Educar

216a – Tema: Família e Férias - nosso papo sobre

Aí está um assunto que geralmente não se cogita, a não ser quando ele surge criando enormes expectativas e angústias. Deve-se planejar bem esta época para não deixar os filhos ociosos em casa ou "largados na rua". Seria, não melhor, É o caso de a família buscar nesta época uma maior aproximação com os filhos, já que eles "tem um tempinho" de folga para se conhecerem melhor, realizarem algumas tarefas, até domésticas, juntos, criarem um Laço Afetivo-familiar mais forte e se a família possue uma estrutura religiosa forte tirar as possíveis dúvidas dos filhos; os pequenos necessitam de uma maior atenção, é hora de trazê-los para o nosso colo.

Quanto a saírem de férias sozinhos, tanto pais como filhos, é apenas uma questão da família estar bem estruturada no quesito Confiança - Liberdade impõe Responsabilidade - Se for a hora deve-se deixar os "mais velhos" assumirem seu papel na vida - Livre-arbítrio!

Mas é preciso lembrar que cada caso é um caso. Que necessita-se muito Diálogo entre as partes. A Colônia de férias - tanto perto como longe de casa - é uma boa opção, desde que se tenha pleno conhecimento dela(todas as informações possíveis devem ser buscada) e é uma forma de "forçar" os filhos a adquirirem um convívio social mais estreito com outro grupo, que não seja o escolar, familiar, religioso ou de amizades.

Em suma Criar os filhos para o Mundo e para que o Cristo cuide dele é muito bonito na teoria, mas na hora de vivenciar...

Fique Bem, Fique em Cristo!

Sempre Agradecendo

Demerval
---
Boa tarde pessoal,

Passo por este problema todos os anos em julho, dezembro e janeiro, meus filhos ficam de férias e eu trabalho, so consigo uns dias em janeiro, para viajarmos. Como ainda não tem idade para sairem sozinhos torna-se angustiante para mim. Minha vontade era poder participar mais, poder aproveitar este periodo para sairmos juntos, almoçarmos, tomarmos cafe pela manha, coisa que com toda esta correria do dia a dia não posso fazer.

Quanto a colonia, acredito que quando tiverem idade não terei problema em deixa-los ir, mas depois de muita conversa.


O que tento fazer para diminuir esta deficiencia e sempre fazer algo diferente nos finais de semana, algo que todos na minha casa ficam satisfeitos.

Um enorme abraço a todos
Elaine
---
Filhos felizes , pais preocupados por ter que deixá-los sózinhos ou ainda filhos que preferem ficar na escola a ter que ficar em casa sem ter o que fazer a não ser apelar para os programas de Tv ou vídeo game , essa é a realidade dos períodos de férias,
Considerando que nem todos tem disponibilidades financeiras para patrocinarem colônias ou passeios ao cinema, ao shopping, etc. O que fazer com essas crianças então ?
Também gostaria dessa resposta .
Vejo minhas crianças alegres por que as férias estão se iniciando, mas sei também que isso durará muito pouco pois logo estarei ouvindo

_ Não aguento mais ficar em casa...

_ Quero que isso acabe logo...

_ Que chatice !


E por aí vai,

Lembro com gosto do tempo de minhas férias , e olha que eram exatos 3 meses (hoje são apenas 2), reuniamos os amigos da rua para brincar o dia todo, voltando tarde para casa pois aproveitamos até as noites quentes de verão para estender a brincadeira,
Os primos viajavam uns para as casas dos outros,
Quando podiamos ir a praia, geralmente na semana de Natal e ano Novo, rompiamos ás madrugadas brincando sem perigo algum.
Não me lembro de me dedicar a TV nessa época, e como vídeo game era artigo de luxo, quem queria ficar dentro de casa ?
Era pique esconde, jogar volei, Caçador, bang-bang, esconder no escuro, e tanta criatividade que dava até medo, uns dois ou três pregos no pé por férias e tudo bem,
Hoje se fossemos avaliar a vacina antitêtanica seria totalmente dispensável para as crianças .


Nos finais de semana nos dedicamos a levá-los a passeios, mas e durante a semana quando trabalhamos ?

Alguém aí sabe o que fazer ?

Beijos
Paty Bolonha
---
Concordo plenamento contigo Paty!
Também me lembro das minhas férais deste modo, com todas essas brincadeiras e sem medo de ficar na rua.
Agora todo final de ano é a mesma história, meu filho está louco para chegar as férais (aliás ele está entrando nelas hoje), mas não demora uma semana ele me diz "tô entediado", liga para o meu trabalho e pede "mãe o que eu posso fazer????" e eu fico muito angustiada sem saber o que responder.
Agora ele começou a jogar o tal jogo de RPJ com um grupo de amigos, cada semana é na casa de um. (ainda estou na dúvida sobre este jogo, muitas pessoas falam contra. É um jogo onde eles inventam personagens medievais geralmente, criam uma história, há personagens maus e bons...) mas e nos outros dias ele fica em casa olhando TV e na internet. Férias com os pais só 1 semana em janeiro.
Todos os anos é a mesma história não sabemos o que fazer....
Também peço uma idéia se alguém tiver....
Beijos
Aneli
---
sabemos que nossos dias sao corridos, que temos compromissos, horarios, coisas e mais coisas para fazer e o horario de ficar junto com a familia e com os filhos acaba ficando para trás....
mas sera que se nos esforçarmos um pouquinho nao conseguiremos encontrar uma alternativa.???????

será que nao nos habituamos a esta vida tao sem tempo para nada que nao buscamos nos modificar...meu marido sempre que digo para sairmos com meu filho, me lembra que tudo é caro, que para sair precisamos gastar...mas precisamos mesmo????

uma senhora mudou-se recentemente para a mesma rua que eu, ela deve ter uns 50 e tantos anos, e cria sua neta, a noite após ter arrumado tudo, ela sai para a rua e nos chama para ...acreditem se quiserem...pular corda, jogar peteca, voley, futebol, brincar na areia da construção, ela junta as mães e crianças da rua para pularem amarelinha, comer picoca na calçada...jogar conversa fora....

no começo estranhei, nunca ficamos na rua a noite...depois dela, os vizinhos se juntaram e construiram alguns banquinhos nas calçadas, cada noite ficamos na frente da casa de um dos vizinhos....

sao poucos momentos, mas que mudaram nossa forma de nos relacionarmos, inclusive com nossos filhos....

há no sesc atividades gratuitas para crianças em ferias, no sesi tb....

na casa espirita que meu marido frequenta eles farão a noite do pijama e meu filho de 06 anos vai participar.

se pesquisarmos, vamos encontrar varias oportunidades e lugares onde poderemos curtir junto com nossos filhos as ferias...


pq. falando a verdade...a maioria de nos encontra um tempinho para a novela, nao encontra?????

Um abraço a todos
Mi
---
É verdade. Às vezes administramos nosso tempo de uma forma tão egoísta, que esquecemos daqueles que estão em 1º plano na nossa corrida diária!

E o que realmente importa, nem é tanto a quantidade, mas a qualidade do tempo que disponibilizados aos nossos pequeninos!!

Todas as noites quando chego em casa, todas as tarefas que deveriam ser feitas ao longo do dia, passam a fazer parte da minha rotina noturna, e mais ainda só consigo fazê-las após brincar, e brincar, e brincar com a minha netinha de 1 ano e meio! Acho engraçado que ela quer a minha atenção integral, mesmo tendo a mãe ao seu lado!

Só lamento que a experiência e maturidade de hoje como avó, não tenha sido a mesma da época em que meus filhos eram pequenos...mas nunca é tarde para aprender!

Um beijo a todos!!

Rosana


Conclusão