Educar

211b – TEMA: Consumismo - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


CONCLUSÃO: Consumismo
Período: 21/10 à 28/10

O Consumismo foi tratado aqui nesta semana que passou de forma muito bem descrita, e a Patrícia nos contou um drama de sua família, que nos ficou constatado que educação não é tudo, onde estudar não adianta muita coisa se não tivermos aliado a isso um aprendizado de bons sentimentos, de discernimento e de desenvoltura com a vida em si.
O dinheiro nos prejudica quando o enxergarmos como uma arma de poder, de conseguir as coisas de maneira prática e rápida. Isso não deve de maneira nenhuma ser passado aos nossos filhos. Pois com certeza seremos suas vítimas quando chegarmos na fase idosa da vida.
O Espiritismo desenvolvido nos Centros, tem os seus trabalhos sociais e com isso, nossos filhos devem estar participando dos eventos sociais do Centro, onde conhecerão as realidades deste Brasil e aprenderão como devem praticar a Caridade no seu ato mais simples que é dando amor, mesmo que seja juntamente com uma parte material (sopa, roupas, etc).
Sentimentos como o de caridade é de suma importância para nossos filhos acompanharem a realidade brasileira sob as luzes do Espiritismo e dos colaboradores mais experientes do Centro, onde os demais setores da sociedade que às vezes são injustos em algumas questões do tipo, possa não alterar a formação do discernimento de nossos filhos.
Precisamos nós educadores, de formar uma base educacional sólida, convincente e sem mentiras, para que as demais opiniões vindas de fora não possa alterar tanto o modelo de consciência que queremos formar.
Claro que cada um de nós, tem a sua independência de pensamentos, mas falar sobre erros e mostrar na prática o que não dá certo, reforça com certeza o que o mundo nos oferece em decorrência da semeadura de cada um.
Nisso tudo, a Caridade é sim uma forte aliada para contrabalançar o uso do dinheiro e o consumismo que vem cada vez mais fazendo mais vítimas no país e no mundo.

Boa semana a todos e bom estudo.

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão