Educar

217b – Tema: Disciplina e Limites - nosso papo

A força dos pais está em transmitir aos filhos a diferença entre o que é aceitável ou não, adequado ou não, entre o que é essencial e supérfluo... (Içami Tiba)
Falar de disciplina, limites é algo tão amplo e necessário que em poucas palavras fica difícil.
Tive a oportunidade de ler o livro :Disciplina,limite na medida certa do Içami Tiba, e vou tentar contribuir com algumas reflexões.
- Filho birrento deixa a mãe extremamente nervosa por conseguir que ela se sinta impotente e envergonhada perante sua manifestação de birra, que ocorre em qualquer lugar, basta a criança sentir-se frustrada: no shopping, no restaurante...
- Uma educaão sever, em que o erro é castigado e o acerto nem sempre é premiado, gera pessoas tímidas.
- Os pais precisam encontrar um jeito, seja como for, de dar atenção para o filho no momento em que ele pedir, não adianta enchê-lo de atenções quando ele não quer.
- A educação escapou ao controle da família porque, dede pequena, a criança já recebe influêcias da escola, dos amigos, da televisão e da Internet.
- Repare em algumas mães que chegou à escola de seus filhos. Observe se carregam nas costas todo o material escolar das crianças enquanto elas brigam entre si ou correm pelas ruas, leves e soltas.
- É interessante notar que atualmente estão sumindo das casas as bibliotecas e as escrivaninhas, e aumentando o número de poltronas, bares e televisores.
- Mesmo que não tenha lição de casa para fazer, a criança deve repassar as matéias dadas naquele dia. Mas não basta ler com os olhos, precisa ler em voz alta, fazer resumo.
- A criança deve ser educada para saber o que deve e pode comer, como e quando; a que horas deve dormir e acordar etc. O mesmo deve ocorrer com as demais atividades.
- Para viver em sociedade, o ser humano não necessita apenas da inteligência. Precisa viver segundo a ética, participando ativamente das regras de convivência e encarando o egoísmo , por exemplo, como uma deficiência funcional social.
- O objetivo da criança é ser como as pessoas que admira. Os pais funcionam como modelos a ser incorporados.
- O exemplo é muito importante na educação. Quem sabe fazer aprendeu fazendo.
- Um desrespeito aos pais pode ser relevado; aos professores, já implica advertência ; e às autoridades sociais, é punido.
- Quando uma criança cresce sem limites, podendo fazer tudo o que tiver vontade, acaba não desenvolvendo plenamente o uso da razão, vivendo no estilo animal da vida.
- A melhor maneira de fazer o filho desobedecer é deixar que ele perceba que os pais não conseguem realizar aquilo que determinaram.
- Nossos filhos acham a Internet muito mais interessanteque a escola. Mas, se o estudo for considerdo fundamental, ele deve ser priorizado. Portanto, é melhor limitar o uso da Internet o suficiente para não prejudicar os estudos.

Espero ter contribuído de alguma forma.
Obs: Içami Tiba é escritor, psiquiatra e psicoterapeuta de jovens e famílias há mais de 33 anos.
Muita paz a todos
Ana
---
1. O que seria disciplina? e como ela se coloca dentro do lar?

RE: Seria uma forma dos pais educarem os filhos, mostrando aos mesmos a diferença exata de certo e errado, mostrando aos mesmo a necessidade de se seguir regras para que não desrespeitem a si mesmo e aos outros, e uma forma de colocarem seus filhos no caminho do bem . A disciplina se coloca no lar, através da imposição de limite, de regras e de muito amor a si próprio e ao próximo.

2. de que forma cobramos de nossos filhos a disciplina e de que forma somos nós mesmos disciplinados?!

RE: Como disse anteriormente através da imposição de limites, de regras, fazendo com respeitem a si próprios e aos outros, mostrando aos mesmo as consequencia de atos mal pensado, e sempre os pais e irmãos devem servir de exemplos uns aos outros, é exatamente ai que entra a nossa própria disciplina em seguir as mesmas regras que impomos aos outros nunca acharmos que somos melhores, mais espertos.

3. o que seria limites? e como ele se coloca na relação pais/filhos? De que forma ele auxilia a disciplina?

RE: Acho que fica mais fácil responder a essa questão através de exemplo. Limite seria por exemplo: mostrar a sua filha mulher como deve ser um relacionamente entre homem e mulher quando se esta na idade adolecente, ou seja, impor limites com horários, com períodos para se encontrarem e explicar que sem esses limites ou essas imposições podem ocorrer consequencia seríssimas.Auxilia muito pois muitas vezes para se manter a disciplina é necessário estipular esses limites.

4. De que forma vc entende, pratica, exemplifica, verifica o tema proposto?! 🙂

RE: Bom entendo, como algo excepcional na vida dos casais que tem ou que pretendem ter filhos, acreditos que é extreamente necessário a imposição de regras de limites e de disciplina na vida de seus filhos, e acho o tema muito importante para as pessoas que estudam a doutrina espirita pois passamos a descobrir a importância que temos na vida desses espiritos que reencarnam em nossas famílias, de recebê-los com amor carinho, respeito e de lhes ensinar o valor da vida e os passos que devem ser dados para uma vida sadia, e cheia de alegrias.




Bom tentei responder da melhor maneira possivel espero que esteja correto o meu raciocínio, e a minha percepção. Obrigada por me presentearem com esses estudos estou gostando muito.

amo todos vcs!!!
Denise

Conclusão