Educar

238a – TEMA: A Família na Sociedade Atual - nosso papo sobre

Olá pessoal.
Estamos todos escondidinhos... eu tô sem tempo, mas vou opinar...

Em outros relatos já disse que a instituição família anda falida e que o que vemos em nossa sociedade é puro reflexo.
Os relacionamentos, as instituições, a sociedada parte do micro para o macro. Se no micro está defazado com problemas, teremos o reflexo no macro das questões.
A sociedade de hj, ou melhor dizendo, as famílias estão perdidas da importância de seu verdadeiro papel na sociedade como um todo. Eu diria até o indivíduo está perdido sem rumo sem orientação e como estruturar uma família se o indivíduo está sem base, sem parâmetro?!
O excesso e a rapidez das informações tem estressado e confundido os valores que carregamos dentro de nós. Os indivíduos não têm tempo pra assimilar as modernidades com os seus valores morais. E consequentemente isso irá refletir nas famílias e na sociedade.


´(...)que a renovação social, prevista para o terceiro milênio, terá de começar pelo fortalecimento da família como solução básica para a sociedade.`
Eu mudaria a frase substituindo a palavra família para indivíduo.

Convivendo com outras famílias, percebo a diferença de uma boa estrutura familiar na educação do indivíduo. As famílias sem esta base praticamente não existem. Vejo indivíduos que moram na mesma casa, porém não convivem no âmbito familiar. O reflexo é o egoísmo e o orgulho exagerado aflorando nas atitudes, nas ações da pessoas.
Vemos adolescentes que convivem mas nas casas de amigos do que nas suas próprias casas. Em busca do quê?! Daquilo que provavelmente lhes falta dentro de casa.
Nossos pequenos são um grande espelho da situação familiar. Se observamos o comportamento de nossas crianças veremos a nossa família como um todo.
Quando estamos trabalhando a nossa reforma íntima estamos automaticamente trabalhando a nossa família.
E assim amplio o ambiente, pois entendo por família todos os que nos rodeiam também, não somente dentro de nossas casas...

Bjs.

Cida - Setor de Benefícios
---
Olá pessoal!

Acredito que " a família é o berço doméstico é a primeira esola e o primeiro templo da alma"
Se não estruturarmos bem a nossa família, como podemos sonhar, cobrar, uma sociedade mais justa , mais humana, mais fraterna.
As modernidades do mundo tecnológico não vieram para desestruturar famílias, e sim para auxiliar.O que devemos fazer é saber como usar em nosso benefício. Tudo é evolução. Deus não permitiria que os avanços da sociedade, se não fosse necessária para o nosso crescimento individual. Portanto, saber utilizar em benefícios dos nossos e da sociedade em geral.Devemos preocupar de que forma estamos educando os nossos filhos. Qual é a base que estamos dando a eles para que possam mudar as concepções de família e sociedade que presenciamos atualmente.DEUS é paciente e acredita nos seus filhos. Se não fosse assim, porque motivo nos daria tantas oportunidades?
Káthia
---
Boa Tarde!

Os escritores e filosofos que pregavam o fim do casamento, pelas frase citadas, mostram um pensamento egoista do qual se deve deixar de ser quem é, deixar de fazer o que quer, ir aonde não se quer estar...entre tantas outros sacrificios. Mas se um individuo conhece outro, o ama e quer partilhar uma vida, seria necessario o minimo de admiração e respeito. Porque querer transformar a pessoa que você ama (compreende-se que admira o individuo) e depois coloca-se limitações e o desejo de que o outro fique com as caracteristicas diferentes? E ainda se dá o direito de reclamar que o outro não é aquilo que parecia no inicio.Fazendo coisas que você não quer e exigindo o mesmo do outro. Desse momento que parece uma bobagem surge o inicio dos problemas claro que entre muitas mais percas de individualidade e desrespeito. Criamos cadeias desnecessariamente. Quanto tempo ouvimos uma música que não gostamos? quanto tempo sentimos o cheiro de algo desagradável? Por quantas vezes vamos aonde não queremos ir? Isso gera uma insatisfação, desrespeito, e aos poucos em desamor. Quando nascem os filhos, como ensiná-los o que é respeito, como eles seriam capazes de se analisar como individuos?Sendo que os pais perderam a individualidade quase que total? A respeitar as pessoas como elas são e não impor suas vontades? O filho identifica a falta de união e desrespeito dos pais daí podem surgir muitas atitudes posteriores tanto para com a familia, amigos, colegas...podem se desiludir do casamento, podem seguir o mesmo exemplo dos pais, podem projetar suas carências em uma pessoa e se tornar vulnerável a ponto de perder sua individualidade ou de querer o outro perca a dele. Infelizmente olhamos as coisas mais importantes como detalhes e coisas mais banais damos grande importância e atenção. Diante disso a probabilidade da história se repetir não é dificil. Isso explica o porque do egoísmo, da insegurança, do desrespeito e então nos deparamos com essa sociedade desunida e hipócrita. Colocar a culpa na informação, na tecnologia é comodo. Pois o que nós humanos mais sabemos fazer é colocar a culpa dos nossos erros em coisas, situações e pessoas...é mais facil.

Eveliane
---
Estou muito feliz de ver que algumas pessoas que pouco aparecem manifestaram o seu pensar.
Não sei se eu me expressei mal ou se pareceu que eu disse que a tecnologia é a culpada da nossa atual situação.
Se foi isso que pareceu, peço desculpas pela maneira de expressar.
Tudo o que vc Evelaine e vc Káthia disseram resumem em INDIVÍDUO.
Não se pode consertar o macro sem primeiro ajustar o micro. Nós indivíduos precisamos de nos ajustar moralmente para podermos ajustar a nossa sociedade. E é um trabalho árduo.
Concordo com tudo o que foi colocado e recoloco a afirmação que o excesso e a rapidez das informações tem estressado e confundido os valores que carregamos dentro de nós. A culpa é do progresso tecnológico? Claro que não. O excesso e a rapidez das informações nos leva a darmos importância ao que realmente não se tem importância.
Já coloquei na sala esta situação e voltarei a falar novamente sobre isso.
Um exemplo clássico: Uma família "normal" onde os pais trabalham fora, tem de deixar seus filhos ou filho em externatos, ou até mesmo em creches, com babás para poderem dar um "padrão" melhor de vida aos seus filhos. Vasculhem quais as principais preocupações destas famílias? Em sua maioria é trabalhar para poderem manter o carrão 0km que acabaram de adquirir em 60x sem entrada (qdo não em 72, ou 84 x), para pagar a melhor escola da região para que seus filhos possam ter o que é de melhor em ensino, para poder dar aquele celular novo que tem mp3, câmera digital, fm, e que só falta cantar e dançar na sua mão..., aquele computador de última geração, aquela câmera que também é Webcam, máquina fotográfica digital, com 2 polegadas e que tem até tripé... Coisas que nem sabemos muito bem como utilizar, afinal no ano que vem vamos ter outras opções melhores mesmo, que farão tudo sozinhas mesmo...
Mas e o convívio familiar? E aquele almoço de domingo onde reunimos todos para um jogo de bola, ou um jogo do tipo War, detetive? E qual o tempo disponibilizado para fazer o dever de casa com os filhos? Qual o diálogo que se tem com os filhos explicando-lhes que infelizmente aquela câmera digital não será possível para os próximos meses pois têm outras priori?
Qual o tempo disponibilizado pra se falar de Deus, ir a um templo, igreja, C.E?
Percebem o que eu quero dizer? A tecnologia nos confunde e acabamos por nos deixar levar por estas tentações. É culpa de quem? Claro que dos indivíduos que tem os seus valores morais disvirtuados por situações que se deixa levar.
A mídia? As vitrines? A psicologia moderna que diz o que não se deve fazer, mas não instrui aos pais o que realmente se deve fazer.
O tal dos direitos da criança, onde uma mãe que tenta corrigir o filho (não da melhor maneira) que "pegou" 10 reias escondido da avó para poder comprar algo pq se sentia inferior aos colegas que tinham condições melhores, e acaba por perder as estribeiras e acaba na delegacia tendo que se explicar do pq da surra?
Vivemos em uma época onde as pessoas não têm outras preocupações a não ser as materiais. Perdeu-se a importância pelo próximo. Temos exceções, mas são tão raros que se não estivermos atentos nem percebemos.

A solução para tudo isso foi dada a mais de 2000 anos atrás: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". E como amar a Deus sem amar ao próximo? E como amar ao próximo se não amarmos a nós mesmos?!?!

Cada um de nós precisa de ter AMOR.

Bjs. a todos participantes da sala.

Cida - Setor de Benefícios
---
Amor , sim é ele quem deve pautar as relações desde o ínicio e sempre.
Mesmo nas piores situações devemos aprender a reconhecer as limitações do outro, e procurar soluções através do amor, respeito e confiança; Os mesmo sentimentos que imprimimos no ínicio de uma relação amorosa, em que somos totalmente tolerantes com nossos amores, por que será que depois quando deveria realmente aumentar a tolerancia acaba ?

A família, o primeiro presente que recebemos ao reencarnar é nossa base para toda nossa existência, se formos bons filhos certamente seremos bons pais, se respeitarmos o lar saberemos respeitar o ambiente.
O senso de cidadania e sociedade é apenas o reflexo de nosso posicionamento e postura dentro da família.
Basta planejarmos e termos consciência plena dessa necessidade.

Falou-se que a tecnologia e que os padrões sociais estão interferindo negativamente na união familiar. Pensando , pensando , me perguntei: Então não teriam estes vindo no intuito de facilitar as nossas vidas ?

Se hoje estamos absorvendo tantas tecnologias, deveriam estas melhorar nossa qualidade de vida e não atrapalhar .


Antigamente para se chegar de um ponto a outro do país levava-se dias , hoje levamos minutos e ainda assim reclamamos a falta de tempo.

Para se aquecer um alimento nossas avós perdiam horas fazendo fogo no fogãozinho a carvão e a lenha , hoje basta um clique no microondas , e ainda assim reclamamos de tempo para cozinhar aos nossos rebentos.

Para se falar com outra cidade precisava-se de muita paciencia e consideração com as telefonistas que levavam as vezes horas para completar a ligação, hoje falamos com o mundo todo, o tempo todo em microcentésimos de segundos, e ainda assim reclamamos do tempo que não temos para conversar com aqueles amigos que estão em outros localidades.

Para se ler as noticias, era preciso esperar o outro dia para sabê-las através dos jornais , hoje as temos em tempo real , e ainda assim reclamamos do tempo...

Será que as tecnologias são mesmo as nossas carrascas? ou será que nós as tornamos feitoras expontaneamente sem nos darmos conta de que são mesmo nossas aliadas para que tenhamos tempo para os nossos bens maiores, nossos queridos ?

Acho que algo está errado...será o progresso ? ou somos nós que não nos disciplinamos para ele ?


Um beijo

Paty Bolonha
---
Paty,

Bom dia a vc e a todos da sala.
Acho que algo está errado...será o progresso ? ou somos nós que não nos disciplinamos para ele ?
Gostei da sua colocação, não nos disciplinamos para ele...
Acho que foi a melhor explicação.
Temos toda a tecnologia a nosso favor e no entanto reclamamos de falta de tempo e ainda achamos que deveríamos ter mais...
Vejo pessoas sem paciência, que não aprenderam a esperar e que reclamam sempre.
Eu fico me perguntando: Será que estamos sem paciência ou nos viciamos a reclamar?
No meu ponto de vista são as duas coisas...
No trânsito vemos motoristas apressados, sem paciência para enfrentar o grande tráfego das grandes cidades. Quem mora em SP, BH ou qq outra grande metrópole sabe e num precisa andar muito pra ver isso na prática. Pessoas que não respeitam seu próximo, pq acham que tem eles a priori e o outro pode esperar...

Dentro de nossas famílias quantas vezes ensinamos nossos filhos a esperar algo que querem muito? Quando um filho nos pede um celular, já saímos em busca deste pra agradar o nosso pq?... E quando nós queremos trocar de carro, será que esperamos a melhor hora? Ou simplesmente saímos em busca da super grande oferta que lhe deixará "enforcado" pelo menos os próximos 3 anos?

A Tecnologia veio pra facilitar, auxiliar as nossas vidas, mas por conta destas facilidades arrumamos mais tempo pra nos preocuparmos e nos ocuparmos com outras tarefas que não são o diálogo após um longo dia de trabalho, ou apenas deitar e relaxar, afagar os nossos entes, ou simplesmente saber como foi o dia do outro. A Tecnologia é culpada? Seria hipocrisia fazer esta afirmação, afinal, conhecedores da D.E sabemos que somos RESPONSÁVEIS por tudo que nos acomete...
Acho que devemos reavaliar o que é realmente importante para o nosso crescimento moral.
Vejo famílias sem comprometimento de suas responsabilidades e consequentemente uma sociedade igualmente descompromissada. Cada um pensando por si próprio, agindo por e para si próprio.
Temos excessões? Com toda a certeza, mas será que somos uma dessas exceções.

Jamais me esquecerei que no breu da escuridão, a minúscula chama de uma vela pode ser percebida a muitos metros de distância e interrogo sempre a minha consciência quantas vezes acendi a minha vela...

Um comercial que achei bárbaro é aquele do trânsito que não sei se é só em SP, mas que mostra uma mulher com uma criança em um carro que freia bruscamente pois tem uma mulher com uma criança atravessando a rua e pra surpresa é ela mesma...
E o slogan é: O outro pode ser você. Mostra outras situações iguais.

Observando os motoristas com quem convivo percebo que depende do lado que estão. Quando estão no lugar de motoristas têm razão, quando estão do lado do pedestre aí eles tbm têm razão... E quem realmente tem razão?!

No L.E temos na questão conforme abaixo:
796. No estado atual da sociedade, a severidade das leis penais não constitui uma necessidade? _Uma sociedade depravada certamente precisa de leis severas. Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito, do que a lhe secar a fonte. Só a educação poderá reformar os homens, que, então, não precisarão mais de leis tão rigorosas._

O que vemos hj é uma conscientização da necessidade da educação como prevenção, pouco tem sido feito, mas estamos no caminho.
E nós? Como anda a educação que damos as nossos? Estamos pensando na prevenção de problemas futuros?

Um bom findi semana.

Bjs.

Cida - Setor de Benefícios
---
"O fato de milhões de criaturas compartilharem os mesmos vícios não os transformam em virtudes; o fato delas praticarem os mesmos erros não os transformam em verdades e o fato de milhões de criaturas compartilharem a mesma forma de patologia mental (moral, social e comportamental) não torna estas criaturas mentalmente sadias". (Erich Fromm)

Cida - Setor de Benefícios
---
Cidinha ,

Oi querida, Bom dia a você também e a todos os amigos,
A sociedade e seus vícios senso incorporados no dia a dia e aceitos como normalidade, veneno que tomamos como refresco.
Hoje estava percebendo a euforia provocada pelo dia das crianças e a correria desenfreada atrás de presentes no comércio.
Fiquei lembrando que quando éramos pequenos, e por sermos de família sem muitas condições financeiras , minha mãe sempre nos colocou que o dia das crianças era dia de ganhar doces, lembro que acordavamos cedo e a mesa já estava posta cheia de coisas gostosas que a minha mãe preparava durante a noite.
As minhas crianças sempre foram criadas com a mesma filosofia, apesar de hoje terem uma situação financeira bem confortável.
Hoje chegou a minha secretária do lar cheia de pacotinhos com brinquedos para eles pelo dia das crianças , fiquei feliz pela lembrança, mas ao mesmo tempo me preocupei pois ela ganha apenas o salário e tem duas filhas para criar , não achei justo ela gastar com meus filhos achei que foi um gesto de carinho que poderia ser feito através de uma abraço , ou um beijo e até pela dedicação que ela tem devotado a eles nos serviços do lar.
Depois me contou que tinha feito prestações de compra de duas bicicletas que dará para as filhas amanhã.
Pensei comigo: - Que loucura !
Depois minha filhinha de 5 anos veio me perguntar porque a Marlene dava brinquedos pelo dia das crianças e eu não. (saia justa !)
Tentei explicar a ela que não é preciso , que o mais importante era o amor que a mamãe colocava nos doces e o passeio que faremos todos juntos, mas por ser pequena ainda não achou a resposta muito convincente.
A escola que estudam fez uma proposta para que os pais criassem brinquedos de sucata para presentear as crianças no dia de hoje, uma surpresa, que criou nelas grande expectativa de saber o que o pai e a mãe fizeram para eles.
Eu para variar fiz um livrinho contando a estória deles mesmos, ilustrei e colei algumas coisinhas como areia, folhinhas, pedacinhos de papéis de texturas diferentes, lantejoulas e botões, ficou bem interessante (deixo aqui a idéia) .
Fiz também um carrinho de lata , daqueles que faziamos quando crianças, mas esse eles viram e acharam muito engraçado.
Mas reconhecemos que essa postura está fora do "normal" , que a maioria ainda que não concorde e ache que isso é um vício, prefere gastar aos cântaros com brinquedos ou celulares, ou video games, achando que isso substituirá o amor que não está tendo tempo para dedicar aos seus pequenos.

Deixo a perguntinha para refletirmos em grupo :

Porque será que os pais confundem quantidade de tempo com qualidade de amor ?


Um beijo

Paty Bolonha
---
oi concordo muito com a Paty que é importante colocarmos às crianças a importância de valorizarmos a simplicidade e dar corretamente o devido valor a coisas, pessoas e situações. Acho também absurdo uma pessoa que não tenha condições financeiras gastar mais do que ganha achando que a criança vai se frustrar se não ganhar um brinquedo, algo além de suas posibilidades. Se pelo menos desse uma só bicicleta para as duas ensinando que poderiam dividir. Eu quase não dou presentes, e quando dou, procuro faze-lo em datas comuns que não seja Natal, aniversário etc. e sempre explico porque ou porque não dá, ou procuro dependendo do que me pedem procuro faze-los ver se aquele desejo é realmente importante ou se é apenas uma empolgação momentânea que amanhã já não terá mais valor mesmo qdo eles vão comprar com o dinheiro deles que ganham de parentes. beijos a todos jaque
---
Porque será que os pais confundem quantidade de tempo com qualidade de amor ?

Até eu ter uma conversa virtual com vc pensava que a quantidade de tempo era mais importante do que a qualidade de amor.
Um dia vc me abriu os olhos e muito sutilmente me mostrou a diferença e a importância entre um e outro, e lhe sou muito grata por isso.
Acho que não paramos muito pra analisarmos estas questões, nem com a razão e muito menos com os nossos corações. Entramos na onda do "deixa a vida me levar".
Espero que os pais participantes da sala pensem que quantidade de tempo é relativo, o que importa mesmo é a qualidade do amor dispensado. E creiam que as nossas crianças sentem muito mais do que imaginamos.

Adoro todos vocês e agradeço a Deus a oportunidade pela participação na sala.

Bjs.

Cida - Setor de Benefícios
---
Cidinha, Mi, Dani, e todos esses nossos amigos que são 10 .

O dia de amanhã deveria ser para os pais um dia de reflexão, um dia para pensarmos em que "presente" podemos dar aos nossos filhos para que estes tenham um futuro melhor e sejam crianças de fato felizes .
Possamos dar a eles realmente um amor de qualidade, aquele que sabe dar limites sem execrar, que sabe dialogar, que sabe colocar no colo e ouvir suas conversas infantis sem estar pensando que está perdendo o tempo que poderia estar trabalhando, que incentiva a colaboração e a participação familiar como se fosse uma brincadeira onde todos jogam com suas melhores pedras e ganham no final, saber enxugar as suas lágrimas de decepção por um primeiro amor perdido ou por uma nota baixa na prova sem achá-lo ridiculo por isso ou simplesmente ignorar achando que o problema é dele, fazer uma oração na mesa sem achar que isso caiu em desuso agradecendo o pão mesmo que seja realmente só pão, segurar suas mãozinhas e abençoa-los com um beijo antes de ir para a cama,para a escola mesmo que já estejam longe ou quando já ressonam,

E principalmente dar-lhes noções do que é moral sabendo que estamos fazendo nossa parte mas sabendo também que é um direito deles a liberdade de escolher e que teremos que aceitar suas escolhas porém sempre dispostos a oferecer ajuda quando precisarem.

Este é o presente que eu quero dar a meus filhos ,não só amanhã mas todos os dias de minha vida...

Feliz Dia das Crianças !

Um Beijo
Paty Bolonha
---
semprefiz algo bem parecido.mesmo meus filhos na escola e outras crinças recebendo presentes pelo dia das crianças,lhes dizia que era um dia tao especial,quanto todos os dias das existencias deles,pelo simples motivo que DEUS os tinha bençoado..
natal nao presenteva,mais fazia uma festa pelo aniversario de JESUS,A eles eram os pricipais convidados.
hj sao adultos,e todos os natais,,ainda sao os mais importantes no nosso lar pq JESUS esta presente na hora do evangelho na noite de natal
,quanto as outras datas,,sempre tirei deles,,a noçao de comercio e deixei a essencia..
paze haromia atodos
Danielle
---
Patrícia,

Concordo com vc que não temos que susbstituir brinquedos por amor, até porque amor é algo maior e vai além de bens materiais, pois sabemos que se eternizam, e é um tesouro que nem a "traça, a chuva e o tempo podem corroer".
No entanto, acredito que podemos juntar as duas coisas.

Minha mãe sempre foi e ainda é muito consciente. Apesar de ganharmos brinquedos no dia das crianças ela fazia questão de nos lembrar como não era fácil e que a vida era difícil, nunca nos deus nada na hora que pedíamos para saber o valor das coisas.
Somos em 03 e com certeza aprendemos muito com minha mãe e ainda aprendo, confesso que quem criou o hábito de presentear fui eu, minha família não tinha muito disto, mas posso garantir que minha mãe foi uma ótima educadora (sempre digo isto a ela e aos que me rodeiam).

Admiro o seu jeito "fora do normal" , como vc descreveu, mas acho que nos tempos que vivemos podemos dentro do possível conciliar os dois. Foi o que minha mãe me ensinou e que tento passar para os meus sobrinhos e amigos.

Porém é louvável ser ousada e acredito que não temos que mudar algo que acreditamos porque o mundo diz que temos de mudar. Parabéns pela atitude, mas confesso que sempre tendo para o meio. Acredito que o caminho do meio é o melhor e neste caso é amar, educar, puxar a orelha quando tiver de puxar e dependendo da criança dá um brinquedo só, divido pela família toda, pois assim saberão o valor. Tenho feito isto com minha mãe e tem dado certo.

O caminho do meio não é o em cima do muro e sim o de entender cada um como uma individualidade e a partir daí buscar alternativas.

É uma prazer está participando com vcs destes debates e tenho certeza de que trocaremos muitas experiências, pois apesar de ainda não ser mãe, tenho 09 sobrinhos e muito para encontrar o caminho no meio na relação deles com os pais e na minha com meus futuros filhos e meus evangelizandos.

Beijos e bom feriado a todos,

Barbarela.
---
Michele,

Apesar de entender o seu ponto de vista, uma coisa que tenho aprendido nas minhas relações com pessoas e com a doutrina Espírita (Cristianismo redivivo) é que podemos até não concordar, mas tentar entender se faz muito importante. Imagine se vc fosse a secretária da Paty? Não sei quem ela é, mas imagino que de repente não teve a oportunidade de aprender o que temos aprendido e cada uma encontra uma forma de demonstrar o amor, pois damos o que recebemos (esta infelizmente é a verdade). Se ela não aprendeu que o presente não é tão importante, como não so dará??
Devemos orientar, e de repente sugerir, mas se ela acha que dá duas bicicletas a fará feliz e os filhos dela também temos de respeitar sem jamais deixarmos de orientar. Talvez o que seja importante para um não é para outro.
Não estou dizendo que sou favorável aos presentes, mas conheço mães com dificuldades que além de dar amor aos filhos se sacrificam por eles, um exemplo disto é a diarista da minha casa, além de ótima mãe: presente, muito atenciosa, além de trabalha em prol do filho, pois o pai só coloca a comida em casa, a escola paricular é ela quem paga e os presentes e necessidades do menino ela quem dá. (não posso deixar de admirá-la) e o que sempre pergunto para ela é se ela explica para o filho o valor das coisas, pois se soubermos fazer isto, não tenham dúvidas nossos filhos entenderão e serão pessoas super especiais. Sabemos que os espíritos são milenares e cada pai se olhar bem para o seu filho saberá onde e como "apertar" para que não "falhem" na nobre tarefa de educar, tão difícil, mas sem preço.

Beijos,

Barbarela.
---
Olá irmãos
Recomendo que haja um reforço no estudo das Leis Morais Parte Terceira pág 227 L.E.
Tenho percebido que existe no Espirita que se diz Kardecista um desconhecimento razoável das Leis.
Kardec comenta sobre a perg 776 refer. á Lei do Progresso:
O estado natural é a infância da humanidade, é o ponto de partida de seu desenvolvimento inteletual e moral. O homem, tendendo a perfeição e tendo em si o germe de seu aperfeiçoamento, não está destinado a viver perpetuamente no estado natural, como não foi
destinado a viver perpetuamente na infância. O estado natural é transitório, o homen liberta-se dele pelo Progresso e pela Civilização. A Lei natural, ao contrário, rege a humanidade inteira e o homem se aperfeiçoa á medida que melhor COMPREENDE e PRATICA essa Lei.

Portanto está claro...SOMOS NÓS QUE NÃO nos DISCIPLINAMOS para vivermos com o PROGRESSO.
O Plano Maior tem enviado muitos Espiritos mais evoluidos, Superiores e Puros em MISSÃO, para nos ensinarem a conviver com o Progresso, entre eles o mais importante que foi o CRISTO Redentor que encarnou como nosso irmão, filho do mesmo Pai que foi Jesus de Nazaré.
O Espiritismo se propõe como cristianismo NOVO, radical, libertador, que pretende promover o estabelecimento do Reino no mundo. Outra não é a mensagem implícita na idéia de que este planeta deve passar de mundo de expiação a mundo de regeneração.
Para isso acontecer, nós Espiritas como disse uma irmã: precisamos meter a mão na massa e viver o Cristo no cotidiano de nossas vidas.
questão 881 : " o direito de ajuntar.....o homem deve fazê-lo em comum :" qst 884 : "só há uma propriedade legítima, a que foi adquirida sem prejuízo para outros"; qst 930:" numa sociedade organizada segundo a Lei do Cristo ninguém deve morrer de fome" ; qst 914 : " é necessário reformar as instituições humanas, que entretêm e exercitam o egoísmo";.
Kardec e os Espiritos nos convocam à prática da justiça social.
Quando ela estiver implantada a Tecnologia será usada para o BEM e o Progresso fará parte da nossa FELICIDADE.
Saudações Espiritas de Kardec e dos Espiritos Superiores e Puros.
Manuel
---
Oi Paty,

Achei interessante a sua reflexão e a dos nossos colegas e irmãos virtuais. Acho que realmente eu e muitos pais pecamos, por não ensinar a nossos filhos noção de limite e, de não sabermos administrar a nossa tarefa de mãe e educadora neste mundo onde os valores materiais sobrepõe os valores sentimentais e afetivos.
Coloquei-me na posição da sua secretária, e achei que, ela fez o que fez, cheia das boas intenções. Pois acredito que é esta a leitura de mundo, de amor, de demonstração de afeto e carinho, que ela aprendeu.
Convencer os nossos filhos que um Vídeo Game, uma bicicleta, uma boneca Barbie não é melhor que um abraço, uma refeição em família é muito defícil.Brigamos o tempo todo com as maravilhas que o meio de comunicação, que a sociedade consumista apresenta.
Não podemos criar os nossos filhos numa redoma, eles interagem na escola, no templo em que freqüentam, no clube....e por por ai vai.
Temos, o tempo todo, de ser um soldado dos valores éticos e morais em casa, no ambiente de trabalho, mas enfim... a briga tem sido difícil.
Peço ao Pai maior e a Maria Santíssima que me oriente e oriente a todas as famílias do mundo inteiro.
Beijos,
Káthia.



Conclusão