Educar

208b – Tema: Família e educação social - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Tema: Família e educação social
Período: 30/09 a 07/10

Eis Lindinhos e Lindinhas , tudo joiiinha?! 🙂
Ficaram quietinhos quietinhos essa semana, hein?! Ah, Meninos e Meninas!! 🙂
A título de nossa conclusão, deixarei o texto de Iolanda Húngaro, no livro Família e Espiritismo, editora USE, ok?! 🙂

EDUCAÇÃO SOCIAL

Convívio Social

"A educação social constitui, realmente, a parte da educação moral: refere-se, especialmente, à relação dos indivíduos entre si e com a sociedade."

Tendo que viver em grupo, sendo um elemento de um todo, o indivíduo deve ser preparado par interagir, convivendo com seus semelhantes, respeitando um código de leis abrangente, referente ao mundo organizado em que vive, evitando, assim, choques que possam comprometer seu equilíbrio.

A aprendizagem social tem inicio na familia, primeiro grupo de que faz parte. É um grupo organizado, com hierarquia, deveres e direitos que precisam ser respeitados. É nesse grupo social que o individuo começa a assimilar padrões de comportamento que lhe serão úteis por toda a vida. Na família aprenderá a respeitar as autoridades - os pais; a trabalhar em regime de cooperação; a dividir o que é seu e de seus irmãos, desde alimento, roupas, brinquedos, etc. Aprenderá a desfrutar de seus direitos. Desta forma estará se preparando para sua integração na sociedade em que vive, capacitando-se para respeitar direitos de seu semelhante. É de grande importância para seu desenvolvimento harmônico esses primeiros anos de vidas, quando está se constituindo a base que vai direcionar a formação de sua personalidade. Se aprende a respeitar as normas de convivência na família, ser-lhe-á mais fácil, depois, como adulto, integrar-se na sociedade, pois as normas de conduta , as regras do bem viver, e as leis que regem a comunidade em que vive - seu país, e , até mesmo outros países - não lhe causarão estranheza nem aversão.
Sabemos que o individuo traz suas experiências de outras encarnações, que se manifestam através de tendências boas ou más. É responsabilidade da familia procurar conduzir este individuo nos seus primeiros anos de vida, educando-o para sua harmonização com os semelhantes.
Paralelamente à educação social há que se oferecer possibilidades ao desenvolvimento das potencialidades individuais. As características de cada um precisam ser respeitadas. E o educador, seja ele pai, mãe, professor ou outra pessoa qualquer, há que se preparar para essa difícil tarefa. Já dizia Durkheim que "cada individuo é um infinito e o infinito não pode ser esgotado". (...) As experiências do passado são preciosas quando analisadas à luz do presente, evitam, assim, que se incorra nos mesmos erros quando for o caso ou servem de ponto de partida às novas conquistas quando se constituíram de acertos.
A vida social, o intercâmbio constante com os semelhantes, o estudo, a busca do aperfeiçoamento trazem às discussões, nos grupos religiosos, nas comunidades escolares e, até mesmo no grupo familia, o resultado dessas experiências. Provocam ainda a análise deste resultado, por mais elementar que seja e , assim, acionam o processo evolutivo em que todos estão inseridos.
O homem, sendo um ser social, necessita de seus semelhantes para se desenvolver. E neste processo em que as gerações adultas contribuem com as experiências e os jovens com seu poder criativo, muitos conflitos são gerados. É necessário que os adultos estejam frequentemente em contato com o mundo naquilo que ele possa oferecer de melhor para não se tornarem impotentes diante da complexidade deste conflitos.
(...)"
Dia cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração

Equipe Educar - CVDEE
Lu, Rosane(em licença), Fúlvia, Márcio e Ivair
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão