Educar

231a – Tema: Alimentação, saúde e família – como andamos educando nossos filhos? - nosso papo sobre

O tema da alimentaçaõ é muito discutido atualmente. O problema do tempo, com a necessidade de se alimentar bem para mantermos funcionando o corpo fisico gera discussões fervorosas. A alimentaçaõ dos filhos é algo importante e normalmente pouco observada quando nos lembramos dos lanches escolares que muitas vezes se limitam a frituras, os almoços que não se difereciam tanto assim, e outras coisas. É necessário termos cuidado sempre com nossa alimentaçaõ pois ela é o oleo para nossa maquina chamada corpo fisico.

abraços e fiquem com Deus
Andreza
---
Que a Paz, o Amor e a Harmonia reine em todos lares.
Hoje a individualidade familiar está cada vez maior.
Eu acho que uma das coisas que contribui para a individualidade é a necessidade dos pais terem que trabalhar fora.
1º A criança nasce vai para creche ou fica entregue a baba.
Os pais ficam o dia todo fora quase não sobra tempo para conversar com eles.
Outro dia vi uma entrevista na TV, em que a criança chorando dizia que tinha saudades do pai, pois quando ele chegava a noite e sai de manhã para trabalhar, ela estava dormindo, então eles combinaram, isto ela leu num livrinho, que o pai antes de sair para o trabalho, desse um nó na ponta da coberta, assim ela sabia que o pai foi no quarto dela ve-la.
Quer dizer essas crianças que não tem uma pessoa responsável para controlar, vivem de sanduiches, doces, e às vezes nem se alimentam, por isso a estatística indica um alto índice de crianças obesas, hipertensas, colesterol alto e etc..., que será da saúde dessas crianças amanhã? quando chega final de semana, muitos pais por estarem trabalhando a semana toda, também não querem fazer comida e vão comer fora ao invés de dar uma alimentação sadia, dão o que eles querem e que estão acostumados a comer a semana toda.
Em casa, cada um fica no seu cômodo, vendo sua televisão, o seu canal preferido, as crianças ficam às vezes no computador se comunicando com os amiguinhos ou jogando ou vão brincar com os amiguinhos, coisa que já estão acostumados a fazer nos outros dias, e assim os dias vão passando.
Aquelas reuniões de família, estão acabando, não sentam mais à mesa para tomar cafe, almoçar, se reunirem para orar, não se pede mais a bênção aos parentes, enfim tudo está acabando, isto é no geral, marido, mulher, filhos, mãe, não existe mais "calor familiar" dentro de um lar, cada um faz o que quer, sem dar satisfação uns aos outros.
Quando eu era criança eu sabia se tinha alguém doente dentro de casa, hoje um filho nem sabe se a mãe ou o pai esta doente, às vezes nem sabe se tem alguém em casa.
Pouco se vê um pai uma mãe levando dos filhos ao cinema, ao clube, parque, eles agora se reunem com os amigos e vão passear.
Os pais dizem que é o avanço da juventude, que eles tem que se virar sozinhos, com esse avanço da juventude estamos perdendo os jovens para o mundo.
Este é a minha maneira de ver a criação das crianças de hoje.
Que Deus olhe por todos e que os pais acordem para realidade antes que seja tarde demais.

Me perdoe se estou sendo arcaica, mas é muito triste o que se vê nos jornais e noticiários. Temos que salvar nossas crianças e nossos jovens pois eles são o futuro.

Noemia
---
Boa tarde!!!
Amigos


Geralmente eu não participo das questões das semana por falta de tempo mesmo, mas leio todos os e-mal que recebo.
Que converto em lições de vida c/ o que o pessoal escreve.
Mas esta semana não posso deixar de participar, pois no centro em que parcicipo aqui em minha Blumenau - SC um dos palestrante troxe este tema para nós discutirmos o mesmo nos disse que era uma história veridica...

QUE DIZ O SEGUINTE

Certo dia uma professora de português pediu para seus alunos fazerem uma redação sobre a Televisão.
No dia seguinte ela levou as redações para corrigi-las em casa.
E uma dela a chamou muito sua atenção: por que nela dizia ...

Titulo dizia: Eu queria ser a televisão da minha casa:

Ah como eu queria ser a televisão da minha casa;
Porque cada pessoa da minha casa senta na frete dela c/ tanto carinho dandolhe muita atenção.
Todos ficam em silêncio para escuta-la.
E sempre me mandam ficar quieto quando algo de importante nela se passa.
Minha mãe vive dizendo filho espera um pouco que já vou fazer sua comida ou colocar vc no banho
só deixa a mamãe ver este capitulo da novela do jornal etc.... o que tiver passando no momento
Eu sempre fico em segundo lugar.

E assim o menino vivia se comparando a TV.

A professora muito emocianada ao ler esta redaçõa, começou a chorar
e quando seu marido chegou em casa dizendo......
Boa noite! por que você esta chorando?
A professora lhe deu a redação para o marido ler....
O marido leu e disse para esposa´...
"È esta criança esta precisando de muita atenção! "
A esposa disse ao marido é verdade e continuava a chorar.
Mas vc viu quem assinou esta redação?
O marido disse não, então pegue o olhe vc mesmo.
O marido espantado disse
" Não acredito é nosso filho..."
Precisamos dar atenção para o nosso filho c/ muita urgência.....



Então meus amigos quando eu escutei esta história me dei conta que eu tb fazia o mesmo com minha filha de 04 aninho apenas.

Me sentava na frente a TV e deixava ela bincando sozinha e quando ela queria minha atenção eu dizia " escuta, fica quietinha, espere ai eu ja vou ,deixa só eu terminar de ver este capitulo"
Hj já não faço mais isto pq ao escutar o palestrante falar esta história a gente começa a dar mais valor a nossos filho e esquece da TV.
Precisamos dar mais exemplos bons aos nossos filho pq quando nós precisarmos deles quem sabe eles não vão fazer o mesmo c/ a gente???

Fiquem em paz e que DEUS ilumine a todos.

Abraço fraterno ha tds vcs.
Greice
---
A minha colocação não mudará muito diante do tema proposto quanto a falência da instituição família.
Não sei se é o ideal, mas a minha mãe com o meu filho, como moram na mesma casa fazem o seguinte:
Ela estipulou horários para a rotina diária. Tem horário para tudo, pra café da manhã, almoço, ida e volta academia/escola, afazeres, tarefa escolar se tiver, brincadeira na rua, café da tarde, no jantar e também para dormir. Incluindo horario de rezar e ir a missa.
Acho isso legal, pois além de estipular uma rotina com horários, afazeres e tarefas, eles podem assistir tv, brincarem juntos, assistem filmes, estudam juntos e etc.
Não podemos sufocar mas tbm não podemos deixar correr solto.
Temos de ter uma rotina, assim como é no trabalho. Senão vira bagunça como dizem...
Tudo é questão de organização e as crianças se habituam a isso facilmente, pois estão sendo moldadas.
Sempre que posso o levo ao cinema, teatro, já tentei incentivar a leitura, mas num é o forte dele. Aprendi a jogar video-game para poder participar das brincadeiras dele. o levo ao parque.
Também faz acompanhamento com o pediatra que deu ao meu filho um cardápio do que seria ideal e quais as consequências de comer em excesso certos tipos de alimentos. Afinal, santo de casa num faz milagre num é mesmo!!

Acho que a rotina e a diversidade de atividades, procurando preencher o tempo vago e ao mesmo tempo dando liberdade é a melhor maneira de educarmos.


Cida - Setor de Benefícios
---
Boa tarde,

Sendo mãe de cinco filhos, três adultos e dois adolescentes, vejo q a situação atual qto a educação dos filhos, saúde, alimentação e família eh uma questão realmente em decadencia. Acredito que a mulher que traz a grande missão de sustentáculo da família têm direcionado seus propósitos de uma forma meio egoista, visando apenas o sucesso profissional e pessoal, trasnferindo suas tarefas a outras pessoas, gerando com isso um certo abandono, desconforto e individualismo aos filhos, principalmente. De um modo geral são crianças criadas por empregadas, avós, creches e escolas.
Acredito que todos como seres individuais q somos temos q lutar por nossos objetivos, desenvolvendo nossa intelectualidade, porém certas tarefas são intransferíveis e seremos responsabilizadas por elas. Criei meus cinco filhos com atitudes e hábitos condizentes. Hoje me agradecem pelo que são: rapazes educados, dignos, com princípios cristãos. Desdes que haja compreensão da responsabilidade assumida qualquer criatura consegue conciliar seus propósitos e suas tarefas, realizado-as da melhor maneira possível, ou seja, com responsabilidade e respeito, visando o bem estar daqueles que os são próximos.

Lucelia
---
Olá queridos colegas

Como infelizmente ou felizmente o tempo não volta , não adianta ficarmos comparando o tempo atual com o tempo de nossa infância ou o tempo de nossos avós porque são tempos diferentes e por isso não há como querermos que a vida seja como era antes.
Não havia internet, podiamos brincar nas ruas sem medo e gastar as energias a vontade, as informações eram mais demoradas e as pessoas tinham tempo para aguardar a chegada delas , hoje elas são em tempo real e nós também.Temos que agir e trabalhar em tempo real senão ficamos para trás, e isso é desde criancinha porque até nas escolas as informações são colocadas mais cedo pois há novidades diárias que os estudantes precisam conhecer e saber se querem ter um "futuro brilhante" , precisam falar inglês para conseguirem um emprego mais ou menos e outras línguas se quiserem algo um pouco melhor,
As mães não trabalhavam ou se trabalhavam eram menos suscetíveis ao stress, pois não precisavam se importar tanto com a "ditadura da beleza", ou com a " queda da bolsa de valores", ou até mesmo com a nova tendência educacional ditada por fulano ou por sicrano, ía mesmo na intuição e se precisasse de umas chineladas no bum bum era certo e pronto, não havia psicologia que as segurasse.
Os fast-foods e shoppings eram para quem tinha "muita grana" e mesmo esses tinham um certo limite pois não estavam presentes em todos lugares, portanto era necessário deslocar-se a uma certa distância o que fazia os pais e as próprias crianças optarem por um lanchinho em casa, e como era gostoso o X-salada do trailler comido dentro do carro mesmo uma vez a cada 3 ou quatro meses!
Mas a evolução está aí e não há como voltar atrás, temos que nos adaptar a ela ou ela nos engolirá .
Criar alternativas de convivência familiar talvez seja o tempo melhor aproveitado, aqueles pequenos segundos que nos restam para estarmos com nossos filhos, é o suficiente para que eles saibam que os amamos tanto quanto os nossos pais nos amavam e tanto quanto os nossos avós amavam os nossos pais , e é importante que apesar dessa "correria" toda eles saibam disso, mesmo que já estejam dormindo não se acanhe em dizê-los , eles sentirão.

Revoltados perguntamos.
Onde isso vai parar ? Só Deus sabe .
Como essas crianças vão encarar o futuro ? Só Deus sabe.

Quem sabe lá na frente , eles também estejam se comunicando através dos chips implantados em suas cabeças ou nas cabecinhas dos seus filhos , mandando mensagens uns para os outros e dizendo :

-Como era bom o tempo de nossos pais ! Quando podiamos ficar assistindo TV juntos e conversando pelo MSN, lembro bem quando o sanduiche do MacDonalds não era uma simples pílula !
Ah! Essa tal Evolução é mesmo tirana !

Ah! o tempo ! Mas o que é o tempo diante dos meus sentimentos ?

Filhos , apesar de eu não poder estar junto com vocês o quanto gostaria , e ainda que o feijão cozido pelas próprias mães sejam uma raridade nas mesas .
Saibam que nós os amamos muito.
E que tal um bate-papo pelo MSN essa noite ?
Sei que vocês irão responder :
- Qual é mamys, cai fora ...estou curtindo um namoro virtual !

Então tá , um beijo de boa noite e que Deus te abençoe !


(Paty Bolonha - 2007)
---

Conclusão