Educar

211_ – TEMA: Consumismo - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


TEMA: Consumismo
Período: 21/10 à 28/10

Antes de tudo peço desculpas aos participantes da sala pelo atraso na postagem do tema, foi devido a um probleminha de saúde que graças a Deus está tudo sob controle.

Quando pensamos em consumismo lembramos logo de compras e de compulsividade. O consumismo é de certa forma uma compulsividade para determinadas situações onde teve de ser alimentada bastante para se tornar um ato compulsivo.
Estar sempre adquirindo coisas sem um devido controle e sem obedecer parâmetros e limites, é sem dúvida um sinal de compulsão para compras. Existem é claro pessoas que são consumistas, mas escondem o seu dinheiro para futilidades e coisas miúdas. Ou seja é o famoso pão duro, mas que não economiza ao trocar de carro e mantém uma relação de chamego com este carro. Mesmo sendo consumista de coisas caras não deixa de ser um consumista.
Com isso dá pra ver até aonde vai o consumismo, nem todos que ali estão no shopping são consumistas e nem sempre aqueles que não gostam de shopping não são consumistas. O consumismo muda de acordo com a necessidade da pessoa, com aquilo que cada um dá valor. Já uns são consumistas de bebidas alcoólicas, claro que nesta questão de bebidas alcoólicas temos também as influência de entidades desencarnadas, mas se o nosso consumismo também for de forma compulsiva e sem limites, podemos ter também a influência de entidades desencarnadas. Cada caso é um caso.


Questões para estudo:
1 - Como trabalharmos a educação da criança e do adolescente com relação ao consumismo?

2 - Nós educadores que às vezes exageramos na dose das compras como ajudar nossos filhos se às vezes precisamos também de algumas mudanças de hábitos?

3 - Como educar nossas crianças com questões como dinheiro de merenda e mesada? Como ensiná-las a gastar o dinheiro?

4 - De que forma podemos perceber um consumismo exagerado em nosso filhos?

5 - Há moda em geral (bandas de música, novelas, filmes, etc) podem "hipnotizar" e germinar o consumismo em nossos filhos? Como evitar ou pelo menos amenizar esta situação?


Quem tiver algum relato "dentro do tema" ou algo mais a acrescentar além das "questões para estudo", que fiquem a vontade para aqui descrever.

Equipe Educar - CVDEE
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão