Educar

243a – Tema: Responsabilidade: somente para os adultos? - nosso papo sobre

Responsabilidade: Somente para os adultos?
Mensagem: No mundo em que vivemos e díficil falar em responsabilidade
somente para os adutos, pois hoje temos crianças adultas aos 10 anos de
idade e adultos infantis de 40 anos de idade.
A educação e algo primordial na vida de todos nós, e isso deve ser
responsabilidade de nossos tutores. Mas como solicitar a educaçao correta,
quando vemos que as pessoas que deveriam dar exemplos a seus filhos, roubam,
se prostituem, muitas vezes ate se suicidam. o que deixar para essas
crianças de mensagem positiva?
A responsabilidade, acredito, deve ser ensinada desde pequeno às nossas
crianças, desde um ato mais simples como arrumar e manter seu quarto
organizado, como em pequenas dozes homeopaticas ao longo de seu crescimento,
como por exemplo ter responsabilidade com seus estudos.
Emfim, devemos nos unir em prol do bem comum, para que nao somente os
adultos sejam responsaveis, mais que as crianças possam ensinar e aprender a
ter a responsabilidade.
Regina
---
Ola...faz tempo que não me manifesto, mas acompanho o estdo, e este tema por incrivel que pareça foi um motivo de "discusão" em minha familia por estes dias.

Acredito que não há uma formula secreta de como educar nossos filho, netos, sobrinhos, irmãos...o que podemos sempre buscar é o equilibrio, tentar lembrar de nossas próprias experiencias e tentar adequar a nova personalidade que esta ali em construção a nossa frente.

Pq. hoje acho que tratamos nossas crianças como seres de porcelana, acho que devido a toda a violencia que vemos a nossa volta, a nossa falta de fé, a descrença na evolução continua do ser...acabamos aplicando quela máxima..."farei por meu filho, tudo aquilo que meus pais não puderam fzer por mim"...e ai criamos pquenos despostas, incapazes de crescerem como pessoas inteiras, pq. se habituaram demais a serem o centro de tudo.

Falo por experiencia propria. Eramos de familia pauperrima, de semi-analfabetos e lavradores. Meu pai adoeceu quando a mais velha de minhas irmas tinha 12 anos e mais nova 04, minha mãe se viu sem renda, sem como nos manter, e com o marido precisando de tratamento, viemos para a city, minhas duas irmas (12 e 10 ano) foram trabalhar em casas de familia, eu e a então caçula ficavamos em casa com meu pai para minha mãe trabalhar. Eu ajudava em casa no que podia no alto de meus 08 anos, minha mãe no entanto não permitiu que parassemos e estudar, mesmo a familia sendo contra. Quando fiz 10 anos minha mãe teve minha irmã caçulinha, para trabalhar deixava o bebe de 06 meses comigo...ajudei a criar minha irmã, tanto que ela me chamava de Mãe, aprendi a me virar sozinha, pq. não queria ser mais um fardo para minha mãe, fui estudar a noite aos 11 anos, nem sei se isso hoje é permitido. Tirei a carteira de trabalho aos 14 e fui a luta deixando minha caçula com minha irmã mais
nova...que nao tinha o mesmo "jeito" para cuidar da pequena...o que me enfurecia, pq eu trabalha meio periodo, fazia um cuso a tarde, e estudava a noite, e ainda dividimos s tarefas e limpar a casa. Lembro ate hoje quando comprei minha primeira peça de roupa com meu dinheiro aos 15 anos. Acho que isso me fez mais forte, me fez ver meus pais, com mais amor, respeito. Me fez buscar uma forma melhor de viver...mas percebo que para minhas irmãs o efeito foi diverso....tendo a mais velha dito que isto a traumatizou (???) pq. ela nao vivenciou suas fases de ida na hora certa, agora aos 38 com 03 filhas uma ja de 18, e comporta como uma adolescente tardia....
Com minha caçula foi ao contrario, eu minha mãe, e minh irma do meio tratamos ossa caçula como se fose uma boneca...ate hoje é asim, e apesar de muiiiito inteligente....estudiosa, nao ter vicios, nao fzer como os demais jovens que andam por ai na farra, percebemo que criamos uma pessoa dependente de mimos e afagos, que nao sabe viver se nao for o centro de tudo, tem ataques de furia quando contrariada, tem um coração imenso, mas percebemos todo egoismo quando se trata de dividir....de se doar...
Apesar de ter me virado tanto, trato meu filho como se ele nao conseguisse sequer comer sozinho, nao sou daquelas que cortam a comida no prato, peço que ele faça uas coisinhas, mas ele nao tem tarfas e tem tudo na mão, e perceo que ele nao sabe o valor das coisas apesar de ter uma noção do que é ter ou nao dinheiro, ele sabe que tenho de trabalhar fora para ajudar na casa, mas para ele o meu trablho deve ser revertido em coisas que ele quer ou julga precisar...

tanto ele como minha irma, nunca foram de por exemplo dar piti na loja pq. queriam um brinquedo, mas fazem com que pensemos que sem isso eles nao viverão...entao tiramos de nossa boca pra dar para eles....

e é de uma forma tao sutil pq. para quem os ve parecem na verdade que são as pessoa mais merecedoras de nosso esforço supremo, pq. sao quase anjos, doceis, afaveis....menos se contrariados...ai mostram suas garras...

posso estar parecendo exagerada...mas so agora vendo os feitos que iso esta causando em minha irma, que agora tem 22 anos, temo que meu filho esteja seguindo o mesmo caminho...

pq. em minha casa é tao natural pra mim, deixar de comer aquele doce, pq. meu filho vai comer, deixar de comprar aquela roupa para comprar pra minha irma...emos que ambos é motivo de tudo...e na verdade estamos prejudicando-os pq. as pessoas la fora nao agirao assim...e ai como as coisas ficarão???


um abraço a todos


Mi
---
Míriam, que a Paz do Senhor esteje com você.

Peço licença para falar um pouco com você.

Sua história é surpreendente, cheia de trabalho, de luta e o que te colocou onde você estar é sem dúvida nenhuma sua imensa CARIDADE! ter criado sua irmã ao ponto dela te chamar de MÃE é maravilhoso, ter cuidado do seu pai e além disto trabalhar e estudar com certeza fez com você evoluise aos olhos de Deus, e com isto nossos amigos espirituais foram te mostrando o caminho para seguir sua vida no Bem. O que não podemos esquecer é que estas crianças que se fazem de inocentes são na verdade espiritos em evolução que estão aqui para algum resgate deles ou nossos,isto não sabemos.Devemos ter cuidado para não sermos manipulados e elas imporem suas condições para nós. Se viemos novamente c/ a condição de sermos mães, tias, irmãs mais velhas, acredito que temos a OBRIGAÇÃO de impor o que achamos certos. Devemos pedir a todo o momento o amparo dos nossos amigos espirituais
e ensina-los a nos respeitarem, a serem pessoas respitadas e principalmente a serem CARIDOSOS(SEM CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO). Educá-los para que eles se tornem adultos responsáveis é com certeza um dos compromissos que assumimos antes de estarmos aqui. Também sou mãe, tia e sei que é preciso muita coragem, muito AMOR, muita perseverança para fugirmos dos torpeços da vida. Elevemos nossos pensamentos ao mais alto sempre e ele nos mostrará o caminho certo a seguir. Que a PAZ do senhor a Ilumine.
Sempre que precisar conte comigo.
Beijos.

Tânia
---
Prezada confreira Miriam, paz em Jesus.

Esteja certa de que milhões de pais e mães em todo o mundo estão
passando por momentos jamais imaginados.

É que passamos de uma fase muito arbitrária e até mesmo violenta, quando os pais consideravam-se donos dos filhos e impunham a eles uma posição de
extrena subalternidade, seguida de outra onde até mesmo uma energia necessária a corrigendas foi abolida.

Educação integral pede amor e energia. Amor que não se dobre a exigências
descabidas, energia que não ultrapasse o tom educativo.

Há que se impor limites, passar espírito de responsabilidade e autoridade que não sejam opressoras. O processo da vida vai exigir de todos os seres sua parcela de responsabilidade e sujeição à autoridade das leis sociais. Se não levamos esses elementos à criança e ao adolescente, então não haverá uma fonte de referência.

É de imperiosa urgência que pais e mães ganhem consciência ampla de que
o pulso firme que falte em determinada fase vai transformar-se em fonte de sofrimentos e decepções no futuro, de amplo alcance.

Como sempre, é o modelo que temos no Codificador: bom senso.

Paz e Luz,
Edson Nunes
---
Olá Mi.
Eu sou o Manuel já sou avô e minha história de vida é muito parecida á sua. Venho de família pobre 5 irmãos, eu o mais velho, perdemos nosso pai muito cedo e minha mãe foi uma guerreira que nem a sua, e vc deve ser outra grande guerreira que nem elas.
Me emocionei e as lágrimas não me deixam enxergar as letras.
Bem ..mas estou aqui para tentar ajudá-la a administrar a situação atual que vc descreveu muito bem.
Pelo seu relato percebo que sua visão é muito consciente de como não se deve proceder em termos de educação, mas acredito que vc quer orientações com base pedagógicas, claras e simples.
Eu sou Espírita estudioso e recorro aos ensinamentos muito valiosos que dispomos na documentação da doutrina, elaborados por gente preparada tecnica e espiritualmente falando.
Vou começar......com uma pequena história.

O vento e o sol começaram a discutir sobre qual deles era mais forte. O vento dizia:
Vou provar que sou mais forte que vc. Vê aquele velhinho lá em baixo? Aposto que consigo tirar o casaco dele mais depressa que vc.
O sol se escondeu por detrás de uma nuvem e deixou que o vento soprasse até quase se transformar em um furacão. Porém, quanto mais forte o vento soprava, mais o velhinho se embrulhava no casaco. Finalmente o vento se acalmou e desistiu.

O sol ressurgiu. Mal sorriu levemente para o velhinho, e este já foi tirando o casaco e secando o suor da testa. Nesse momento o sol se dirigiu ao vento e disse:
-- A BONDADE e a DELICADEZA são sempre mais FORTES que a fúria e a violência.

Passemos á Pedagogia Educativa.

Perigos do excesso de carinho.

Os lares na terra são escolas abençoadas para os espíritos que prosseguem em sua jornada evolutiva, carregando ainda no coração muitas imperfeições.
Devemos a nossos filhos o carinho e a atenção que eles merecem, porém é necessário tomemos muito cuidado com o excesso de mimos e satisfação indescriminada de suas vontades, a título de não perder- lhes a afeição ou mesmo para que eles não sofram o que tenhamos sofrido em nossas vidas.
Os pais devem prover as necessidades materias de seus rebentos, mas não EXAGERAR na proteção, ao ponto de que seus filhos não SINTAM quaisquer difilculdade na luta material em torno de seus passos.

Superproteção dos pais.

A superproteção começa a nascer quando isolamos nossos tutelados das situações de luta e deveres que a vida naturalmente impõe a TODOS.
Se temos dificuldades na situação material, é preciso que eles compartilhem conosco.Nos exaurindo trabalhando intensamente para mantermos um padrão fictício de facilidades é iludir nossos protegidos, criando caprichos perigosos e DESPERDIÇANDO a excelente oportunidade que este tipo de experiência nos permite.
Quando amamos os filhos de maneira egoística, estamos como que encéguecidos, passando EQUIVOCADAMENTE a entender que a única maneira de demonstrar-lhes nosso AMOR seja a de EVITAR-LHES todos os dissabores, os problemas, as dificuldades materias, as CONTRARIEDADES, passando a adorá-los como pequenos deuses que sómente merecem idolatria. Nossa responsabilidade como pais é vigiar-lhes as TENDÊNCIAS e ORIENTÀ-LOS a fim de que estejam aptos a vencer na imensa batalha da reencarnação.
Filhos superprotegidos crescem ingênuos e inexperientes para a vida, despreparados para o programa traçado ao desenvolvimento moral e espiritual deles mesmo.
Saibamos transmitir-lhes nosso AMOR sem exceder nas preocupações de cercá-los de cuidados. Basta que os enxerguemos da real maneira como são: nossos companheiros espirituais que retornam, aguardando de nós o esforço de auxiliá-los na multiplicação das virtudes e na transformação dos vícios. Não os afastemos das lutas; estejamos sempre preparando-os para que a luta de hoje se transforme na LUZ de amanhã.
NÃO os CARREGUEMOS nos braços: CAMINHEMOS COM ELES.

HUMILDADE.
Quem observa com AMOR, respeita; orienta sem IMPOR, admira-se com as riquezas espirituais do outro e não hesita em reconhecer as suas próprias limitações.
Enxergar os filhos como companheiros de jornada evolutiva, sem instinto de posse, nem vontade de domínio, reconhecendo suas qualidades e suas limitações é a posição mais equilibrada e humilde.

PACIÊNCIA.
Paciência para ensinar, para exemplificar, para repetir, para esperar a frutificação, para aguardar o ritmo e a vontade livre de cada filho. O educador, semeia valores, exemplifica com a PRÓPRIA ação convida alerta e espera ....Nada de força. Conquista a vontade do educando, pela RAZÃO e pelo AMOR. Mas se não consegue conquistar essa vontade de imediato, respeita-a e ESPERA SEMPRE!

FIRMEZA e ENERGIA.
O educador não pode ter essa indolência de espírito, essa vontade apática, que costuma deixar o tutelado ao sabor das circunstâncias e de OUTRAS vontades.
Deve possuir uma vontade FIRME, na execução de seus ideais pessoais e no cumprimento de sua tarefa de educador. Essa vontade firme não significa em absoluto o desejo de submeter o outro, mas SEGURANÇA ÍNTIMA e vigor, o que não exclui os traços da doçura e da humildade.
É que diante de qualquer empreendimento, humano ou divino, material ou espiritual, a VONTADE FIRME, a fé na vitória, a PERSISTÊNCIA INQUEBRANTÁVEL constituem condições indispensáveis para o ÊXITO.
A paciência e o respeito pela liberdade do outro não significam que o educador deve tentar apenas e displicentemente a realização de sua MISSÃO e desistir na primeira dificuldade e na primeira resistência encontrada.
Aliás, quem AMA de fato JAMAIS ABANDONA o projeto de elevar o SER AMADO e trabalha literalmente durante milénios, se for preciso, para despertá-lo para o BEM.
A paciência VERDADEIRA é FIRME e CONFIANTE e possegue sempre nos propósitos da EVOLUÇÃO.
Só com vontade FIRME, o educador terá, em primeiro lugar, ÊXITO no aperfeiçoamento de SI MESMO e depois, na contribuição que deve dar para o melhoramento do educando.

Em nome do Cristo Redentor nosso Divino Mestre, agradecemos ao Pai Criador : Causa primária de TODAS as coisas, a BENÇÃO para todos os educadores, em dificuldade com suas crianças e seus adolescentes.

Manuel

---
Oi Tania coração

Sempre brinco que na verdade o que me faz ir para frente é saber (ou imaginar) o que tenho lá atrás...me coloco na situação de quem deve muiiiiiiiiito e precisa aproveitar as oportunidades para resgatar o que puder...acho até que todas as privações e dificuldades que sofremos nos livrou, ou me livrou de muitos percalços e talves de muitas quedas...(e olha que caio bastante ainda), por isso fico preocupada com os meus...(filho, sobrinhos, irmãs) não que eu ache o sofrimento coisa boa...não quero ver meu filho sofrer...embora saiba que ele terá que colher os frutos de suas ações preteritas e atuais....
muitas vezes o conhecimwento do fato de que esta vida não é unica, de que meu filho pode ser um desafeto do passado, faz com que eu me entregue mais ainda a este amor por ele..que as vezes sei que chega a "idolatria" mesmo...como sei que nossa união aqui na terra é passageira...aproveito cada dia. Talves isto me faça exagerar neste amor..e esquecer que apesar de pequeno, ele é um espirito adulto...que preciso ajudar a aparar as "tendencias ruins"...
Sabe aquela frase do evangelho, que quando formos para a vida espiritual e nos perguntarem o que fizemos daqueles que estavam em nossas mãos sobre os nossos cuidados...morro de medo de olhar no espelho e ver que falhei...que não o ajudei a ser uma pessoa melhor...com mais amor...
Tive sorte de ter uma mãe extremamente amorosa, honesta, trabalhadora..e vejo hoje o que ela sofre por achar que não fez o suficiente por nós...ela coloca em sua cabeça que não teve tempo para nos amar...o que não é verdade, pq. realmente confundimos amor com "dar" o que o outro seuqre precisa...

o dificil é saber disso tudo e saber aplicar no dia a dia...

meu filho em muitos aspectos é um amor de criança, como muitas crianças não o são...mas sabe quando vc. percebe aquela sementizinha de erva daninha germinando (ele esta saindo dos 07 anos e algumas caracteristicas se acentuam agora de sua personalidade) e não sei muito bem como lidar com isso, as vezes acho que cobro demias, ou que estou exagerando...mas tb. nao quero que meu filho cresça no tamanho e continue uma criançona...sem entender suas responsabilidades...sem entender o que pode acontecer com cada ato que executar

amar é uma tarefa ardua...e uma batalha diaria...(rs)...quando vejo crianças que não recebem todo este amor, fico tão entristecida, pq. para mim...criança é semente de futuro...que a gente tem obrigação de ajudar a florir....mas as vezes acho que peco neste meu "senso de dever" para com os pequenos....tornando-os na minha forma de trata-los pequenos deuses....

nao sei ainda colocar em pratica um pouco da vida que tive, pq. a responsabilidade não me fez mal, muito pelo contrario...me fez ficar longe de muitas armadilhas do cotidiano...

bom, como somos eternos aprendizes...(rs)


um abraço
Mi
---
Mriam, que a PAZ do Senhor esteje convosco.

Sei dessas dificuldades por também ter uma filha ainda pequena para tentar ensinar-lhe a ser uma adulta responsável. Preste atenção no que o MANEMA te enviou, ele com certeza tem muito a nos ensinar com sua experiência e sabedoria. Beijos.

Tânia
---
Boa tarde amigos!

A você Mi, digo que quanto mais te conheço mais te admiro. Não sabia desta sua estória e isso me mostra o pq é simplesmente uma amiga maravilhosa.
Pra quem num está entendendo explico rapidamente que a Miriam é uma irmã espiritual que eu me identifiquei desde a primeira troca de emails e que hoje faz parte dos meus dias.

Quanto ao tema, li todas as exposições e gostaria de colocar o meu ponto de vista.
Existe uma coisa da qual a psicologia chama de Projeção. Pra quem nunca ouviu falar do termo, significa que agente espelhaa o que é ou que quer naqueles que estão mais próximos de nós. É o fazer o que gostaríamos que fizéssem por nós.
Vejo nas pessoas que estão próxima e que são educadoras (e quem não é?!?) que na verdade projetam sua carência nos filhos, sobrinhos, alunos, etc... Sem percebermos mimamos pq gostaríamos de ser mimados, damos pq nem nós sabemos lidar com a frustração e consequentemente achamos que eles tbm não. Parece ser radical, mas analizem, reflitam, não o é.

A minha mãe diz que eu sou muito "seca", mas eu sou muito pé no chão. Até demais. O meu filho uma vez me disse que nem de carinho físico eu gosto, pq eu num era de fazer. A vida é uma troca e tanto eu sou sua educadora, quanto estou sendo reeducada por ele... Na verdade estou utilizando ele como "cobaia" pra minha reforma íntima... Afinal quem mais parecido que nós e que reflete as nossas ações do que aqueles que convivem conosco?! Claro que estou tentando achar o equilíbrio, difícil é, mas quando penso que o tempo não me espera e que ele é implacável com quem se acomoda, tento resolver e agir rapidamente.

"A família é a reunião de espíritos em reajuste" Emmanuel (não sei de qual livro), mas sabendo disso sei penso que com toda a certeza a educação é responsabilidade de todos. Quem nunca ouviu aquela frase do tipo: "Mas você num disse que num podia? Então pq está fazendo?"

Vale a pena pensarmos nas consequências que vemos todos os dias. Os pais/educadores de hoje fazem com os seus filhos exatamente o que gostariam que tivessem feito com eles... Talvez e muito provável que inconscientemente, mas está na hora de acordarmos esta grande massa de educadores.

Tenho presenciado crianças com alto grau de educação reencarnando entre famílias desiquilibradas, trabalhando em silêncio, mudando o rumo de sua família através de exemplos. Esta força transformadora que o Mestre nos ensinou há mais de 2000 anos...

Bjs. a todos.

Cida - Setor de Benefícios
---
Olá, Bom Dia pra todos!!!
ë a primeira vez que entro em contato , há muito pouco tempo me associei as salas de estudo.Não consigo ler todos os e-mails, ainda não consegui conciliar com o trabalho tantas informações. Mas por ser mãe achei oportuna a oportunidade e o assunto sempre nos cala na alma. Tenho filhos já adultos, mas vejo neles falhas que talvez pelo erro na educação (excessos de mimos) eu poderia ter evitado. Agradeço ao nosso bondoso Pai essa oportunidade desse contato com pessoas preocupadas em melhorar sempre!!! e tambem por existir pessoas como vc Manuel, tão sensível, bondoso e muito sabedor daquilo que diz. Tenho aprendido muito com as suas palavras, estou engatinhando no meus estudos , faz muito pouco tempo que estudo essa doutrina , tão confortadora que nos leva a reflexão e a melhora intima. Obrigada por essa oportunidade de aprendizado, que Nosso Mestre Jesus esteja sempre com voces os intuindo a cada vez mais ajudar pessoas como eu tão necessitada de ajuda e apoio nessa caminhada evolutiva tão dificil , mas tão cheia de luz e calor do imenso Amor que nosso Pai nos oferece .
ATÉ MAIS!!!
Cris Miron

---
Olá Cris muito bom dia, que aproveitem bem o feriadão.

Que bom vc ter entrado em contato.
Assim podemos conhecer um pouco de nós, conversar sobre vários assuntos em especial a educação. Gostei muito da expressão " o assunto sempre nos cala na alma" é muito prazeroso sentir profundamente.
Eu tb tenho filhos já adultos ( 2 H, 1 M ) tb vejo neles muitas imperfeições que todos nós ainda no estágio espiritual evolutivo da INFÂNCIA em que nos encontramos, carregamos em nossos Espíritos.
Percebo vc empenhada em crescer na sua evolução, trabalhando a sua melhora íntima, corrigindo as imperfeições que vc percebe em si mesma. Esse é o procedimento correto e o objetivo Maior que nossa amada doutrina nos ensina com base nas obras da Codificação e nos ensinamentos do Cristo Redentor nosso amado Mestre e nosso irmão. O Pai Supremo enviou-O em MISSÃO muito NOBRE e ele encarnou aqui na Terra e foi chamado de Jesus de Nazaré. Todos os Espíritos foram criados pelo Pai Celestial e o Cristo é um Espírito PURO filho Pródigo do nosso Pai, por isso nosso irmão. Iremos estar juntos, quando merecermos essa Benção, para fazermos parte do Ministério Sagrado, trabalhando na Harmonia do Universo com as Leis Naturais e DIVINAS, mantendo o equilibrio fascinante e sublime do Infinito.

Agora.... algumas dicas para que a familia se transforme no caminho do Bem e do AMOR.

Para melhorar nosso relacionamento familiar nada mais importante que:
Alegria e bom humor sempre com o sorriso caloroso na face, mesmo meio morno quando acontecem situações tristes.
Saber perdoar, e usar sempre um diálogo franco, sincero mas em tom amistoso, fraterno e dependendo do envolvido, bondoso e AMOROSO para ninguem se melindrar, e aceitar na boa.

Usar as técnicas em comunicação; saber OUVIR sem interromper nem ser interrompido quando na sua vez de falar, negociar com o (s) envolvido (s) essa postura quando no início. Colocar-se no LUGAR do outro, seja quem for, para poder avaliar o que vc faria, decidiria,gostaria que acontecêsse naquela situação com aquele problema, ideia, proposta, conselho, ordem, orientação e etc.

Saber criar a tal da EMPATIA (um pouco de simpatia estimulativa, por vezes forçada, mas conveniente) para se encontrar a melhor solução para o assunto em conversação, ou mesmo discussão.
A técnica da Empatia é vc NUNCA DESTRUIR um sonho, a ideia, a visão, a proposta e etc do outro; è aqui que entra o sentimento, a Lei Maior de AMAR o OUTRO como a si mesmo.
Devemos: observar, avaliar e RESPEITAR a opinião do outro como base fundamental para a nossa resposta;o seu conselho,a sua recomendação, a sua decisão e etc.
Ter sempre o Nobre propósito de somar, para ajudar a crescer para melhor, a intenção do outro. Não queira impôr seu ponto de vista, mesmo que lhe pareça ABSURDA a preposição do outro. Paciência e SINTONIA com o plano Maior ajudam muitíssimo.
Um exemplo de como ajudar, dizendo: Tem sentido, gostei, me parece legal, acho interessante, que boa ideia, fantástico e etc, mas...se vc me PERMITIR ( nesta altura a humildade ajuda muito a negociar e avaliamos até onde o outro aceita sinceramente nossa contribuição no assunto) gostaria de piramidar ( aqui acendemos a curiosidade) na sua preposição: sabe aquele processo... para construir uma Pirâmide( a ideia a proposta vira Pirâmide) colocando pedra sobre pedra( idéia somada a idéia) construindo uma base sólida e SEGURA!..... depois de acordada a base, os detalhes para a " Pirâmide"crescer e ser construída até o final, podem ser negociados, se necessário paulatinamente, com harmonia, bom-senso e cordialidade. Deu para entender?

A cobrança para fazer acontecer o que foi negociado e aceite, deve ser feita sempre usando o mesmo estilo fraterno tido no procedimento e postura, recomendado para a negociação.
A partir do novo método de relacionamento em familia, nossas atitudes são avaliadas pelos familiares, talvez não Espíritas e se forem adequadas aos ensinamentos contidos na nossa Doutrina, certamente vão pelo menos despertar a curiosidade, e a partir daí com a ajuda e a benção do Plano Maior o interesse em conhecê-la. Nós Espiritas com nossas atitudes,temos a ENORME e Nobre tarefa de levar o Espíritismo a outros corações. Consolando e ajudando outros irmãos aumentando o rebanho das ovelhas mansas que buscam a Regeneração fazendo crescer nossa melhora íntima.
Acredito que nosso sonho maior é conseguir interessar nossos familiares em conhecer o Espiritismo.
Não é fácil mas depende muito de nós Espíritas.
Agradecemos ao Pai Supremo a Proteção a Ajuda, a Paz e Sua Benção.
Em nome do Cristo Seu filho amado e nosso irmão, que assim seja.
Amo poder ajudar.
Estou sempre disposto a trabalhar para a nossa Regeneração.Estamos aqui para aprender juntos e unidos no mesmo propósito.
Paz e AMOR.
Manuel

---

Conclusão