Educar

205a – Tema: crescimento familiar saudável - nossa conversa sobre

Célula comunica-se c/ seu entorno, trocando algo entre seu ambiente c/ o outro.Se isto ocorre em equilíbrio, ela cresce saudavelmente até o ponto em q o núcleo celular altera-se ao mesmo tempo q promove alteração do conjunto, até dividir-se.Para se multiplicar, ela se dividiu.Deus concede a base, o inicio, mas o individuo por meio do q acelera e do q freia, busca próprio caminho.Sintonia e dis-sintonia; sim e não; ocorrem no aprendizado da escolha, na razão entre ação/reação.Quanto mais instintiva é a ação,mais o Ser necessita sentir a reação.Neste sentir pluriexistencial, desenvolve-se a comunicação entre o Ser e o seu entorno.Entre os humanos, o ambiente é sócio-ambiental, ou seja físico/biológico/psíquico.A riqueza do conviver, consiste na identificação do q é comum e do q é diferente; união ou desunião,o q tirar para a evolução essencial?O q mais pesa? a matéria ou ambiente ou o espírito? Fome,sede, doenças/ atributos espirituais; adversidade material + adv.pela condição espiritual, exigem maior valoração dos atributos de quem sente.Maior libertação dos instintos, > inteligência do sentir > capacidade de comunicar, dividindo-se compartilhando c/ o outro.
Para a condição encarnatória da maioria dos terráqueos, a construção de algo em comum sob o regime de cada um respeitar o limite do outro, é o minimo exigível para pouco a pouco darmos prova daquele amor que nada espera do outro, pois do mesmo modo que o 1º sentiu-se livre para amar e quer a sustentabilidade de sua libertação pelo amor, coerentemente quer a liberdade do outro.
Obrigado pela participação!
Do samideano,
Neider
---
Bom, nesse assunto, não sei muito o que dizer, pois venho de um lar desfeito, meus pais se separam muito cedo, deixando eu e meu irmão a deriva.
fui criada por minha tia, e meu irmão por minha avô doente e cançada(velha)
mas um ser humano único, maravilhosa, so hoje observo quão era sábia.
Me casei aos 21 anos de idade, pensei que fosse ser muito feliz, e com isso construir uma bela família, mas deu errado, e hoje não tenho filhos, mas ainda tenho o desejo de me casar e formar uma família feliz, pra isso sei que é excência, duas pessoa que tem o mesmo objetivo, para que os filhos sejam saudaveis, e desde cedo ensinar-lhe a amar a sim mesmo, e ao proximo.
Alexandra
---
Respondendo questões

1 - O que podemos entender por Crescimento Familiar Saudável?

Para o meu modo de ver é a manutenção de situações do cotidiano dentro de padrões estáveis e por nós considerados saudáveis. Exemplos: Vida conjunta, manutenção de conversar em tons amigáveis, reuniões familiares diárias, discusssão dos problemas em família, passeios e obrigações da casa divididas de forma que todos possam ajudar e responsabilizar-se pela tarefa...

2 - Qual a importância da Comunicação nesse Crescimento?
Considero a comunicação de vital importancia, senão como poderemos manter um bom padrão de relacionamento?

3 - E do Exemplo?
O exemplo é essencial, pois não adianta achar certo, exigir o certo e não praticá-lo!

4 - E do Carinho?
Carinho é comunicação, dizer ao outro " gosto de você " não é facil, mas é importante pois que não gosta de se sentir amado?

5 - Como fazer para nos comunicarmos de maneira adequada?
A comunicação no meu modo de ver tem que ser diária ou pelo menos assim que possível e nunca se esquecendo que o momento oportuno não deve ser deixado para lá. Aparar arestas e se colocar sempre evita transtornos maiores.

6 - Como podemos ter certeza se estamos efetivamente exemplificando aquilo que falamos?
A certeza deve vir de dentro da gente. Na nosssa luta diária de mudança interior podemos constatar até que ponto falo e exemplifico memo.

7 - E o Carinho, sabemos definir bem o que é? Como diferenciar o que é carinho verdadeiro daquilo que é superproteção ou projeção de nossas angústias e desejos nos familiares?
Isto é um dilema! Saber os limites sempre é difícil, mas aí entra a divisão de pensamentos entre os pais e colocado o tema em discussão poderemos tentar uma linha média adequada.
Abraços Cleonice
---
Sobre o carinho.



Esta semana estava tentando fazer com que a minha filha,que vai fazer 4 anos, entendesse que ela precisa me respeitar, obedecer e que não deve gritar ou chorar sem motivo. Então no final de minhas explicações mostrei 2 dedinhos e disse para cada um deles:

1 – não chorar sem motivo ou gritar;

2 - ser obediente



Pouco tempo depois ela virou-se para mim, mostrou 3 dedinhos e disse: “Mamãe, 3 dedinhos: beijinho, amor e carinho!”



Nesse momento fiquei sem ação. Ela me mostrou, mesmo sem querer, que com beijinho, amor e carinho eu teria como conseqüência “ não chorar sem motivo ou gritar” e “ser obediente.”

As crianças sempre nos surpreendem!

Melissa

---
De fato, junto da surpresa da garotinha eis a lição: sentir o coração do outro implica em abraçar, como se há muito não se encontrassem, para quem retorna ou se despede para uma viagem.Quando criança, minha esposa rememora o carinho que sentiu ao ser levada ao colo.Junto do contato fisico está toda a vibração amorosa.Vivemos envolvidos e imersos no grande oceano de vibrações que não registramos,mas que sustenta a vida.É preciso todo um auto-condicionamento para agirmos dando Sim à vida.
Neider

Conclusão