Educar

231b – Tema: Alimentação, saúde e família – como andamos educando nossos filhos? - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala de Estudos Educar
Estudos dedicados à família e à educação no lar

Tema: Alimentação, saúde e família _ como andamos educando nossos filhos?
Conclusão

Olá amigos!

Realmente não podemos comparar o tempo em que nós éramos crianças e fomos educados pelos nossos pais, com o tempo hoje, onde nós educamos nossos filhos. Não existia internet, TV a cabo com seus inúmeros programas e filmes e nem tanta violência nas ruas como existe hoje. Podíamos brincar na rua com nossos amigos, nossas mães nos ajudavam com os deveres e a estudar para as provas, nossos pais não eram rondados diariamente pelo fantasma do desemprego. Mas, podemos dizer que a infância de hoje é pior que a nossa?

Devemos, sim, nos adaptar ao ritmo da vida de hoje, mais agitada, com informações aparecendo sem parar, em tempo real, com o advento da internet, maior stress no trabalho. Apesar disso, podemos (e devemos) ter tempo para os nossos filhos. Isto não quer dizer que devamos abrir mão do trabalho, da pós graduação, do curso que fazemos. Mas o tempo disponível que temos com eles, deve ser nosso: brincar, jogar vídeo game, assistir um desenho na televisão, fazer um bolo juntos.

Nosso papel como pais, além de tentarmos educar nossos filhos da melhor maneira possível (seja colocando em boas escolas, passando uma maior qualidade de tempo com eles) é também darmos exemplo para eles. Se queremos que nossos filhos cresçam saudáveis, de que adianta sermos sedentários e comermos errado? Eles se espelham em nós, principalmente nos primeiros anos de vida. Que tal começarmos a praticar algo junto com nossos filhos, seja nadando no clube, caminhando todos pela manhã? E fazermos alimentos saudáveis? Não queremos cozinhar no fim de semana? Façamos um lanche natural em casa: além de ser divertido todos juntos, colaborando na _construção_ de lanches divertidos (quem faz o lanche mais colorido?), passamos tempo juntos e evitamos comer tranqueiras; ou irmos almoçar em um restaurante que ofereça alimentos mais saudáveis. Nada impede que um dia ou outro comamos besteiras, mas que isso não faça parte de nossa rotina diária, mas sim, que seja encarado como um passeio esporádico.

Deve existir equilíbrio em tudo na nossa vida: trabalho, família, estudos. Nada em excesso e nada em falta. Pode ser difícil achar o equilíbrio, principalmente quando se trata de passar um tempo com nossos filhos. Mas, podemos nos basear na redação da Televisão, que Greice nos trouxe, e prestar atenção se não estamos nos dedicando mais à televisão, ao computador, ao celular...

Equipe Educar CVDEE
Contato: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão