Educar

236b – TEMA: Nossos filhos e o Sexo - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala de Estudos Educar
Estudos dedicados à família e à educação no lar


TEMA: Nossos filhos e o Sexo

CONCLUSÃO: 22/09/2007 à 29/09/2007

o tema desta semana foi bastante debatido agradecemos as meninas que sempre ajudam a movimentar a sala.
Agradecemos também aos que ficaram quietinhos, mas que conseguiram tirar lições onde poderão aperfeiçoar a educação das crianças e jovens deste país, pois evolução moral é também proporcionar o mesmo alcançado ao semelhante.

Quanto ao tema discutido vemos que o mundo está sofrendo mudanças, as idéias e conceitos estão mudando, mas cada um é responsável por adotar estas mudanças como filosofia de vida e nossos filhos devem ter de nós uma ajuda nesta formação de valores, para que possam desenvolver um bom discernimento quanto as estas tendências atuais.
Como disse Paulo de Tarso: "Tudo me é válido, mas nem tudo me é lícito."
Nossos jovens precisam estar integrados com Deus e este universo de amor que Jesus nos proporciona, precisam ouvir o lado bom que cada um tem dentro de si.
Manchar uma roupa branca é a coisa mais fácil que tem, só que dependendo da mancha demora muito tempo até sair.
Nossos filhos precisam desenvolver a capacidade de ver os problemas antes mesmo de experimentar os caminhos que levam a tais erros.
Claro que eles precisam "querer" saber tudo isso, nada deve ser imposto, não se deve obrigar nossos filhos a seguirem caminhos que eles não se empenham, deve haver uma cumplicidade entre eles e o caminho a ser percorrido. Isso tudo deve ser estimulado, acima de tudo com bons exemplos e bons diálogos, respeitando sempre a individualidade de cada um, afinal "nossos" filhos são como nós espíritos em evolução e se Deus os colocou no nosso caminho é porque confia em nós.
Nos manter numa conduta cristã é essencial para não só buscarmos com mais afinco a evolução moral, mas também criarmos uma atmosfera de luz e amor em nosso espírito e assim sermos um apoio com grande capacidade de socorrer os irmãos que ainda não enxergaram o "novo mundo" o "mundo espiritual", que é a nossa verdadeira casa.



Boa semana a todos.

Equipe Educar - CVDEE
---

Boa Noite, chamo-me Barbarela e me cadastrei ontem no site. recebi esta mensagem e apesar de concluída, gostaria apenas de retificar a pasagem citada, pois Paulo disse: "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" Ou são vantajosas , conforme interpretação dos testemunhas de Jeová. (I Coríntios 6, 12), e não Tudo me é válido, mas nem tudo me é lícito" Desculpe pelo preciosismos, mas acredito que quando mudamos alteramos o conteúdo até quando pensamos na questão do livre-arbítrio. pois de fato nada é proibido, mas se é bom ou não é diferente, já que o que vale é o quanto isto é ou não vantajosos no sentido "reto da palavra".
E quando dissemos que tudo é válido, mas nem tudo é direito, apesar de parecer a mesma coisa, mudamos as palavras do apóstolo e ao meu ver colocamos a questão de certo ou erado, como algo taxativo e o próprio apóstolo em nenhum momento, coloca isto, pelo menos no contexto deste capítulo I Coríntios 06, assim o entendi. tanto que ele continua, "Tudo me é pérmitido, mas de nada me farei escravo."

Volto a pedir desculpas, pela intromissão uma vez que o estudo já foi encerrado, no entanto, acredito que seja importante a salientação, até porque sabemos que muitos usam as frases estudadas para multiplicar e quando trata-se de falar as palavras de outros, devemos ser fidedignos.

Certa da compreensão de todos e esperando sinceramente poder participar dos debates.

Abraços,

Barbarela.


Conclusão