Educar

232a – Tema: Qual é mais fácil: ensinar ou corrigir? - nosso papo sobre

Questões para estudo:

1-Com a nossa escassez de tempo como podemos ensinar com qualidade?
Sim, basta apenas refletirmos acerca do tempo que temos, e aproveita-lo da melhor forma possivel.

2-O que facilita e dificulta na hora de corrigir? No que a Doutrina ajuda nesta hora?
O que dificulta na hora de corrigir é o fato de que a pratica daquele erro pode tre se tornado profunda no individuo, o que facilita é a certeza que temos de que as pessoas podem mudar. A Doutrina é o ponto de partida da mudança, o instrumento utilizado para que essa ocorra.

3-Para termos sucesso no ensinar coisas como televisão, internet, etc.. só atrapalha ou pode ajudar?
Se soubermos utilizar esses tipos de coisas podem ser extremamente uteis.

4-O ambiente familiar é fundamental tanto na hora de ensinar como de corrigir?
Sim, pois é na familia que a criança percebe e apreende os exemplos que pode vir a seguir.

abraços e fiquem com Deus
Andreza
---
Bom dia a todos! Sou novata no grupo e estou gostando muito dos temas e respostas. É muito interessante a troca de infomormações e experiências, por isto estou entrando nessa "corrente" fraterna de estudos. Abraços!

Questões para estudo:

1-Com a nossa escassez de tempo como podemos ensinar com qualidade?
A pergunta contém a afirmação de que temos pouco tempo. O interessante para cada um de nós (porque cada caso é um caso) é nos auto-avaliaramos quanto ao tempo que realmente precisamos para nossa família e se temos condições de ampliá-lo. Caso contrário (Ex. Se trabalhamos fora o dia interio e chegamos à noite em casa), o pouco tempo que temos pode ser utilizado com qualidade, desde que estejamos emocionalmente equilibrados e cientes de como aproveitar o tempo da melhor forma possível, de acordo com a faixa etária de nossos filhos, sem esquecermos do cônjuge (que também requer nossa atenção)... Ufa!
Parece uma missão difícil... Chegar cansada, com fome, encontrar tarefas domésticas por fazer e ainda ter tempo, equilíbrio e competência para educar... Só mesmo com muito amor e disciplina, mas é possível. Sugestão (que eu tento seguir):
Quando chegamos em casa, por exemplo, procuremos dar um beijo e um abraço bem gostoso nos nossos queridos, depois cuidemos de nossas necessidades básicas (jantar, tomar um bom banho) pra recuperarmos o equilíbrio e energia; se preciso, fazer uma leitura do Evangelho ou mensagem, uma oração... Se tiver tarefas domésticas por fazer, solicitar a colaboração dos demais membros, em clima de harmonia... Se tiver tarefas da escola para acompanhar, é o momento de orientar sem pressionar/cobrar... Se não tiver estas tarefas, uma boa conversa para colocar os assuntos em dia, uma atividade lúdica para interação do grupo, música agradável para todos ouvirem juntos ou um bom filme... Depois, na hora de dormir, é interessante fazer com os filhos a última oração do dia, abençoá-los e sempre lembrar de dizer: Eu te amo!

2-O que facilita e dificulta na hora de corrigir? No que a Doutrina ajuda nesta hora?
O que facilica é o amor e o conhecimento (amai-vos e instruí-vos!)...
Amor: O tom de voz, embora até enérgico, mas amoroso, abre o coração de nossos educandos a escutarem nossa mensagem, pois fica claro que o que está sendo dito é uma demonstração de carinho, antes de ser um corretivo... A doutrina nos ajuda a compreender que é melhor prevenir do que remediar, é melhor descobrir desde cedo as "arestas", as tendências negativas de nossos filhos , para apará-las antes que se enraizem profundamente na personalidade deles. (ESE, Cap. XIV, item 9)
Conhecimento: Hoje, para ser educador é fundamental estarmos "antenados" com as novidades que nossos filhos vivenciam (estilos de música, internet, msn, etc.) para acompanharmos tais influências no comportamento deles. É importante lermos bons livros (espíritas ou não) sobre educação e psicologia voltada para a idade de nossos filhos, além de conhecermos bem e praticarmos a religião que escolhemos como diretriz de vida, pois nosso exemplo aliado às palavras serão essenciais.


3-Para termos sucesso no ensinar coisas como televisão, internet, etc.. só atrapalha ou pode ajudar?
Depende. Se soubermos orientar nossos filhos a serem críticos diante do que assistem na TV ou do que lêem na internet, podemos confiar que eles dificilmente se deixarão legar por armadilhas.

4-O ambiente familiar é fundamental tanto na hora de ensinar como de corrigir?
Sim. Um abiente harmonioso, respeitoso, aconchegate, onde o filho tenha liberdade para se expressar e os pais sejam responsáveis e equilibrados favorece a relação entre pais e filhos, gerando mútua confiança e intimidade para tratarem de qualquer assunto, sem preconceito, sem críticas ou constrangimentos.
Etienne
---
-Com a nossa escassez de tempo como podemos ensinar com qualidade?

R. Primeiro pelo exemplo, segundo ninguém é tão atarefado que não tenha pelo menos alguns minutinhos de seu dia para dialogar com os filhos, saber se estão bem , o que pensam, trocar idéias, etc. Ainda que isso aconteça na hora do jornal, na refeição, no futebol, no carro, na cama, na rua, ou na divisão de tarefas do lar. É só priorizar.

2-O que facilita e dificulta na hora de corrigir? No que a Doutrina ajuda nesta hora?

R. Como corrigir , é certamente a maior das dúvidas de nós pais , sempre estaremos nos perguntando: Será que ...???
De facilidades é que podemos ter mais acesso aos nossos filhos do que nossos pais tinham a nós, e não raras vezes surpreendemo-nos com eles (os filhos) nos mostrando onde estamos errando. É interessante manter uma relação moral franca e igualitária pois assim todos sentem-se responsabilizados pelo bem estar dos integrantes da família.
Não adianta tentar esconder dos nossos filhos os nossos defeitos porque uma hora eles aparecem, e daí fica bem pior se falamos para eles que tal atitude era errada e mais tarde eles nos vêem praticando justamente daquela maneira.

Vemos pais falando para os filhos adolescentes não beberem com o copo de cerveja na mão ...



3-Para termos sucesso no ensinar coisas como televisão, internet, etc.. só atrapalha ou pode ajudar?

R. Ajuda, é só saber como utilizar esses recursos, apontar erros e acertos através das informações e conhecimento dos fatos , é melhor do que não ter acesso a elas, faz com que cresçamos na capacidade de discernimento.
Estamos diante de telenovelas mostrando o sexo livre como saída para enriquecer, para se dar bem , etc . Devemos simplesmente negar ao filhos ver esses programas ? Impossível, pois saimos da chuva pra cair na lama, então é melhor explicar que as coisas não são bem assim, mostrar que a irresponsabilidade sexual pode levar a uma porção de desvantagens, e aproveitando a doutrina mostrar as consequencias em uma encarnação futura.


4-O ambiente familiar é fundamental tanto na hora de ensinar como de corrigir?

R. Essencialmente, é melhor ensinar em casa.

Abraços

Paty Bolonha
---
Caros amigos,

Meu nome é Luis, mas todos me conhecem no grupo espírita que trabalho - a Casa do Caminho, SP - como Kim. Sou novato neste fórum, mesmo assim gostaria de contribuir para essa importante discussão.

Questões para estudo:

1-Com a nossa escassez de tempo como podemos ensinar com qualidade?
Vale a pena refletir se de fato nosso tempo está escasso, ou se fazemos mau uso dele. Tem uma estória que todos já devem conhecer, sobre as pedras grandes e o jarro (ver link abaixo), mas cuja re-leitura nesse momento pode responder a essa questão.
http://www.aguaforte.com/mercadorpalavras/mercador-6.html
Para pais e educadores, educar filhos e evangelizandos são pedras grandes, talvez as maiores.

2-O que facilita e dificulta na hora de corrigir? No que a Doutrina ajuda nesta hora?
O que dificulta na hora de corrigir é a falta de dar um bom exemplo. Um educador conhecido, cujo nome me foge agora, disse, em resposta à pergunta "Quais as três coisas mais importantes em educação?
1- Exemplo
2- Exemplo
3- Exemplo.
Depois do exemplo, a demonstração de amor incondicional me parece ser importante. Precisamos mostrar aos nossos filhos que, independente de estarmos reprovando o comportamento deles, que isso não vai diminuir o amor que sentimos por eles.
Finalmente, o respeito pela criança como um indivíduo é essencial.
A Doutrina nos dá O Exemplo (Jesus), o imperativo da caridade/amor incondicional como salvação, e pelo conhecimento da reencarnação, nos mostra que nossos filhos são Espíritos com uma história única, até mesmo mais evoluídos do que nós, o que nos leva naturalmente a respeitar suas individualidades.

3-Para termos sucesso no ensinar coisas como televisão, internet, etc.. só atrapalha ou pode ajudar?
Depende do conteúdo. Por exemplo, minha filha aprendeu muito com a programação do canal de TV à cabo Discovery Kids, tanto em termos de intelectualidade quanto em moralidade. Mas no geral me parece que a TV e internet ocupam mais espaço na vida dos nossos filhos do que deveriam ...

4-O ambiente familiar é fundamental tanto na hora de ensinar como de corrigir?
Me parece claro que sim. Nosso primeiro compromisso, como Espíritos encarnados, é com aqueles que dividem o teto conosco. Há um tempo atrás, li um artigo publicado no jornal Folha de SP, do articulista GIlberto Dimenstein, que colocou uma luz clara sobre essa questão, ao chegar à conclusão de que o ambiente familiar contribui com mais de 70% no desempenho escolar. Infelizmente essa conclusão surgiu pela comparação feita entre as crianças matriculadas em um colégio de elite e crianças carentes às quais foi permitido acesso aos mesmos recursos oferecidos às crianças matriculadas. A falta de estímulo em casa foi o fator determinante no desempenho de ambos os grupos, e eu não preciso dizer qual grupo teve o pior desempenho ....

Para concluir, a resposta à questão inicial "Qual é mais fácil, ensinar ou corrigir?", corrigir parece ser mais fácil, mas é a porta larga a que Jesus se refere em um de seus ensinamentos. A porta estreita, sem dúvida, é a de ensinar pois nos força a sermos bom exemplos.

Abraços,

Kim.
---

Conclusão