Educar

209e – Tema: Família e educação religiosa - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Tema: Família e educação religiosa
Período: 07/10 a 14/10

Olá, amigos da Sala Educar!
Tudo em paz com vcs?
Como conclusão de nosso estudo dessa semana, iremos postar um texto da FEB, ditado pelo Espírito Bezerra de Menezes, que fala especificamente sobre a Evangelização Espírita, mas, que na questão que separamos, serve como reflexão para a tarefa de Educação Religiosa na família:

7. Que orientação os Amigos Espirituais dariam aos pais espíritas em relação ao encaminhamento dos filhos à Escola de Evangelização dos Centros Espíritas?

Conquanto seja o lar a escola por excelência onde a criatura deva receber os mais amplos favores da educação, burilando-lhe o sentimento e o caráter, não desconhecemos a imperiosidade de os pais buscarem noutras instituições sociais o justo apoio à educação da prole; e, assim, deverão encaminhar os filhos, no período oportuno, para as escolas do saber, viabilizando-lhes a instrução. Entretanto, jamais deverão descuidar-se de aproximá-los dos serviços da evangelização, em cujas abençoadas atividades se propiciará a formação espiritual da criança e do jovem diante do porvir.

Há pais espíritas que, erroneamente, têm deixado, em nome da liberdade e do livre-arbítrio, que os filhos avancem na idade cronológica para então escolherem este ou aquele caminho religioso que lhes complementem a conquista educativa no mundo. Tal medida tem gerado sofrimento e desespero, luto e mágoa, inconformação e dor. Porque, uma vez perdido o ensejo educativo na idade propícia à sementeira evangélica, os corações se mostram endurecidos, qual terra ressequida, árida, rebelde ao bom plantio, desperdiçando-se valioso período de ajuda e orientação. É então que somente a dor, a duros golpes provacionais, poderá despertar para refazer e construir.

Boa semana à todos!!

Equipe Educar - CVDEE
Lu, Rosane(em licença), Fúlvia, Márcio e Ivair
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão