Educar

210a – Tema: Família e Educação Sexual - texto

Eis, Lindinhos e Lindinhas, tudo joiinha?! 🙂
Encontrei o texto abaixo e estou colocando pra gente,tá? 🙂
tarde cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração

Sexualidade na Adolescência

Precisamos trabalhar pela educação sexual dos jovens, orientando-os a buscarem relacionamentos baseados no respeito a no amor, para que possam ter uma vida afetivo-sexual equilibrada a saudável.
Laylla Toledo
Revista Cristã de espiritismo
Ano 2 - nº 12 Pags. 12 - 15


Na fase da puberdade, o jovem se vê cercado de mudanças e descobertas. O período infantil vai ficando para trás e um novo mundo surge à sua frente. O corpo começa a produzir hormônios em grande quantidade, despertando o jovem para o sexo e amadurecendo o corpo da menina e do menino.

Os adolescentes são cobrados por sua postura em relação à sexualidade. Muitas vezes, o jovem é persuadido, instigado ou amedrontado, causando, não raro, dificuldades futuras no desenvolvimento de sua sexualidade. Esse mistério que se faz em torno do sexo provoca em alguns a privação, o bloqueio e a não-aceitação. Em outros, a curiosidade, a investigação e a vivência plena de sua qualidade criativa.

A sexualidade é uma passagem belíssima na vida do ser humano, desde que seja fundamentada no equilíbrio. E, para isso, é necessário que o jovem tenha acesso às informações corretas e a uma educação direcionada, situando a própria sexualidade como um campo fértil de conquistas espirituais e afetivas.

A sexualidade é natural, mas é um presente que deve ser cuidado com carinho e entendimento, pois envolve cumplicidade, generosidade, alegria, amor e respeito. É também uma porta para o amadurecimento emocional e a evolução.

Compreender os mecanismos não só do corpo físico, mas o que ocorre no psicossoma e com o espírito é fundamental. Somente assim a pessoa tem consciência sobre o que de fato é a sexualidade e a contribuição que ela nos traz.

"... o instinto sexual (...) é reconstituinte das forças espirituais, pelo qual as criaturas encarnadas ou desencarnadas se alimentam mutuamente, na permuta de raios psíquico-magnéticos que lhes são necessários ao progresso" (Evolução em Dois Mundos).

No momento íntimo de um casal, há a troca de fluídos sublimados de energia e amor, que invadem os campos áuricos do homem e da mulher. A troca irradia beleza, força e muita luz; a aura de expande. É Poe este e outro motivo que devemos incentivar a conscientização sexual. Ela só pode surgir através do amadurecimento, da responsabilidade e da liberdade de escolha .

O jovem busca essa compreensão, mas o que ele encontra são informações distorcidas e considerações que acabam interferindo na sua maneira de compreender e vivenciar este potencial. A sexualidade é inspirada por forças nobres de luz e é necessário assumi-la como parte integrante do crescimento espiritual, integrada com o ser humano e inspirada pela espiritualidade .

Educação Sexual

A educação é o fator principal que regulamenta as ações e a conduta do indivíduo, baseada nos ensinamentes do Cristo, nas leis do amor e do respeito. Compete aos pais transmitir aos filhos, em ambiente doméstico, a orientação sobre todas as tendências do ser humano. Eles são os primeiros professores e amigos que a criança tem.

Temos que educar a personalidade desde a mais tenra idade, para que a criança possa entender e manipular esta fonte inesgotável de estímulo e crescimento.

O período que vai da Infância até a adolescência é suficientemente longo para se educar e passar a orientação mais acertada. Ao educarmos nossos filhos, devemos inserir neles os sentimentos nobres do amor, respeito, discernimento e equilíbrio, ensinando-os a ter uma vida afetivo-sexual equilibrada e saudável.

Educação sexual não é explicar apenas os atos físicos, mas ensinar como manusear essa energia imprescindível em todas as realizações na vida. Os pais se tornam preparadores dos filhos, mas o complemento é feito posteriormente pelo trabalho dos educadores.

Através do dialogo, os pais devem transmitir uma orientação segura, com paciência, fé e muito afeto. E não delegar esta função à escola e aos meios de comunicação.

A família e toda a sociedade devem se comprometer num trabalho conjunto, para que a juventude não antecipe o inicio da vida sexual e não venha a sofrer mais tarde as conseqüências do mau uso e desequilíbrio das forças mentais e genesíacas.

Equilíbrio Afetivo

O equilíbrio afetivo começa a partir do momento em que a pessoa encara a sexualidade como urna forma de carinho e parceria. O amor deve nutrir todas as relações humanas, principalmente na intimidade de um casal.

Um encontro sexual sem qualquer sentimento afetivo, que tenha o intuito apenas de satisfação do desejo, provoca urna sensação de vazio interior, acompanhada de solidão.

A realização carnal efêmera gera dores profundas no ser e, como forma de resolver essa angústia, a pessoa se atira cada vez mais nas relações ocasionais, desperdiçando sua energia e afetando todo o complexo psicossomático. Neste momento, surgem as distonias do organismo, que clama por atenção e socorro imediato.

Somente o amor é capaz de reorganizar toda a estrutura psíquica e espiritual, acompanhado por uma disciplina regradora que coloca o ser centrado nele mesmo, dando maior atenção ao seu corpo e ao seu estado emocional.

A disciplina é o controle dos impulsos, evitando oportunidades de dar vazão ao desequilíbrio, como a freqüência de bares, casas noturnas e festas onde incitem este tipo de comportamento.

Quando se alimenta pensamentos e emoções lascivas, a pessoa acaba atraindo para si situações e energias degenerativas capazes de exaurir sua vitalidade e levá-la a incontáveis tipos de infecções generalizadas. Respeito, amor e alegria devem andar juntas quando se trata de sexualidade. Enquanto isto não for absorvido e incorporado no dia-a-dia, sempre iremos encarar a sexualidade como algo fugaz.

Amadurecimento

Estas são as informações que deveríamos ter da sexualidade desde a infância. E agora ternos a oportunidade de conhecê-la na sua essência e transmiti-la ao jovem, incentivando o debate e o estudo em grupo, abolindo todas as formas de coerção nesta nova proposta pedagógica.

Reprimir ou mistificar o tema só afasta o jovem de compreender a si mesmo e a oportunidade de lidar com a sua própria força criadora.

Incentivando a participação e o debate, estaremos aplicando um dos princípios do Espiritismo, que é o respeito à consciência alheia. O objetivo é criar a conscientização da sexualidade e ela só pode surgir onde exista o respeito e a liberdade de expressão. "A responsabilidade é uma flor delicada que só nasce no solo da liberdade" (Herculano Pires).

O inicio prematuro da sexualidade surge por causa de várias influências: informações distorcidas, círculo de amizades, ambientes freqüentados e através dos meios de comunicação. Vemos a precocidade sexual atropelando a fase do namoro, a respeito e o equilíbrio íntimo.

Somente um jovem sem formação familiar sólida e cristã é influenciável pela mídia e pelas opiniões dos colegas de turma. O combate ao abuso das propriedades sagradas do sexo é resolvido através do esclarecimento nas comunidades. A sexualidade não se desenvolve apenas em nível físico, mas principalmente no plano mental, pois é a pensamento que dirige a conduta e o livre-ar-bítrio do ser humano. Por isso é que existe a necessidade do diálogo e da reflexão.

O Amadurecimento é Gradativo

O amadurecimento sexual deve ser gradual e consciente, sem pressa nem atropelos. O jovem deve se conhecer, respeitar a si próprio e ao outro e amar. Isso faz, com que o namoro se torne mais leve, afetuoso o responsável.

Questões coma a virgindade, a masturbação, a paquera (a chamada "Ficar") afligem a consciência de alguns e provoca dúvidas em quem está com a sua personalidade ainda em formação.

Até que ponto isto é benéfico e a partir de onde é prejudicial? O exagero e o desequilíbrio podem se tornar patológicos num estágio mais avançado. Somente o bom-senso e a ponderação são capazes de indicar o limite seguro.

A supervalorização da virgindade foi considerada durante muito tempo coma sendo uma qualidade moral. Mas ela não pode ser valorizada a ponto de subjugarmos o valor pessoal de cada um. Ela só tem um significado positivo quando a própria pessoa tem noção de que não deseja ou se sente preparada para um relacionamento íntimo. E isso Significa o amadurecimento físico, mental e emocional. É a conscientização que torna uma pessoa madura e não o sexo.

Já a masturbação nunca deve ser um substituto da relação em si, nem como um aliviador de tensões. Sua única finalidade é a contribuição no aprendizado sexual, onde o jovem aprende a conhecer o seu próprio corpo e a lidar com as novas sensações. Ela é útil apenas no estágio inicial da puberdade e, sendo assim, não há necessidade de sua prática indiscriminada. Suas conseqüências poderão ser a insatisfação e a sensação de vazio anteriormente mencionadas, podendo levar até ao desequilíbrio psíquico e espiritual.

A paquera ou o "ficar com alguém" é, até certo ponto, um aprendizado que o jovem tem do si mesmo e da relação com as outras pessoas. É a partir daí que pode surgir um grande amor, iniciar um romance e todas as coisas bonitas que um relacionamento pode trazer. Porém, uma ressalva: a paquera só é benéfica e saudável desde que haja a respeito, a integridade o a responsabilidade. Ter uma relação sexual logo no(s) primeiro(s) encontro(s) é dar vazão aos instintos e se deixar escravizar pelo desejo. E esse caminho certamente o levará à angústias e à muito sofrimento. E um outro alerta: não se deve tornar um hábito "ficar com alguém" todos os fins do semana, muitas vezes utilizada como forma de resolver a solidão. O remédio para essa enfermidade da alma é a amor; o trabalho, a caridade e o estudo, não a satisfação sexual.

Aprender a se relacionar na sociedade faz parte do processo de crescimento e evolução. Na verdade, o relacionamento social é o primeiro passo em direção ao namoro e à constituição de uma família. Portanto, o equilíbrio afetivo e o amadurecimento são fundamentais.
Através do trabalho de Francisco C. Xavier, Emmanuel nos deixa as palavras que mostram as diretrizes básicas para o caminho suave da sexualidade, que são a educação, o emprego digno de suas funções, o controle e a responsabilidade. "Fora disso, é teorizar simplesmente, para depois aprender ou reaprender com a experiência"(Vida e Sexo).
(http://www.evangelho.espiritismo.nom.br/reportagens/sexualidade.htm)

Conclusão