Educar

211a – TEMA: Consumismo - nossa conversa sobre

Márcio, fico contente que esteja tudo bem com você!
Mil vibrações de saúde...

Em relação ao consumismo , sabemos que a indústrica investe cada vez mais agressivamente em ações de marketing voltada para as crianças. E como nossos pequenos e jovens assistem televisão , os investidores e acionistas alcançam seu objetivo.

Precisamos estimular o sentido crítico das crianças, ensinando-lhes certos valores, e obviamente dar exemplo. Se não mudarmos nossos hábitos, não teremos condições de ensinar nossos filhos a serem consumidores responsáveis. Adquirimos coisas de que não necessitamos e as crianças e os jovens, percebem isso.
Vou citar uma experiência de uma amiga. Seu filho estuda numa escola particular, onde existe cantina e ela combinou com ele que daria dinheiro para comprar seu lanche só na sexta-feira, nos outros dias, ela prepara-lhe um lanche bem saudável. Eu achei bem bacana !

Bj.
Ana
---
Olá, queridos amigos.

1-Mostrandos os prós e contras.Sabemos que o dinheiro se faz necessário, mas
é importante sabermos utilizá-lo e precisamos dialogarmos com nossas
crianças sobre isso,analisando junto deles a diferença entre o que é
necessario e o modismmo(consumismo).

2-Através do exemplo, pois a todo momento estamos sendo observados por eles
nossas atitudes ensinam muito mais que palavras.

3- Devemos explicar para que serve nosso dinheiro, qual sua finalidade,
mostrando o esforço para adquiri-lo, acredito que se educarmos nossas
crianças desde pequenos, com certeza estaremos formando adultos conscientes.

4-Quando eles não conseguem ficar sem um produto que esteja sendo lançado
nos comercios. Um exemplo a onda do monento são os "Rebeldes", todas a
crianças querem poster, acessorios,brinquedos...Isso gera um consumismo em
massa , mesmo que inconsciente.

5- Como disse na questão anterior, muitas vezes nós adultos acabamos gerando
este consumismo.Devemos partir do principio de que nós devemos estar
concientes deste consumismo, devemos nos analisar, para podermos educarmos
nossos filhos de uma maneira consciente, mostrando a eles que podemos ser
felizes sem estar seguindo os padrões que a sociedade nos propoe.

Muita paz a todos!
Cristiane
---
Questões para estudo:
1 - Como trabalharmos a educação da criança e do adolescente com relação ao consumismo?
R. Pelo exemplo é o mais prático, apesar de termos N ofertas que atingem em cheio os jovens e crianças, somos nós os pais que temos que limitar, mas se nós não tivermos limites nesse campo nem para nós mesmos, como podemos exigir que os filhos entendam .
Vou plagiar uma lição bíblica que não tem haver com o assunto , mas acho que cabe aqui.
Seja o vosso sim unicamente sim, e o vosso não unicamente não .
Vejo pais (eu inclusive já fiz), muitas vezes "dobrados" e chantageados por seus filhos quando esses lhes falam não diante de um desejo de compra e diante de súplicas chorosas acabam abrindo mão.
Entregamos a educação dessa forma, não nos impondo o que nos trasformará em espécies de escravos dessas crianças,
Penso que em certos casos mesmo quando somos vistos como ruins e algozes, devemos manter a palavra para que não percamos a autoridade moral.
Precisamos antes de tudo agir como exemplos,


2 - Nós educadores que às vezes exageramos na dose das compras como ajudar nossos filhos se às vezes precisamos também de algumas mudanças de hábitos?
Tentar mudar nossos próprios hábitos , a teoria é palavra morta sem exemplos,
Quem sabe tentar um pacto com as próprias crianças , do tipo eu te ajudo e você me ajuda.
Estabelecer um objetivo maior e útil que vai depender da diminuição do consumo de supérfluos para ser concretizado. (planejamento estratégico)



3 - Como educar nossas crianças com questões como dinheiro de merenda e mesada? Como ensiná-las a gastar o dinheiro?
Estabelecendo limites e metas, dar a criança uma quantia X para que ela aprenda a administrar suas próprias finanças, e utilizar-se de exemplos como :
Olha se você quer comprar um carrinho que custa 30,oo , você vai ter de deixar de comprar chicletes e balas, e guardar até alcançar esta quantia.


4 - De que forma podemos perceber um consumismo exagerado em nosso filhos?
Quando você os dá uma quantia de dinheiro e eles gastam tudo no primeiro momento com bobagens , seja qual for a quantia conseguimos perceber essa tendencia.



5 - Há moda em geral (bandas de música, novelas, filmes, etc) podem "hipnotizar" e germinar o consumismo em nossos filhos? Como evitar ou pelo menos amenizar esta situação?

Fazer com que entendam que nem tudo é possível de ser adquirido, limitando seus gastos, mostrando que a pessoa não é o que tem mas aquilo que é em termos de moral.
Que a roupa, o sapato, o tênis de marca não faz a pessoa melhor por isso.
Que dinheiro é custoso ganhar mas fácil de ir embora.
Que tem pessoas que não tem nem o que comer, vestir ou morar.
Que podemos ter algum brinquedo mas não todos, porque aí não vai ter o mesmo sentido, e ter tudo se tornará muito chato.
Que os brinquedos que usam a própria criatividade e imaginação são muito mais legais do que os que funcionam sózinhos sem a participação da criança.
Criar brinquedos com a ajuda da criança como pipas, bonecas de vestir, jogos, amarelinha, brincadeiras de ação e em grupo como pular corda, pobre de marré, pega-pega, (isso exige a participação dos pais viu !)
Stop, etc.
Deixar que as meninas moças customizem (reformem e criem) suas roupas e sapatos mais velhinhos e façam seus estilos, elogie dizendo que aquela peça vai se tornar muito mais linda porque será exclusiva.
Não incentivar "peruices" como viver em salões de beleza ou comprar muitos produtos, porque a beleza verdadeira está no interior das pessoas.
Explicar que só o necessário é útil, que modismos tendem a desaparecer e serão coisas que jogarão fora com certeza e serão substituidos por outros e mais outros e assim o dinheiro será como se jogado fora.
Conversar muito sobre humildade, simplicidade, valores morais, etc
Negociar sempre .


Beijos

Paty Bolonha
---
Ah, lembrei também que temos sempre que prestar atenção se os nossos filhos não estão desejando coisas de mais por carência afetiva, ou seja querendo substituir amor por coisas materiais.
E a recíproca também é verdadeira , quando os pais tendem a cobrir os filhos de presentinhos, é por que estão ausentes demais.

Tenho um caso em minha família mas que sempre me serviu de lição , uma tia mnha que já faleceu , tinha uma condição material bem bacana mas que para mantê-la exigia muito do tempo dela e do meu tio, eles tinham 3 filhos que era totalmente supridos materialmente, chegavam a ganhar 3 brinquedos iguais de uma só vez, tinham tudo o que as grandes fábricas de brinquedo da época lançavam, estudavam em colégios ótimos e faziam todas as novidades que surgiam, tinham empregados para tudo desde que acordavam até o adormecer, e tudo mais.
Minha tia era uma excelente pessoa mas que já tinhado passado por necessidades e com isso era pouco preparada nesse sentido, queria comprar o mundo com medo de passar necessidades novamente.
Meu tio é uma pessoa fria, insensivel e extremamente materialista , tendendo até a um certo sovinismo, e egoista também.
As crianças tinham tudo mas nunca tiveram muito amor,
Resultado: Minha tia faleceu quando eles eram muito jovens ainda, e meu tio simplesmente abandonou os filhos a revelia, colocou-os em um apartamento e disse que se virassem por conta própria.
Essas crianças tinham muito embasamento de boas escolas, mas nenhum referencial de família ou de moral, foi como se lhes tirassem o chão .
Apenas um deles é que conseguiu dar a volta por cima e se formou médico, mas hoje é uma pessoa meio insensível, meio fria com todos, e meio materialista.
As duas meninas que hoje já são mulheres, comeram o pão que o diabo amassou, foram usuárias de drogas e alcool , tiveram problemas de bulemia, transtorno obssessivo compulsivo inclusive com problemas de consumo exagerado chegando a ter problemas com roubos por não ter como adqurir o que ela queria.
Hoje , depois de alguns tratamentos (que ainda fazem com remédios de uso diário como antidepressivos e antipsicóticos) já são mães, e tentam estabelecer uma vida mais digna, mas culpam sempre os pais pelos seus transtornos apesar de terem tido o acesso as melhores condições materiais na infancia e na adolescencia.

Abraços

Paty Bolonha
---
Educação Financeira
Ensinando as crianças a usar (e poupar) seu dinheiro


www.educfinanceira.com.br

http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=346



Controle das finanças...
Começa na infância

http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=189


Conclusão