Educar

234a – TEMA: Vida a Dois - O Relacionamento do casal - nosso papo sobre

O que é uma vida a dois ? Justifique sua resposta
R: A vida a dois é duas vidas que se juntam para tentar formar apenas uma. Onde buscam unir similaridades e diferenças para alcançar objetivos comuns entre os dois. No meio de tudo isso existe momentos onde sempre algum dos dois deve ceder.

De que forma ela afeta o indivíduo enquanto indivíduo? De que forma ela afeta o âmbito familiar ? De que forma afeta a sociedade? Justifique sua resposta.
R: O indivíduo quando inicia uma vida a dois passa a ter responsabilidades sobre o outro e nisso deixa de lado um pouco de sua individualidade para alcançar uma união sólida e duradoura. Pensar no conjunto numa hora dessas e não se isolar no seu mundo próprio, ajuda a ambos a não esquecer da união estabelecida e de seus propósitos comuns.

Há " papéis" diferenciados para o homem e para a mulher?
R: Não, hoje em dia as responsabilidades são as mesmas, pois as mulheres mostraram e vem mostrando as suas capacidades com relação a antigas responsabilidades do homem.
Hoje o mundo está muito nivelado quanto a estas situações entre homem e mulher.
Vemos bastante é a mulheres tendo que assumir as responsabilidades da família em decorrência da ausência dos homens.

Há uma " fórmula" ideal para que a vida a dois seja plenamente satisfatória ou tenha sucesso? Justifique e exemplifique sua resposta.
R: Como já disse ambos tem que apreender a ceder, respeitar a individualidade do outro, mesmo sendo um casal. Ter paciência e demonstrar dedicação é também fundamental para que a relação a dois tenha importância para ambos, onde raízes devem ser usadas contra possíveis terremotos que possam ameaçar a união do casal.

Márcio
---
Oi gente linda...

Honestamente falando, acho que a vida a dois é a maior prova que temos a enfrentar em nossas vidas, maior que qq. outra..
Eu no meu caso, nunca fui do tipo romantica, nao queria casar, quando me apaixonei por meu marido vislumbrei todas as dificuldades que teriamos, mas por ser racional e ser relista, para nÃo dizer pessimista, nos casamos nÃo acando que seriamos felizes para sempre, mas que teriamos muiiito para aprender com o outro....
NÃo posso dizer que sofre decepção, mas sempre ficou aquela pergunta...e se.....
será que nos casamos muito cedo, será¡ que fiz muitas concessões, sera que eu devria ter terminado ali enquanto eramos jovens, sera...sera...sera....

continuamos nos amando, mesmo que as vezes seja de um jeito torto, nos respeitando, somos acima de tudo amigos....olhamos para outros casais e vemos que temos muito mais do que a maioria desejaria ter e nao conseguem, somos muito parecidos em muitas coisas, e temos a mesma filosofia de vida, ambos somos espiritas, mas falhamos conosco mesmos e carregamos ambos uma insatisfação tremenda, que nos impede de continuar crescendo...por muitas vezes me pergunto se nÃo seria melhor nos separar, estamos casados a 13 anos...carregamos grande culpa por nossos erros, eu que era completamente contra a infidelidade, fui infiel...justamente o que ele tinha como o crime mais execravel...e tentou me perdoar...mas nao consegue, nao pela afronta, mas por sentimentos outros que nem mesmo ele consegue definir....nos levantamos e caminhamos mais uma jornada, ai caimos de novo em medos e lamentações acusações mudas, pq. nao ousamos acusar o outro, brigar...nao brigamos....sempre tentamos resolver
de form "racional" nossos problemas...


onde erramos...onde perdemos o barco...não sei dizer...as vezes olho para ele e vejo que gostaria de estar do seu lado, mesmo quando formos velhinhos...outras vezes me pergunto se nÃo estou romanceando a vida, se nÃo tenho medo de recomeçar...alias nao existe recomeçar...a gente termina algo e inicia outra situação.

nÃo quero privar meu filho da companhia do Pai, mas nao quero manter um relacionamento por ser mais facil, alias nÃo é nada facil manter um relacionamento...

eu assumi toda a culpa por nossos descaminhos, após um tempo de terapia ele reconhece que tb. falhou, que nao se entregava pq. tinha medo de amar e ser amado...

nao posso culpa-lo, embora saiba que teria sido mais facil se ele tivesse se comportado de outra forma...mas que forma é esta, o que queremos de nós mesmos...buscamos a perfeição????


ele me diz que queria ser amado sem reservas....o amar dele é mais relativo a parte sexual, o meu amar é de pequenos gestos, de afeto...ai criamos um circulo vicioso...eu nao o amo sexualmente falando pq. ele nao me tem afeto, ele nao me tem afeto pq. nao o amo sexualmente como ele gostaria...

ele acha que faz concessoes demais...eu acho que fiz concessoes demais e deixei de existir como pessoa, como ser humano e me tornei so parte de algo...ai nos perguntamos, mas nao é isso que buscamos ser parte de algo...????


eu sou do tipo que não desisto das pessoas, acho que tenho de estar com elas ate o fim, por ser espirita me pergunto se nÃo estou prolongando nosso casamento somente pq. poderei estar quebrando um compromisso que assumi para esta vida, ou posso estar com esta ideia e na verdade nÃo era para estarmos juntos...afinal de contas exercemos nosso livre arbitrio nÃo é mesmo....e a responsabilidade por nossos atos sÃo nossas


ai vem aquela pergunta, sera que estamos juntos pq. um nao quer ser o que rompeu os laços que nos comprometemos em manter....

o fato de ser espiritas nos faz pensar mais e mais no que fazer e em como fazer...sera que isso tb. nao atrapalha??


ele me disse uma vez que ele ia fazer o que seu coração mandava e nao o que a razão pedia, ou seja ficariamos juntos....mas a que preço?????

um grande beijo a todos
Mi
---
L.E questão=> 695. Será contrário à lei da Natureza o casamento, isto é, a união permanente de dois seres?
_É um progresso na marcha da Humanidade._

O Evang Seg Espiritismo=> Cap XXII 3. Mas, na união dos sexos, a par da lei divina material, comum a todos os seres vivos, há outra lei divina, imutável como todas as leis de Deus, exclusivamente moral: a lei de amor. Quis Deus que os seres se unissem não só pelos laços da carne, mas também pelos da alma, a fim de que a afeição mútua dos esposos se lhes transmitisse aos filhos e que fossem dois, e não um somente, a amá-los, a cuidar deles e a fazê-los progredir.

1. O que é uma vida a dois ? Justifique sua resposta

Temos várias formas de entender a palavra casamento, portanto vou me utilizar do termo proposto como vida a dois. No meu entender a vida a dois é o começo da maior instituição a que somos convocados a conviver: a família. E é também um dos assuntos mais complexos para dissertar.
Viver a dois é onde realmente colocamos em prática tudo o que aprendemos em nossa família antes de nos unirmos. Viver a dois é a melhor condição de colocar em prática o mandamento: Amai-vos uns aos outros como a si mesmo.
Pra mim é viver uma vida a dois é viver sem perder a nossa individualidade. É aprender e praticar a benevolência, a caridade, o companheirismo, a dedicação, a renúncia de si mesmo sem deixar de ser você mesmo.


2. De que forma ela afeta o indivíduo enquanto indivíduo? De que forma ela afeta o âmbito familiar ? De que forma afeta a sociedade? Justifique sua resposta.
Ela afeta o indivíduo em toda a sua estrutura, pois temos de pensar no outro como pensamos em nós mesmo, fazer ao outro tudo o que for de melhor para os dois, não mais como indivíduos simplesmente, mas como casal.
Tudo ao redor é modificado, sociedade, âmbito familiar e pelo que já li, até mesmo no plano espiritual há mudança. Sei que temos um mentor para cada família além de nossos próprios mentores. A união muda os procedimentos de viver, de moradia, a maneira de enxergarmos o mundo a nossa volta...
Você pode e deve continuar a ser você mesmo. A diferença é que vc agora num é mais um. Sem a individualidade os casais se perdem, se anulam e se isso acontece a relação acaba por adoecer, e estando um doente, o outro consequentemente adoecerá também. Parece absurdo, mas é o que deveria acontecer.
Vemos no dia-a-dia casais doentes pq os indivíduos estão doentes mas não conseguem entender que em uma vida a dois não existe o ele foi o culpado e sim o nós somos culpados. O sentido deturbado da palavra amor é uma das principais causas das doenças entre os casais. Como um indivíduo que não se sente feliz sozinho pode ser feliz ao unir-se a alguém? Como uma relação pode dar certo se o indivíduo continuar a achar que TODA a sua felicidade depende do outro e nunca de si próprio?
Estamos vivendo uma sociedade de indivíduos doentes e é por isso que as uniões estão falindo.

3. Há " papéis" diferenciados para o homem e para a mulher?
Com toda certeza há e haverá sempre "papéis" diferenciados, isso não quer dizer que "coisas" que antigamente eram taxados como femininas não podem ser realizados por homens e nem vice-versa, mas a própria estrutura física, psíquica e mental das mulheres já as colocam em condições diferenciadas perante a sociedade. Dentro de uma união os papéis são diferentes sim, alguns podem alternar-sem entre os membros, outros nunca serão iguais. O papel da maternidade por exemplo não tem como não dizer que é num é um papel diferenciado para a mulher.


4. Há uma " fórmula" ideal para que a vida a dois seja plenamente satisfatória ou tenha sucesso? Justifique e exemplifique sua resposta.
Com toda certeza a "fórmula" ideal nos foi dada pelo Homem mais sábio já encarnado entre nós: Amai-vos uns aos outros como a si mesmo...
Pra amarmos alguém temos de aprender a nos amar e só então nos amando teremos condições de verdadeiramente amarmos ao outro.

Devemos nos lembrar que nesta encarnação não somos maridos ou mulheres e sim estamos marido e mulher, que ao passar de cada encarnação estamos em condições diferentes dependendo das provas que temos de passar. Isso nos lembra que não somos donos de ninguém e que jamais devemos nos colocar na obrigação de vivermos uma vida que não nos faça bem...

Um boa semana a todos!

Cida - Setor de Benefícios
---
Acredito que a maioria das mulheres entram em um relacionamento acreditando que
seu companheiro ira mudar apos a uniao e os homens acreditando que sua
companheira nao ira mudar, pois nos projetamos no outro, achamos que o outro
tera o comportamento que teriamos. Com a uniao, o homem nao muda, continua
agindo como namorado (solteiro) e a mulher deixa de ser a namorada e passa a
ser a esposa (casada), esse e o inicio do fim.

Se o sentimento de amor, aquele que Jesus nos ensinou, nao estiver bem definido
dentro de cada um, essa uniao tende a terminar, pois e no relacionamento a
dois, principalmente, que temos que exercitar nossas virtudes de "homens de
bem", que tanto nos fala o ESE. Temos que seguir o ensinamento do Mestre,
amando ao nosso proximo como se ele fosse a gente. Como? Nos colocando no lugar
do outro e pensando, como eu me sentiria se o outro agisse assim comigo?

Meu relacionamento hoje vai muito bem obrigada, mas nao pensem que foi facil.
Sao 11 anos de casada e precisamos perseverar muito. Precisamos nos lembrar a
cada instante que toda historia tem duas versoes e que precisamos ouvir a outra
versao tambem. Normalmente nos protegemos colocando sempre no outro a culpa de
tudo que acontece de ruim, mas quantos de nos, apos desentendimento tenta se
colocar no lugar do outro e ver se sua conduta foi a que gostaria que o outro
tivesse conosco? E dificil, muito dificil, pois faz parte da nossa reforma
intima, mas temos que nos habituar a fazer isso, temos que ter o habito de nos
colocarmos no lugar do outro antes de qualquer coisa pois com toda certeza
estaremos caminhando para a harmonia e felicidade no lar.

Um grande abraço,

Carla

---
APLAUDA AS PESSOAS QUE INCENTIVAM A VIDA A DOIS, PRECISAMOS A TODO TEMPO RENOVAR A NOVA BOA VONTADE.
ABRAÇOS
MARCELLE AMADOR
---

Conclusão