Educar

230a – Tema : Incentivos educacionais - damos? - nosso papo sobre

Ola, espero que voce esteja melhor. Sobre o tema da semana, não creio que apenas o incentivo seja suficiente, é preciso dar o exemplo positivo. A pouco tempo recebi um email chamado "Criança vê, criança faz", muito interessante que tratava dessa questao, de que nossos exemplos são mais importantes para as crianças do meros coselhos soltos.

abraços e fiquem com Deus
Andreza
---
OLá Caros Colegas do Educar, olá Rosane espero muito que estejas bem agora.

Opinião sobre o tema da semana

Nascemos com algumas aptidões genéticas que se desenvolverão ao longo de nossas vidas , mas também nada nos impede de desenvolvermos novos talentos através do esforço e da vontade de aprender.

Há muitas pessoas que amam praticar esportes, outras já não demonstram essa vontade, mas talvez apresentem pendores para as artes plásticas ou para as artes cênicas, ou para as ciências , enfim .
Mas o que manda mesmo é o estímulo, alguns que não gostam de esportes talvez nunca sequer venham a praticá-los, mas se suscitarem a vontade, tentarem e perseverarem no seu objetivo provavelmente alcançarão bons resultados e acabem tomando gosto.

Se os pais motivarem os seus filhos e mais que isso derem o exemplo em procurar atividades saudáveis e criativas, estarão plantando sementes de talentos que poderão multiplicarem-se em outros e mais outros.

Mas não se pode impetrar decisões para que não virem obrigações e sejam vistas como algo chato . Devemos deixar nossos filhos escolherem para que vejam a atividade com satisfação e assim certamente se transformará em um hábito prazeiroso e continuo.

Podemos motivá-los contando experiencias positivas sobre essas atividades e vantagens que obterão ao praticá-las.


Caso.
Lembro-me bem que não gostava de aulas de arte na escola porque ainda no jardim uma professora criticou uma pintura que havia feito , dizendo que as flores não podiam ser pintadas de preto porque não existiam flores pretas. (Desestimulo)
Passei a partir daí a detestar atividades de pintura e desenho,
Agora adulta precisei aprender a desenhar para ilustrar algumas estórinhas e procurei uma escola de artes, consegui me livrar daquele estigma e adoro passar horas desenhando e pintando.
Com isso incentivei meus filhos a desenharem e contarem as estórias deles também , ficamos as vezes sentados no chão da sala trocando idéias e desenhando e escrevendo, isso não só melhorou o desenpenho deles nas aulas de artes e redação da escola como nos proporcionou um belo momento de união.


Abraços e muita luz

Paty Bolonha
---
Olá a todos!
Desde que eu comecei a conhecer a D.E escuto que o exemplo transforma muito mais do que palavras.
Penso que Jesus marcou época em nossa Humanidade não através de palavras somente, mas fortemente através de seus exemplos.
Em nossos lares podemos observar que todos seguem exemplos, principalmente entre si mesmos.
Hj estava conversando com uma amiga que me dizia que um colega de trabalho filosofa sobre a D.E o dia inteiro, mas não põe em prática absolutamente nada do que diz e que é grosso e que ela acaba sendo grossa com ele e com todos os que são com ela também.
Fiquei pensando que o exemplo contagia. Tanto o bom quanto o mau...

E qual exemplo cada um de nós temos dado aos que nos rodeam?! vale a pena refletir.


Cida - Setor de Benefícios
---
É sabido que todos nós, quando crianças, aprendemos principalmente pelo exemplo - mais de 95% do que uma criança aprende vem do exemplo - e muito se engana quem pensa em aprendizagem como somente a aprendizagem formal, aquela da escola. E o incentivo educacional segue a mesma linha: para a criança que se habitua com seus pais lendo, curtindo música, teatro, artes... é natural que ela também busque as mesmas coisas.
Durante todo o tempo estamos continuamente nos lugares de ensinantes e aprendentes e o exemplo é a nossa melhor didática.

Mas o que dizer de famílias que dão bons exemplos de amor e respeito ao próximo, de honestidade e bom caratismo quando tem que "soltar" seu filho no mundo? Simples: uma vez aprendido o bem pelo exemplo dos pais ou de qualquer adulto significativo para a criança ela terá capacidade para reconhecer o mau exemplo de políticos corruptos, entre tantas outras coisas que se poderia citar, e será capaz de entender também porque uma pessoa honesta que devolve o que não é seu vira notícia de jornais.

Como disse nossa amiga Paty, o mau exemplo pode contaminar, mas somente por afinidade, pois espíritos semelhantes só atraem seus iguais...

Finalizando, o exemplo ainda é o melhor meio de ensinar, seja para o bem, seja para o mal, a escolha é nossa quando somos ensinantes e a responsabilidade também, não podemos esquecer!

Um abraço fraterno da Elo
---
Oi querida....Graças a DEUS e aos amigos como vc..estou me sentindo bem melhor, mais confiante e fortalecida pra enfrentar a "batalha"....Me mande esse texto por favor, achei o tema interessante....
"Criança vê, criança faz"

Um grande abço

Fique com DEUS

Michele
---
Neste endereço pode ser visto o filme "Criança vê, criança faz".
http://br.youtube.com/watch?v=WRzQDg_QJeY

Elo
---
Tudo Bem?
Entrei no site e vi o filme "Criança vê, criança faz", é muito triste o que se vê no filme, mas é a verdade, as crianças tem o hábito de imitar as pessoas achando que estão certas, por que se os grandes fazem, eles se acham no direito de fazer.
Eu tive uma amiga que o marido brigava com ela na frente do filho, eu ouvi, ninguém me contou, porque ela morava nos fundos da minha casa, o pai brigou com a mãe, e o menino disse para o pai não brigar e nem bater na mãe dele, porque quando ele crescesse ia bater no pai, e o pai em vez de se corrigir achava engraçado, como já vi caso de o pai tomar cerveja e o filho se achar no mesmo direito de beber porque o pai estava bebendo.
Por isso os pais tem que mostrar os bons exemplos quando as crianças ainda são pequenas porque depois que crescem, a dificuldade será maior. Tem pessoas que tem o hábito de dizer "eu educo conforme fui educado", se foi bem o mal não procuram se modificar. Eu vejo as crianças da minha rua, as coisas que elas fazem de errado, estrangam plantas, e mais outras coisas, falo para os pais eles me dão como respostas "voce nunca teve filhos, as crianças precisam de brincar", elas acham que as crianças estão certas, e as crianças vendo isso continuam fazendo errado, porque no entender dos pais como eu nunca tive filhos não sei o que é certo nem errado.

Paz para todos.

Noemia
---
Olá, eu tb. vi o filme e li o que a Noemia escreveu, de fato infelizmente isto ocorre, inclusive eu vi ao vivo e a cores, pois a minha tia e o marido discutiam na frente dos filhos e qdo. eles cresceram (hoje c/ 29 e 23) eles discutem e repetem aos pais as mesmas palavras que eu ouvia em suas discussões.
Também vejo uma criança jogar lixo em uma praça na frente da minha casa obedecendo a avó, então p/ mim não há dúvidas, criança vê, criança faz.
Bjs. a todos.
LXavier
---
Noêmia,



Muito feliz seu comentário pois eu sempre falei isto com minha esposa, mesmo quando éramos namorados: os pais de hoje acham normal, por exemplo, o nenem bater no rosto de quem a está segurando no colo e não repreendê-lo, por pensar “que bonitinho, já tem personalidade…”.

Para mim, é mais triste ainda ter casos bem próximos, na família, em que certa pessoa nos recriminava por “termos zêlo demais” com nossa filha, à época com cerca de 5 anos (hoje ela tem 13) dizendo que devíamos deixá-la mais à vontade pra não ficar “traumatizada” quando crescesse. Hoje, o filho mais velho desta pessoa, por não ter tido limites, ao longo deste tempo, já bateu na mãe diversas vezes, até que, em uma delas, quebrou-lhe o braço… Atualmente, quando o assunto “Criar filhos” aparece, esta pessoa fica meio que calada, no canto, infelizmente…

Os pais continuam se achando com o poder do grito para educar seus filhos.

Os pais continuam pensando que, quanto mais ampla a casa, mais equipamentos eletro-eletrônicos, etc. vão conseguir ter os filhos debaixo das asas…

Ninguém mais se preocupa em explicar, independente da religião, que o future é baseado em grande parte do passado.

Imaginem essas crianças quando forem pais e mães? E quanto a nós que, provavelmente, seremos filhos destes pais/mães?

Cabe a nós, que temos um pouco mais de esclarecimentos e com a certeza de nossa responsabilidade, tentarmos mudar o ambiente ao nosso redor, através de nossas ações. Todos somos passíveis de erros (e como!!..) mas somos obrigados a tentar acertar, após ter aprendido com nossos erros. “Reconhece-se o verdadeiro espírita pelo esforço que faz em domar suas inclinações más”, não é isso?

O trabalho é grande e o future de nossos filhos dependem de nós, pais e mães.

Vamos continuar trabalhando, baseado na lei que Jesus nos deixou: a Lei do Amor.

Perdoem-me a confusão de idéias… É que fui pensando um monte de coisas ao mesmo tempo…

Bjs,
Ito
---
Sobre o tema da semana...



É fato na minha vida que todos os incentivos e exemplos de meus pais foram decisivos. Eu gosto muito de teatro, e de algumas bandas como Bee Gees, Pink Floyd, etc. Tudo isso incentivado pelo gosto de meu pai. Toda semana íamos ao teatro... Cinema com minhas irmãs... Isso mudou e decidiu exclusivamente o que eu viria a gostar e apreciar hoje.



Fato consumado: uma pessoa sofre influencias de todos os lados. O jeito e trejeito dos amigos, a paixão do companheiro por determinado assunto, o jeito de vestir da irmã mais velha, a grosseria de alguém da convivência... Tudo isso e muito mais. Todo o mundo tem certa responsabilidade quanto a isso. Principalmente com crianças e filhos. Um professor é totalmente formador de opinião, às vezes mais do que os próprios pais. E claro, tendemos a repetir aquilo que vimos e aprendemos dentro de casa.



Eu poderia citar muitos exemplos ocorridos comigo mesma ou conhecidos, mas considero desnecessária, já passei a idéia.

Minha contribuição com o tema da semana.
Um bom final de semana a todos.
Sue.
---

Conclusão