Educar

228a – TEMA: Nossas dificuldades na educação dos filhos perante a sociedade atual - nosso papo sobre

Olá,

não me sinto apta a tratar desse assunto, pois não tenho filhos, porem quero falar um pouco sobre a questao da educaçaõ. Estou me formando para a aprofessora, e a cada que passa percebo o quao deficiente é a educaçaõ que as crianças recebem em casa. É comum ver pais nas escolas dizendo que é funçaõ dessa ensinar seu filho a se comportar, a comer de boca fechada, a não falar palavrão...
Isso é muito dificil, pois como uma futura educadora, sei que a escola não tem estrutura para isso, e principalmente isso não é função e nem dever da escola, é um papel que deve ser desempenhado pelos pais.
Creio que é isso que eu queria dizer
abraços e fiquem com Deus
Andreza
---
Também não tenho filhos, mas concordo com o que a Andreza falou. Hoje em dia as pessoas confundem muito o "educar" da escola com o "educar" dos pais. Claro que os dois devem estar integrados, mas a escola não pode assumir toda uma responsabilidade que seria dos pais, como a educação básica, que se aprende em casa, com a convivência familiar. Entendo que hoje em dia a maioria dos pais não encontra muito tempo para ficar com os filhos no dia a dia por causa do trabalho, estudos etc. e talvez muitos acreditem que se os filhos estão na escola, devem estar aprendendo tudo, mas é preciso ficar atento a isso, pois nada substitui uma boa conversa de pai para filho.

Abraços a todos! Muita paz!

Adriana
---
Não tenho filhos, mas vejo como é dificil educar as crianças...
Vejo os fihos de minhas amigas e parentes , e como a situação dos pais é delicada..
Temos que criar uma atmosfera harmônica dentro de casa, e nem sempre isso é possivel! a religião ajuda muito a esclarecer os pequeninos, em vários aspectos!!
Usar o diálogo , responder as perguntas dos pequenos usando o bom senso...
A escola tem um papel muito importante na educação dos filhos, mas cabe a família o maior desempenho deste papel, sendo que a escola , faz a sua participação no ensino para o conhecimento intelectual, claro que a escola participa, mas não podemos tornar a escola responsável, pela educação de nossos filhos!! o que infelizmnte muitos fazem. Mas como tentamos nos esclarecer temos que divulgar isso
claudineia
---
Oi pessoal!
O tema desta semana sobre as nossas dificuldades na educação dos filhos perante a sociedade atual, é interessante na medida em que muitas vezes nos deparamos para pensar a respeito deste assunto sobre o quão é importante refletirmos em nos adequarmos cada vez mais às mudanças da nossa sociedade.
Não é nem preciso destacar que a educação básica começa em casa, em como sentar-se à mesa, em quando utilizar o M O P F C L (MUITO OBRIGADO, POR FAVOR E COM LICENÇA), o respeito que temos que ter com as pessoas de mais idade, enfim, todo aconselhamento que uma criança precisa para respeitar os seus limites e o dos demais.
Dificuldades temos muitas sim, pois basta a criança sair para a rua para brincar que já entra em contato com outras ideologias, outras vivências que poderão modificá-la. Como futura educadora, penso que educar é uma incessante repetição, recomendação e mostrar caminhos que se em um determinado dia pode parecer que a criança não compreenda, em outra ocasião poderá compreender e aprender o que é o certo ou errado. Devemos sempre acompanhá-los e adverti-los quando necessário, para que tenham bom senso e um crescimento saudável .
Sempre peço a Deus que nos oriente para encaminharmos o nosso filho de oito anos da melhor maneira possível e que sempre o guarde em todos os momentos.
Que Deus esteja convosco!

Renata
---
Boa semana a todos.
Eu sou por formação professora de escola primária e também mãe.
Li os relatos que postaram até o momento e tenho algumas considerações a fazer.
Claro que num sou a dona da verdade, mas sabemos e vemos nos noticiários a todos instantes que estamos diante de uma sociedade que tem a Instituição Família indo à falência.
Como professora aprendi na teoria como é o comportamento do ser humano desde a concepção até a idade adulta. Como mãe estou aprendendo na prática vivenciando dia-a-dia. Aprendo a todo instante que tudo é totalmente passível de mudança.
Ser educador não implica apenas em ser professor, mas implica em participar da formação dos pequenos que nos são confiados algumas horas por dia e em alguns casos (creches) o dia todo.
As famílias esquecem de seus compromissos cármicos e também de seus compromissos sociais quando se empenham em apenas dar uma educação em uma escola de qualidade, aparelhos eletrônicos novos, passeios em bons carros e não dão o principal a seus filhos: Educação familiar.
Quando ainda fetos passamos a ter contato apenas com nossa mãe e com o tempo a nossa percepção aumenta para que possamos ouvir o mundo externo, sentí-lo através de nossa mãe. Quando criança somos submetidos a viver em família, a viver em um mundo um pouco maior do que estávamos habituados: o nosso lar. Aprendemos a falar, comer, andar, a ter bons hábitos e a respeitar. A linguagem está em formação para que possamos interagir com o mundo exterior.
Muitos, logo cedo, desde o maternal têm de ir a creche, conviver com outras crianças, outros não tão cedo apenas em idade do Jardim da Infância. Temos então o convívio da escola. Novos amigos, professores/auxiliares que nos destinam a uma programação onde aprendemos a desenvolver aptidões e qualidades que nos preparam para um mundo maior que nos aguarda.
Então começam as mudanças em nosso organismo e estamos passando a ser adolescentes. A cabeça muda, o corpo muda e muitos se sentem perdidos. E muito depressa a maioria dos jovens têm de assumir compromissos: trabalho, filhos (em muitos casos), família, responsabilidades.

Eu me pergunto sempre: Qual a melhor hora de educar sobre determinado assunto? Quando se deve introduzir as responsabilidades? Qual a melhor maneira de se corrigir? E outras inúmeras perguntas.

Com a D.E tenho aprendido que o tempo é hoje, agora. Devemos começar a educar os nossos filhos desde o nascimento, claro que dentro da capacidade, idade, aptidão de cada um. Por fase, por etapa, mas para isso precisamos nos reeducar quanto ao mundo, as nossas responsabilidades. Devemos todos os dias nos interrogar como sugere Santo Agostinho no Livro dos Espíritos na questão 919, devemos aprender mais sobre a psicologia humana, devemos ouvir mais a nossa consciência, devemos seguir o principal conselho do maior Sábido de todos os tempos: CONHECE-TE A TI MESMO.
Como podemos educar alguém se não somos o suficientemente educados?! Como tentar conhecer a si mesmo se não nos conhecemos?

Nossos filhos são reflexo de nós mesmos.

Se um dia eu voltasse a dar aula eu faria tudo diferente do que vejo hoje. Tentaria ajudar aos pais na educação de seus filhos. Foi assim no pouco tempo que trabalhei como professora e confesso que vi resultados que pareciam impossíveis. Em outro momento na sala eu disse que a Educação da escola precisa caminhar de mãos dadas com a educação familiar. E torno a dizer que seria muito diferente se assim o fosse. O programa desenvolvido pelas escolas de AMIGOS DA ESCOLA é maravilhoso e a intenção é aproximar as famílias e os professores, infelizmente não é bem o que acontece.
Todo e qualquer trabalho em conjunto tem muito mais probabilidade de dar certo.
Tem uma frase que acho que cabível para o assunto:

"ESTAR JUNTOS É UM COMEÇO, CONTINUAR JUNTOS É UM PROGRESSO, TRABALHAR EM CONJUNTO É SUCESSO".

Ser mãe é ser educadora.

E espero que as pessoas que assumem esta grande responsabilidade o façam por amor e que tenham dentro de si a certeza de que serão cobrados por quantas vidas ajudaram a elevar-se...

Estou à disposição para conversar se quiserem.

Cida - Setor de Benefícios
---
Olá a todos,

Minha primeira participação no grupo e estou adorando o astral das pessoas.

Acredito que tenhamos algumas dificuldades sim em relação a educação de nossos filhos, atualmente. A violência aumentou, inclusive nas programações de televisão, nos desenhos animados; a questão sexo aparece muito mais hoje e muito mais cedo nas crianças. Saber lidar e educar com isso não é fácil, pelo menos para mim não tem sido. Tenho uma filha de seis anos que na sala de aula dela uma amiguinho da mesma idade dá aulas sobre fecundação tranquilamente, ele teve a curiosidade em casa e os pais orientaram dessa forma. E na mesma sala tem crianças que nem se interessam ainda.

Não sei, mas acredito que hoje em dia temos que ter mais cuidado e orientar realmente.
Cristhiane
---
Cristiane,

Este seu relato só reforça a pluralidade das almas.
Cada um no seu tempo.
Eu mesmo fui muito precoce em questões sexuais. Algumas meninas não tinham o mesmo interesse que eu. e num preciso ir muito longe, ainda tem algumas mulheres que pouco se interessam em saber mais sobre o assunto.

Cada filho é único, né mesmo Lu-Cvdee?!?
E a experiência tem me provado isso todos os dias, que Deus tem cada filho único...

Ser mãe é reaprender tudo o que aprendemos quando crianças e isso é legal, pois estamos mais maduras e com isso o aproveitamento é maior.

Educar é ensinar, direcionar e não existe uma regra única a não ser a Lei Universal do Amor.

Bjs a todos.

Cida - Setor de Benefícios
---
Sou Pai, tenho dois filhos, e vejo o seguinte: A escola educa da melhor maneira possível, porém em nossa casa é que devemos dizer aos nossos filhos o que é certo e o que é errado. Veja bem, todos os dias eu falo algo para os meus filhos, como por exemplo: que não devem dizer palavrão, porque é feio. Que sempre ajudem os seus semelhantes, etc. Noto que eles decoram rapidamente o que falo, mesmo sendo um pouquinho de cada assunto. É então onde quero chegar, que temos que sempre ensinar algo de bom aos nossos filhos para que os mesmo ponham nas suas mentes aquilo de bom que tentamos ensinar e os mesmo realmente aprendem, até mesmo quando iremos fazer o contrário na frente deles, um deles sempre me repreende dizendo que eu estou errado. Então devemos sempre jogar bons assuntos nas mentes deles, pois eles aprendem rapidamente e pedir a DEUS que os proteja dos maus assuntos, que sempre é na escola que eles poderão ouví-los.

Abraços a todos,

Carlos Soares
---
Oi, Tudo bem? Realmente está muito difícil a educação dos nossos Pinguinhos de Luz.

Não tenho filhos, sempre trabalhei fora, e me preocupava muito caso tivesses filhos, po-los em Creche, a creche distancia a criança dos pais, eles ficam individuais, a família deles são as "tias" e os coleguinhas e nós onde ficamos? Chegamos do trabalho, temos os afazeres de casa e filhos como ficam? Só. O mundo deles a televisão, o computador, os colegas, que dizer coisas que infelismente não estão educando.

Então, eu acho, que os pais quando estiverem em casa tem que observar, controlar o que a criança esta fazendo, não deixá-los na rua, como eu vejo os filhos dos meus vizinhos, é rua de manhã a noite, colocá-los numa religião , controlar computador que hoje em dia está roubando os nossos filhos, sentar para conversar com eles, perguntar como foi o dia deles, porque de muito ocupados que estejamos, querendo temos alguns minutos para dialogar com eles e mostrar-lhes que eles tambem tem pai e mãe e que se preocupam com eles. Tenho dois sobrinhos, a vida deles é computador e jogos não conversam com os pais, so com os amigos, com esses eles tem assunto sem fim, eu fico impressionada com eles. Mas enfim vamos orar para que os pais vejam que tem filhos, se não tomarem cuidado outros adotaram, aí é o fim, e que os filhos vejam que tem pai e mãe para dialogar.

Que Deus olhe e proteja esses nossos Pinguinhos de Luz, pois eles são o futuro do Planeta Terra.

Paz para todos.

Noemia
---
Olá, pessoal!


Estava navegando na net quando vi este texto que transcrevo abaixo, acho que tem muito a ver com o tema abordado esta semana neste grupo de estudos. Claro que não é um texto espírita, também não agrada a todos, mas reflete uma opinião que merece ser analisada. Inclusive fiquei maravilhosamente surpresa com o comentário de um dos leitores, que aproveito e também coloco aqui para apreciação de todos.

Abraços a todos e um ótimo final de semana!

Muita paz!

Adriana


Pais e filhos


Pois é. Trata-se de uma luta. Tenho de disputar a Internet com um exército de adolescentes cheios do que dizer. Tudo porque, já disse, a incompetência é o pior dos reacionarismos. A rede sem fio deveria estar funcionando, e eu, indivíduo e dono de mim mesmo, deveria estar com o meu laptop. Mas tudo era menos verdade. A rede não funciona. E os infantes, de ambos os sexos, têm muito o que dizer no MSN, no Orkut, sei lá onde. Uma da manhã. Estão todos à minha volta dizendo tolices. Deveriam estar na cama. O laxismo moderno vai formar uma geração de incapazes. O que fazem garotos e garotas de 12, 13, 14 anos acordados a essa hora, com acesso à rede mundial, sem qualquer forma de controle? É evidente que impor limites não é tarefa do estado, mas dos pais. Os pais, no entanto, abriram mão de educar seus filhos. É por isso que burocratas medíocres, como o tal José Eduardo Romão, aquele do Chicabom, se assanham a ser a consciència das famílias – ao menos era esse o seu pretexto para tentar impor a censura prévia. É claro que era mentira.



Bem, mas onde estão os pais? Eu lhes respondo. Educar é uma tarefa chata. Uma parte opta pela vocação missionária, aquela chatice paulo-freiriana. Segundo esses imbecis, educar é usar o universo do "educando", transformando-o num saber. Outros preferem abrir mão da tarefa, responsabilizando a cultura, a segunda natureza, por tudo o que acontece com as crianças. É o caso dos pais daqui. É o caso da classe média. São famílias destruídas pela vulgarização da psicologia e da psicanálise. Para estes, dizer um “vai dormir porque eu estou mandando” é uma violência terrível.



MSN, Orkut, Internet e afins são males em si? Precisamos de Romão Chicabom? Estou provando justamente o contrário. É claro que minhas filhas já estão dormindo. Se serão pessoas melhores do que estes aqui do lado, falando com outros que também estão fora do controle, bem..., isso eu não sei. O que sei é que estou fazendo a minha parte. Há coisas que cabem a mim decidir, limitar, proibir. E delas espero que se sintam um tanto contrariadas. Eu ofereço o padrão; elas entram com o desejo e a tentativa de transgressão. Não haverá uma só ultrapassagem da linha que será feita com a minha anuência, embora eu saiba que ultrapassá-la é parte do processo. O que elas precisam é da liberdade para me contar suas agruras. Precisam é da certeza de que o meu amor incondicional não implica endosso incondicional a seus atos.



Crianças precisam ouvir “não”. Trata-se de uma exigência da formação da personalidade. Mas os pais modernos têm um medo pânico de cumprir a sua função. Ontem, no café da manhã, vi um rapazola destratar o pai. Não falava alto. Estava na mesa ao lado da minha. Por isso ouvi tudo. O garoto se referia ao antigo chefe da família como um idiota, um cretino que estava ali para atrapalhar. Nada havia do necessário assassinato psicanalítico do pai. Era pura depredação da autoridade. O menino estava pronto para sair espancando mulheres em ponto de ônibus. O pai se calou. Minhas filhas acompanharam a cena. Ficamos todos um tanto envergonhados. Uma delas, quase instintivamente, levantou e me abraçou discretamente. Parecia querer me proteger daquilo. Senti-me contrangido. Aquele pai se constrangeu? Sei lá. Acho que ele também já havia perdido a noção do certo e do errado. E, quando isso acontece, tudo é permtiido.

Logo, vejam só: a Internet é um bem. O mal está na destruição da autoridade paterna. Leiam como quiserem o que vai a seguir porque não vou explicar muito: mãe foi feita para perdoar e compreender. Como Nossa Senhora, como a Maria dos católicos, como a Compadecida. O pai foi feito para reprimir, de sorte que seu abraço e perdão, mais duro e tardio, representam a reconciliação com o mundo desde o fim. Ignoro tragédia maior para a formação da psique do que um pai liberal, “bacana”, para o qual toda experiência é válida. Não é. Isso é mentira. Infelizmente, a banalização da psicologia fez isso com as nossas crianças. Muitas delas perderam completamente a referência. É disso que se ressentem os professores nas escolas, tanto as públicas como as particulares.

Tenho cá pra mim, constatação decorrente da simples observação da realidade, que as mães continuam a exercer o seu papel de Compadecida. Perdidos mesmo, deslocados na realidade, privados e expropriados de sua função, estão os pais. O feminismo não sabe o mal que fez e que tem feito à civilização. Os homens, de certo modo, se tornam maricas e fazem filhos não menos. Não. Isso não quer dizer que sejam crianças suaves, efeminadas. Muito pelo contrário. Sem a clareza do mundo das interdições, tornam-se especialmente violentas.

Pronto. O mundo da pedagorréia pode se preparar para me atacar na linha: “Quem você pensa que é para pontificar sobre educação?” A pergunta procede. Não sou nada. Apenas um entusiasta da palavra “decoro”. E certas coisas são indecorosas. Ponto. Isso nada tem a ver com moralismo. Apenas reivindico o antigo mundo da adequação. E deixo uma sugestão: “Não tenham receio de dizer ‘Não’ a suas crianças. Ele pode ser tão educativo quanto o ‘Sim’. Quase sempre, educa mais. A origem da palavra “educar” é “conduzir”. Quem conduz também reprime.


Por que essa gente não vai dormir? Porque seus pais estão com preguiça. A preguiça da paternidade. Sim! Às vezes, temo um futuro bárbaro. Contra o meu incorrigível otimismo. Vamos agora às outras formas de política.

Por Reinaldo Azevedo | Sexta-feira, Julho 27, 2007 | 01:16 | http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

Gustavo disse...
REInaldo,tenho 15 anos,faço 16 dia 20 de agosto.E estou aqui 1:34 da manhã lendo seus textos,mas também no orkut ,msn,hehehehehe.
Fiz um levantamento breve do meu MSN,de 326 pessoas que tenho ,50 estão online,mesmo sendo férias,é uma barbaridade,claro que a maioria dos Onlines tem 15 anos para mais,porém vejo online irmãos de amigos meus com 10,11 anos.O computador é uma atividade para o adolecente como comer,tomar água,ir a escola,está na rotina tanto quanto ir tomar banho.Claro que tem suas vantagens,e muitas,diga-se de passagem.Porém a maioria ultrapassa seu limite,e dedicando seu tempo que era de estudo,de ler,no computador, conversando com pessoas ás vezes indesejáveis,com má influências.Agora que estou de férias,claro ,estou mais aqui na internet,mas divido meu tempo para ler também(Estou lendo "Já vi esse filme",Maklouf Carvalho.Acho eu que se não leu,deve conhecer) hehehehehehe.E claro ver tv,lazer,etc.Grande culpado é você desse meu desfruto da internet,leio você desde que começou a escrever aqui,e não paro,hehehehe,brincadeira é claro.Essa minha geração está indo para o caminho da ignorância,da burrice,conheço pouquíssimos que leiam livros,e a maioria ,compra um da Bruna surfistinha ler ate a metade(Melhor do que ler inteiro,hahaha)e não le mais nada até chegar a prestar vestibular,e ler Sertões etc,esse é o nosso caminho,pessoas mais safas,porém mais ignorantes e sem algum tipo de cultura.Abraços Reinaldo,agora 1:50 da manhã ,hehehehe,vou dormir.Saudações anti-petistas.

1:51 AM

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=30210460&postID=7583331547076688561&isPopup=true
--
Adriana
---
A colocação exposta pela Professora Cida, me permita assim chama-la, pois além da formação acadêmica, todos nós somos educadores em potencial - Pais são os primeiros e mais importantes educadores e na sociedade atual vem sendo relegado a segundo plano, tudo em nome do Progresso, liberdade individual, "direitos humanos?" Até quando o ser humano, em minúsculo, deixara de lado sua evolução espiritual e natural para "seguir a moda do momento". Nosso filhos? serão ainda nossos, estão cada vez mais querendo fazer parte da tchurma, ter as parafernálias mais modernas, estar sintonizado com os grandes lances do momento - E A FAMÍLIA onde fica neste torvelinho todo. Ensinar um pouco de EDUCAÇÃO MORAL as crianças e aos jovens chega a ser um contrasenso, como criar HÁBITOS salutares em quem não consegue escovar os dentes, NEM colocar roupas limpas para ir a escola... Sabemos que cada caso é um caso em particular, e deve-se levar em conta o ambiente psico-social do ser, mas generalizar já se tornou um hábito.
Depois do 40 resolvi me formar em Letras, para conseguir uma compreensão melhor desta arte maravilhosa que é Ensinar ou melhor repassar Conhecimento e valores a juventude tão perdida do nosso país - trabalho com evangelização de jovens de 16 a 21 anos - e as vezes da vontade de largar tudo e voltar para os livros ou buscar os mais velhos para troca de conhecimentos, mas repenso e vejo que eles estão tendo a chance que eu não tive - Migalhas são lançadas ao vento e O CONHECE A TI MESMO e AMAI-VOS E INSTUÍ-VOS tem sua razão de ser, pois de alguma maneira eles estão aprendendo algo, mesmo a contra gosto... Não é fácil! Missão ou Expiação! Educar é saborear um bolo frio e adormecido numa manhã gelada de inverno com um bom copo de chocolate adormecido! Pai, Mãe, tios, avós, amigos, colegas, professores, cada e todos tem sua parcela de culpa no momento atual da nossa educação e falo de Educação Moral - Hábitos Adquiridos para o bem!
AMOR - DIÁLOGO - FORMAÇÃO MORAL - CONHECIMENTO DO ESPÍRITO ETERNO - JESUS - VIDA ETERNA ==> SER HUMANO INTEGRAL e INTEGRO!

Espero ter colaborado!
Demerval - São Gabriel - RS
---

Conclusão