Educar

207a – TEMA: A Família e a Educação Formal - nosso papo sobre

Oi gente linda e abençoada, faz tempo que não escrevo, peço desculpas por isso. Mas ai vai a minha opinião.
Eu fui criada nos moldes dos tempos antigos. Minha mãe sempre nos esinou que devemos respeitar os mais velhos, que devemos pedir a benção ao entrar ao sair, ao dormir e ao acordar. Sempre fiz isso, e meus irmãos também. Lembro quando eu era criança, nos íamos passear no interior onde morava a minha avó, e quando estavamos lá, a gente tinha esse hábito de tomar benção, seja de quem quer que fosse, só pelo fato de sermos crianças e eles adultos, as vezes eram pessoas que não tinham nenhum vínculo com minha avó ou com alguém da família. Isso era respeito, minha mãe dizia, pelos mais velhos.
Tenho duas filhas, uma de 6 anos e outra de 5. Perguntem se elas tomam benção de mim ou do pai. Sempre digo para elas, mais elas questionam. ELas só tomam benção quando vamos sair, ou as vezes quando vamos visitar a avó delas. Hoje as coisas mudaram, os valores são outros, já não vemos mais esse tipo de "respeito" pelos mais velhos, e talvez isso seja prejudicial, por que cria uma situação onde nossas crianças se tornam mal educadas. Tento da melhor maneira possível, explicar para elas que sempre deve se ter respeito, seja pelos pais, pelos avós, ou por qualquer pessoa. Respeito é fundamental, seja em qualquer situação. Espero ter sabedoria para ensinar esses valores do bem. Acho que é só. Beijos e abraços
Mara
---
01 - Vocês acham que a educação formal deve sofrer mudanças como tem realmente sofrido?
Na minha opinião a educação não sofreu mudanças, ela deixou de ser passada, ensinada. Mudança são bem vindas quando para a melhoria. Não sei se a preguiça, se a falta de vontade, se a falta de reflexão, mas deixamos de exercer a educação. Até entre nós mesmos... Quantas vezes você ouve um obrigado por ter dado passagem pra alguém que está apressado na rua? Quantas vezes as pessoas pisam no seu pé e se desculpam olhando em seus olhos? Quantas vezes vc diz bom dia durante o dia? E qdo está com raiva, quantos muito obrigado, desculpe, sorrisos, até mesmo perguntar como está sendo o dia do outro?!?

02 - A educação formal de hoje está mudando devido as mudanças no mundo?
A educação formal está deixando de ser ensinada devido as pessoas não se verem na responsabilidade de educar aos seus. O ser humano tem a mania de achar que os outros são responsabilidades deles. Não nos damos conta de que interagimos em todos os meios que convivemos. Os outros ao nosso redor também são responsabilidade nossa. O Exemplo reflete nas pessoas e acho que isso está em falta.

03 - Junto com estas mudanças estamos deixando para trás alguns valores praticados antigamente? Quais?
Valores são para toda e qualquer época. Antigamente, no meu ponto de vista tinhamos alguns costumes que praticávamos que hj já não se pratica mais, mas não acho que a falta destes costumes não é o que provoca a falta de educação no mundo. Tudo sofre mudanças. Deve, pois aquilo que não se adapta morre com o tempo. Talvez tenha sido isso. As pessoas não se reciclaram, não conseguiram acompanhar a evolução do mundo e por acharem que não precisam de ninguém deixaram a educação de lado... Refletimos o nosso meio e vemos reflexo do que somos ao nosso redor...

04 - Da educação formal de antigamente o que deveria voltar a ser aplicado nos dias de hoje?
Da educação formal e antiga o respeito ao dialogar com as pessoas, o tratamento entre pessoas, a preocupação com o próximo... O comprometimento com horários e responsabilidades.


05 - O Espiritismo por ter vindo de classes de maior poder aquisitivo pode ajudar neste processo de ensinar uma boa educação aos seus doutrinados? (Lembrando que antigamente (época de Kardec) os ricos tinham mais chances para estudar e assim adquiriam nas escolas uma boa educação).
O Espiritismo veio para dar rumo ao que está desencaminhado. Veio para os de classes com melhor poder aquisitivo pois estes teriam mais facilidade para a assimilação, divulgação da doutrina, mas assim como o Mestre ele é o lenitivo para todos aqueles que precisam de consolo... a classe por onde houve a divulgação foi apenas o meio que o plano superior achou para alcançar as classes menos afortunadas...
Cida
---
Respondendo a quinta questão,quero dizer que: A questão da classe social é
secundária,pois, o entendimento da educação em si depende da evolução do
espírito,creio que há pessoas humildes que descorrem um tema seja ele qual
for, de maneira desembaraçosa,e nem isso, muitas crianças,de classe pobre
são mais bem educadas,que uma criança de uma situação melhor em termos
finanseiro.Quanto a divulgar a doutrina, posso dizer que a ajuda de uma
classe mais privilegiada ajuda muito , mas ainda não é excencial,pois
continuo a dizer que,depende da boa vontade ,e da evolução de cada um.
Valéria
---
Bom dia!
Falando da Questão 5 condiz com as condições que o Espiritismo foi difundido entre a Humanidade, o Plano Superior sabia que não poderia ser de outra forma que o conhecimento chegasse aos pobres.
Se voltarmos na estória Bíblica, Moisés, que nos trouxe a primeira revelação, foi filho de criação do Faraó. Sua mãe de criação, a mulher do Faraó, fez questão de lhe dar a melhor educação possível. Afinal ele era o filho do Poderoso... E com o conhecimento e habilidade que ele adquiriu, aliada a fé que tinha no Deus único conseguiu libertar o povo, conduzir uma multidão pelo deserto. Se Moisés não tivesse o conhecimento que tinha, não conseguiria atingir o objetivo do alto. O Plano Superior se utilizou da classe social de melhor poder aquisitivo para libertar o "Povo de Deus".

Na divulgação do Espiritismo, quando Kardec percebeu da necessidade e da responsabilidade da codificação das mensagens do alto, o Livro dos Espíritos, ele se utilizou de todo o conhecimento que possuia e que adquiriu nas condições de vida que ele tinha. Melhores escolas, a melhor formação, coisa que outra pessoa em classe social com baixo poder aquisitivo não conseguiria. Não consigo dizer em datas, idades, mas a estória do Prof Devail Denizard (me corrijam se escrevi errado o nome do Prof que mais tarde ficou conhecido como Allan Kardec) se formou na escola de pedagogia e era um aluno tão exemplar que acabou por ser escolhido a lecionar pro volta dos 18 anos... Tinha conhecimento em várias áreas, escreveu vários livros pedagógicos e se utilizou da forma mais fácil para o entendimento da codificação do Livro dos Espíritos: Pergunta/Resposta. O plano Superior sabia que esta seria a maneira mais prática e a melhor difundida da 3ª revelação. Ele através de experimentos com cientistas renomados, famosos, que obtinham alto poder aquisitivo, que crédito se teria os primeiros contatos da sociedade com esta Doutrina?!

Não que a palavra de Deus não devesse ser difundida entre os menos afortunados, mas pq deveria efetivamente ser difundida que o Plano Superior sabia que o meio de começar não seria pela classe de maior poder aquisitivo.

Entendo o que a educação independe de classe social. Com toda certeza e assino embaixo. Pobreza nada tem a ver com falta de educação. Já trabalhei com crianças e convivo com pessoas de várias classes sociais. Se analizarmos o que têm status social, poder aquisitivo poderemos observar que é uma prova para o espírito tão grandiosa como a pobreza de bens materiais. Os espíritos que retornam nesta vida nas condições de alto poder aquisitivo têm como metas o aprimoramento moral, a reedistribuição de renda (da que foi lhe "emprestada") e outros que nos fogem a percepção, mas temos de convir que se as Leis Universais não nos fossem passadas pelas mãos dos melhores instruídos, não teríamos condições de acesso.
Afinal quais as condições de acesso os pobres têm?!?!

Na questão das condições de classe social de poder aquisito o Livro dos Espíritos nos diz na questão 918 - Se Deus lhe deu poder e riqueza, vê essas coisas como um depósito do qual deve fazer uso para o bem. Não tira disso nenhuma vantagem, porque sabe que Deus, que os deu, pode tirá-los. Se a ordem social colocou homens sob sua dependência, trata-os com bondade e benevolência, por serem seus iguais diante de Deus; usa de sua autoridade para elevar-lhes o moral , e não para esmagá-los com seu orgulho...Quando nos referimos a educação ela é o guia para uma adequada vivência entre os seres humanos.
Quanto à educação:

Na questão 685a a definição de Educação é: ...porque educação é o conjunto dos hábitos adquiridos

Então para concluir reflitamos verdadeiramente o pq do mundo estar nas condições que se encontram moralmente. Se educação é um conjunto de hábitos adquiridos e se Deus deu a riqueza e o poder como um depósito para que se faça o bem, onde a humanidade está errando? Dizem os espíritos que no Orgulho e Egoísmo.

Na minha humilde opinião a falta do conhecimento das Leis Universais, do relacionamento íntimo de cada com o Pai e a nossa falta de Educação Moral, nos encaminha para um mundo de violência, desrespeito, desconfiança, insegurança, medo, pavor...

Pensemos na situação em que nosso País vive hj. Eleições 2006... Quantas mentiras? Quanta corrupção? Quanta falta de ética? Quanto egoísmo? Pq tudo isso? O que nos falta? Coragem pra dizer que não queremos mais viver assim? Ou como no programa do Fantástico: E eu com isso? Ouço outras pessoas dizerem: "Ah! Enquanto não mexerem no meu (salário)", mas não se dão conta que: o Brasil, nosso País. Imenso! Que gera muito dinheiro. Mas e nós temos que pagar 1/3 de tudo que consumimos em impostos e o que recebemos em troca? Ou melhor o que ainda pagamos para sobreviver? Convênio Médico e odontológico, escolas particulares, conserto de nossos carros pq os buracos acabam com a suspensão. Seguro contra roubo, afinal ninguém está isento do perigo que ronda... Pagamos por nos trancarfiarmos em nossas grades de ferro, pq um ladrão poderá entrar?

E a educação do povo? No trânsito? Que povo educado! Passa farol vermelho e ainda acha q tá com a razão! E nos ônibus. Assentos reservados para Idosos, pessoas com crianças de colo, portadores de deficiência física. Pra quê? Senta um ser humano lá e ainda finge q está dormindo... ai de vc se falar pra ele dar o lugar pra uma senhora que está próximo... Digo pq já vi. O cara começou a gritar que estava esperando que alguém desse o lugar, e que estava atento para a falta de educação dos outros... ai, ai, ai... povo. Detalhe: Ele estava no lugar reservado... Na minha opinião o ônibus inteiro deveria ter em todos os bancos a placa de prioridade para todos os casos "especiais". Ao invés disso, eles diminuiram o tamanho dos assentos, dos ônibus, dos corredores, e até o número de ônibus que circulam para mais pessoas virem em pé, arroxadas umas nas outras. Pq? E o lucro das empresas onde fica? Ao menos aqui em SP é assim... E ainda chama de transporte público... Quem deveria bancar é o governo e não empresas privadas...

Passe por alguém e esbarre em uma rua? Tem que fingir que é surdo... pq senão vai ouvir palavras que ferem... E qdo vem uma senhora com sacola pesada? Ou com as mãos cheias? O que fazemos? Sempre estamos mais ocupados... Ou ficamos com medo da pessoa achar que vamos roubá-la... A pessoa pode até recusar, mas daí vamos fazer a nossa parte...

Os papéis de bala? Os sacos plásticos, restos de comida? Jogamos onde?

E isso não é somente os pobres não!!! Já vi muita gente de alto poder aquisitivo q são verdadeiros poço de falta de educação... Chega comove...

O Japão é quantas vezes menor que o Brasil? Mas é uma das maiores potências do mundo? Pq? Será que pq têm uma cultura milenar espiritualista? Será pq têm hábitos considerados rígidos para as demais sociedades? Como não beber na rua independentemente do horário. Como não permitir estrangeiros sem visto legal. Leis severas para os presos que mesmo sendo estrangeiros têm que trabalhar para poder pagar a sua pena. E que não têm moleza, nem regalias.

Será pq eles ensinam as suas crianças desde pequenas que elas têm responsabilidades e deveres para com o próximo? Será pq dentro de um país de pequenas dimensões eles criaram leis que pensam no bem estar de toda uma população? Será pq depois da bomba de devastou o país eles se deram conta de que precisavam dar a volta por cima?

Isso deve começar em nossas casas com toda a certeza, mas fico horrorizada com a educação que vejo das nossas crianças...
Procuro conversar muito com o meu filho e me atentar ao exemplo que lhe dou... Chamo a atenção até dos meus pais por isso... É muito difícil... mas façamos a nossa parte...

Quem já assistou o filme Vida de Inseto? Tem uma grande lição moral. Penso que é um exemplo para nós brasileiros...

Se eu não parar por aqui, não consigo trabalhar hj.

Um abraço a todos...

Cida
---
Estimada Mara Ines, Bom dia!

Pedir benção aos mais velhos, é exemplo retornável entre familiares.Ajuda na coesão, tal atitude que devemos aos mais velhos.Mas,objetivando integração social, que coexista formalidade c/informalidade,pois a educação vem como ação direta ou induzida entre familiares; ou seja, é uma intervenção no hábito, numa atitude, numa forma de expressão e tb é um processo interativo quando os participantes agindo em liberdade, aprendem a tolerar, a apoiar, a sentir até onde deve ir tal liberdade.Para tanto, é importante estimular que os filhos expressem como foi seu dia na escola, tanto quanto os adultos façam o mesmo em relação ao trabalho e outras relações cotidianas. Saudar um ao outro no despertar do dia com um abraço, é ótimo! Firmar compromisso de um sarau artistico e de leituras comentadas, é ótimo! No tempo de Kardec, intelectuais reuniam-se inclusive para as experiências que mais tarde fizeram originar a mediunidade com racionalidade, superando a curiosidade.
A participação de espíritas na vida comunitária( ambiente escolar,e outros coletivos)pode ajudar introduzir na escola, palestras de caráter ecumênico,onde mostrem biografias dos benfeitores da humanidade, por exemplo.

Conclusão