA é o mais importante para a educação da criança, vai até cerca dos 8 anos quando seu Espírito está "adormecido". Se o retardamento ultrapassa esse periodo ele é muito prejudicial á criança.
(f) Comente seu entendimento sobre a questão.Pai e mãe devem participar na Educação da criança desde a gravidez, transmitindo a ela o sentimento do AMOR e suas derivações, com o cuidado de terem um relacionamento sempre amoroso para não afetarem a formação fisica e psicológica do Ser em formação.

Conclusão