Educar

202a – Tema: Plaanejamento Familiar - nosso papo sobre

Que boa abordagem!

Às vezes me sinto um pouco culpada por dizer que não gostaria mais de ter filhos, e que se os tivesse seria pelo meu marido ou pela vontade de nosso Pai Maior. Tenho uma filha linda que não planejei, e veio nos trazer muita alegria! Engravidei com 1 ano de casada! A minha filha tem 4 anos e digo que se fosse por opção não teria mais filhos (apesar de achar que são tudo de bom!), pois acho que não me saí tão bem no papel de mãe no quesito paciência! Amo demais a minha filha e fazemos muitas coisas juntas...mas não tenho paciência com pirraça ou até mesmo para brincar de casinha. Eu a amo muito e expresso isso de várias maneiras...mas ficar brincando de casinha.... não é meu passatempo predileto! Diante disso acho que não teria mais filhos, por não saber corresponder a estas criancinhas lindas que chegam para vc e dizem: “mamãe eu sou a mãe e vc a filha!”. Tão lindo e eu me sinto culpada por nunca querer brincar!



Mas sempre deixo claro, que se nosso Pai Celestial o desejar, se for necessário para minha evolução ou de minha família, e eu engravidar ficarei muito feliz!!! Não uso método contraceptivo confiável e sei que posso engravidar a qualquer momento. Mas não o faço por vontade própria ...não no momento.

O meu marido deseja outro filho,mas ainda não decidiu quando...enquanto ele não decide o quê quer eu vou enrolando, pensando e tentando me animar para, por vontade, própria receber mais um ente querido em nossa família!

Obrigada,Melissa

---

Olá amigos, amei o tema....... tenho quatro filhos e não foram exatamente planejados, penso que se eu tivesse planejado tudo direitinho..... teria
dado uma educação melhor para eles... pois quando se é mãe muito nova, sem experiência os filhos sofrem também... hoje aos 44 anos acho que ser mãe deveria somente acontecer apos uma certa maturidade. Estamos aqui para evoluir, eu sei, mas educar filhos hoje está muito caro. Meus filhos tem 24, 21, 17 e 15 anos.... mas não posso dar um boa educação a eles, eu digo isso financeiramente, pagar uma faculdade... se fosse só um, não teria problema mas 4 é tudo multiplicado por 4... Mas acho que ter filhos é uma coisa linda e maravilhosa, amo meus filhos.... mas ainda penso que se eu tivesse tido menos filhos poderia dar uma educação melhor a eles.... dificil isso..... doí saber que não podemos dar uma educação de qualidade.... tudo caro..... quando chega época de faculdade então, vixxiiii....... essa é minha opinião.......
Cida Belo
----

Bom dia!
Foi muito bom este tema.Assim como a Melissa tenho muitas
dúvidas.Porque fico dividida entre as cobranças das pessoas na matéria
e o que já provavelmente planejamos no plano espiritual.Tive no meu
casamento uma gravidez tão planejada e desejada que engravidei de
gêmeos.Lindos queridos maravilhosos, hoje com 10 anos.E acho que
sempre fui muito boa mãe, sempre cuidei deles praticamente sozinha.Eu
e meu marido nos separamos qdo nem tinham 2 aninhos.Após 4 anos
comecei um relacionamento novo, mas era uma decisão definitiva na
minha vida q ñ mais teria filhos por não saber administrar bem essa
questão de filhos longe de pai e/ou mãe.Tomava em vez de 1 comprimido 2 por dia.Mas foi minha surpresa qdo soube q estava grávida.Tive muito medo, apesar de em nenhum momento ter pensado em interromper a gravidez, jamais teria coragem.Não condeno ninguém por faze-lo pquecada um sabe de suas proprias difculdades, mas eu não me aceitaria. E hoje tenho uma linda menina, que é só felicidade, um verdadeiro encanto e não consigo imaginar minha vida sem ela.Também tenho meus vários momentos de impaciência, dou os meus gritos. É no centro espírita q me dei conta q preciso trabalhar a virtude da paciência, e estou fazendo.Mas apesar disso sei que amo muito os meus filhos e que eles me amam i isso torna todo o resto muito menor, tudo é superável qdo se tem amor.E se precisavamos nos reunir nesta vida e Deus nos auxiliou neste caminho temos que orar muito para q tenhamos
perseverança de seguirmos com amor até o fim para nos libertarmos tbém em nome do AMOR. Porém, e se me acontecesse de engravidar novamente teria muito medo novamente. Qdo estava grávida fiz um trabalho no centro espírita para o bebe e em um dia uma outra criança se
manifestou dizendo que ela queria nascer e queria que eu fosse a mãe
dela e que ela iria ficar esperando a hora.Só q eu fiz ligamento.Mas
sei q se tiver que acontecer nada poderá impedir.tenho dúvidas
bjs
Jaque
---

1 _ O que vocês pensam sobre o planejamento familiar?
Considero importante o planejamento familiar pois no Brasil seria necessário um controle de natalidade, visto que quanto menos recursos, educação, saúde e estabilidade financeira, maior éo número de famílias enfrentando problemas graves.

2 _ Acreditam, assim como algumas pessoas, que é _crime_ planejar a
quantidade de filhos e, até mesmo, se deixará de tê-los?
Discordo, pois crime é tê-los sem condições de dar educação e uma condição digna de vida perante a sociedade.
>3 _ Na visão de vocês, qual seria o planejamento familiar ideal?
No meu ponto de vista o planejamento ideal é quando se tem uma estrutura familiar equilibrada, com diálogo e muito amor é claro, além de estabilidade financeira.
Janaina

---

Eu sempre tive esse pensamento e já fiz vários pré julgamentos em
relação a pessoas que sem condições financeiras suficientes não
paravam de por filhos no mundo. Até que ouvi de uma pessoa mais
espiritualizada me explicou que não devemos nunca julgar, pois fora os
que realmente têm filhos com irresponsabilidade devemos entender que
tem aqueles que são grandes almas estas que mesmo sem recursos,
passando necessidades dão oportunidades a muitos que necessitam
retornar para a sua evolução e as dificuldades fazem parte dela. Se as
oportunidades reencarnatórias dependessem somente das classes de maior
poder aquisitivo que lento seria o processo e na maioria das vezes por
puro egoísmo, do medo de que vai faltar alguma coisa por ter q dividir
o q se tem com mais uma boca.
Bjs
Jaque

---

Olá a todos,
É a primeira vez que participo e adorei o tema.
Acho que muitas vezes paramos pra planejar muitas coisas e acabamos perdendo "tempos" maravilhosos na nossa vida. Realmente a vida acaba ficando cara quando se pensa em filhos e como queremos dar tudo a eles, principalmente uma boa educação. Eu tenho uma filha de um ano e cinco meses e hoje vejo que deveria ter filhos antes - tenho 32 anos - sabemos, eu e meu marido que a energia da casa é outra depois que ela chegou.
Não acho que seja crime nenhum planejar ou deixar de planejar. Esse também é um poder que não temos. Muitas vezes as pessoas evitam ter filhos, mas mesmo assim eles acabam por vir. Deus sabe o que faz.
Eu também não sou uma mãe muito paciente, dou meus gritos também (assim como a Jaque). Mas tenho me esforçado muito para ser uma boa mãe e esposa - também dou meus gritos com o marido, já que ele não ajuda muito em casa e com a nossa filha. Realmente a paciência é uma virtude que também espero alcançar.
Mas enfim, acredito que todas essas coisas estão nas mãos de Deus. Vemos tantas famílias carentes que criam seus filhos tão bem e pessoas muito ricas que não sabem o que fazer com os seus. Planejados ou não, os filhos são o maior presente que podemos ter na vida.
Muita paz a todos.
Marina
---

1 _ O que vocês pensam sobre o planejamento familiar?

É importante sim, a família deve ter consciencia das suas possibilidades de suprir seus membros não só materialmente mas também psicologicamente.

Apesar de acreditar que as famílias se constituem no "céu" (brincadeirinha) , se constituem no plano reencarnatório, ainda assim temos que lembrar a questão do "livre árbitrio". Se não nos sentirmos preparados para enfrentar aquilo a que nos propusemos é melhor que adiemos esta provação, isso não podemos saber pois nossa consciencia espiritual não nos conta exatamente quantos filhos nos dispusemos a ter não é mesmo ? Mas se temos a consciencia de determinado nº de filhos que pretendemos ter ou não ter, talvez seja isso mesmo a que nos dispusemos.

Quanto as formas de prevenção anticoncepcional acho que cada casal deve conversar a respeito e escolher a sua , uma decisão recíproca aproxima o casal, e divide a responsabilidade no caso de uma possível "falha". O planejamento familiar deve sempre ser feito pelas partes envolvidas



_ Acreditam, assim como algumas pessoas, que é _crime_ planejar a quantidade de filhos e, até mesmo, se deixará de tê-los?

Cada um conhece suas possibilidades, seu preparo (inclusive espiritual), por isso não acho que seja "crime" .

3 _ Na visão de vocês, qual seria o planejamento familiar ideal?

A mesma resposta acima, mesmo quem tem condições materiais deve analisar as condições "Psicologicas".

4 _ Algum relato, ou texto, dentro do tema? Poste aqui!

Tenho 3 filhos, quando era adolescente sempre sonhava com 3 crianças e me lembro que dizia a elas que logo viria buscá-las . Quando namorava meu esposo pensava que 3 filhos seria ideal, engravidei da primeira sem planejar pois ainda não estavamos casados, mas correu normalmente e apesar das dificuldades de um ínicio de casados já com filho, foi uma felicidade só, e aos trancos e barrancos nos viramos como pais de primeira viagem, já o do meio veio bem planejadinho inclusive a data de sua concepção, quando tivemos o segundo pensamos que dois era o número ideal pois ainda não tinhamos "materialmente" aquilo que achavamos necessário dar aos nossos filhos, uma boa casa, uma escola de bom nível, e tudo mais que uma criança precisa. Mas no decorrer de quatro anos conseguimos construir uma casa maior, a empresa começou a prosperar, e para nossa surpresa veio a "terceira alegria", acho que Deus deu a sua mãozinha para as coisas irem bem, para que a nossa "fofuxa", que certamente. como contei no ínicio dessa história estava esperando sua vez para que fossemos buscá-la . São nossos maiores tesouros, nossa felicidade e só tenho a agradecer ao Pai. As vezes eu penso, que Mundo estou deixando para esses filhos , será que não exagerei no nº? Mas tenho certeza que eles tinham que vir e fazê-los crescer moralmente bem orientados vou tentar fazer enquanto estiver com eles.

Beijos

Paty Bolonha

---

Crime é uma palavra muito pesada, planejar é necessário, precisamos "apenas" de autoconhecimento para saber a melhor hora, que na verdade será relativa a cada individuo.
Endenda-se melhor hora como a que se está preparada(o) emocionalmente e não financeiramente.

Sheila
---
Oi gente, tudo bem! Que a luz divina de Deus esteja com todos. Bom, adorei o último bate papo, aliás adorei ter conhecido todos vocês, é tão bom ter com quem conversar e contar nossos "causos". Bom, quanto ao tema desta semana:
1- Acho que na atual situação em que vivemos, de violência, de falta de emprego, de perspectiva, não dá pra ser como antigamente, que se tinha filhos a Deus dará. É bom planejarmos nossos filhos, apesar que independente de minha vontade ou de qualquer pessoa, deve-se prevalecer a de Deus.
2- Não considero que é crime deixar de planejar os filhos. Como disse, estamos num momento tão adverso, que acho que o bom senso é ideal em todos os assuntos da vida, e por que não ao se deixar de ter tantos filhos, agora quanto ao deixar de tê-los é de cada um decidir isso, se você fez a opção em não engravidar tudo bem!. Só assuma isso perante o Pai celestial quando Ele lhe questionar, né!
3- Pra mim, o ideal é até três, passou disso é complicado na hora da escola, da alimentação, do vestuário, porque você deixa de atender as necessidades das crianças em alguns aspectos, porque simplesmente você não tem condições financeiras para isso. Tenho duas filhas, e já operei para não ter mais. Mais antes delas nascerem eu tive dois abortos expontâneos, e um deles foi através de cesária, bom aí descobri que sou hipertensa gravítica e e só me restou ter elas duas(foram cesárias também). Creio que se fosse possível, eu tentaria mais um menino, mais não deu. Bom, a questão é que que trabalho para poder suprir as necessidades delas, e há momentos em que elas me pedem alguma coisa diferente, e eu simplesmente não posso comprar,porque o meu salário não permite, então se fosse 4, 5, ou até 6 filhos, não seria pior?
4- Agora, vou contar um "causo". Tenho uma colega de trabalho que tem 42 anos e nunca casou ou teve filhos, aí ela conheceu um rapaz e comeceram a morar juntos. Bom, ele é esteril, não há como gerar uma criança. E ele era louco para ser pai, ela nem tanto, mais o amor falou mais alto e eles adotaram uma menina, assim que ela saiu do hospital, a mãe biológica de apenas 16 anos (era já a segunda filha) entregou a pequena Ana Lídia para eles.Tudo lindo e maravilhoso na primeira semana, era novidade, os cuidados, as noites mal dormidas, etc...aÍ, passou-se um mês a pequena Ana Lídia já gordinha, já acostumada com seus novos pais, e a bomba, minha colega entrou em depressão pós-parto, dá pra acreditar!. Simplesmente pegou um abuso na nenê, não que mais cuidar dela, pirou, disse que não iria mais voltar para casa do marido e que ele arranjasse alguém para cuidar dela. Quando eu cheguei no trabalho e ela me contou o que estava sentindo, eu achei graça e disse pra ela, que isso era normal, ela tinha uma rotina, e simplesmente mudou tudo com a chegada na nenê. Mais graças a Deus, e também do marido dela, ele é espírita, conversou com ela e tentou acalmá-la, e disse que ela pensasse bem na situação, pois a Ana Lídia precisava dela pois já havia sido rejeitada pela primeira mãe, e agora pela segunda! Bom, rezei por ela e pela pequena Ana Lídia, espero que elas possam se entender.


Desejo a todos muito paz em Deus!
Mara
---
Cida,

Eu li o seu comentário e gostaria de lhe dizer que independentemente de ter
4 ou 1, vc estaria dizendo a mesma coisa... O custo de vida é realmente
muito alto, mas acredito que Deus nos dá as condições exatas para que
possamos criar nossos filhos...
E se vc faz tudo o que pode, já faz o melhor, o restante tbm é precioso mas
não essencial...

Cida
---
Olá, td bem com vcs.
Seguem minhas respostas.

1-Acredito que planejamento familiar seja as metas que queremos alcançar
juntos, para crecimento da familia como um todo tanto moral como espiritual,
um ajudando o outro.

2-Nos dias atuais é importante que a família planeje a quantidade de filhos
sim,para saber se terá ou não condição para criar seus filhos, se será
responsável o suficiente para assumir tal compromisso, não acredito que seja
crime e sim uma organização familiar.

3- Aquele que atendesse as necessidades do casal, dos filhos..., é muito
importante que se tenha uma estabilidade financeira, visto que a vida exige
que sejamos cautelosos, principalmente financeiramente.

4- Sou casada, há quase dois anos,ainda não tenho filhos.No momento ainda
não pretendo tê-lo,mas com certeza gostaria de planejá-los para daqui alguns
anos.Para que ele possa viver num ambiente equilibrado e tranquilo.

Um abraço fraterno a todos.
Cristiane
---
Olá Pessoal, este tema é lindo!

Bom, tenho 3 lindos filhos (Mariana 12 anos, Marina 10 e Marcelo 06). Quando
penso em planejamento familiar penso em métodos de planejar a familia. Já
fui instrutora do método Billings método de planejamento familiar natural).
Aprendi o método um mês antes de casar. E foi uma experiência maravilhosa de
muita paciência e renúncia de ambas as partes (pois haviam os períodos de
abstinência). Planejamos a Mariana após 3 anos de casados (inclusive o mês
que gostaríamos q ela nascesse). Com a Marina foi um pouco diferente pois
sabíamos que estávamos no período fértil, e sem planejar nasceu nossa
Marina. Quando engravidei do Marcelo estávamos passando por momentos de
muita dor com a morte do meu pai (foi depois deste episodio que me tornei
espírita), fiquei deprimida e meu ciclo ficou bastante confuso (embora eu
tenha certeza que o Marcelo já estava programado tb, não por nós é claro).
Não tive coragem de fazer a laqueadura pois acho que é uma mutilação, pois
há a possibilidade de planejarmos naturalmente, o problema é que dá muito
trabalho pra nós e sempre queremos o mais pratico e mais cômodo.
Bom meus irmãos, desejo ter colaborado.
Fiquem na Paz do Mestre Amado.

Diana
---
Bom dia, irmãos e irmãs!
Qual a intenção de planejar?Limitar a quant. por razões economicas,pois sem isso naõ daria o melhor para os filhos? Como o casal ver a família na condição de unidade econômica? O que dizer do casal jovem, saudável e inteligente, que tem muita terra para cultivar e tirar rendimentos, mas não querem ter filhos? Que não seja crime planejar a quant. de filhos; mas, quanto seria censurável o casal que sob a égide da máxima- " os filhos não são nossos, deixemo-los em plena liberdade....etc etc,"não os incentivam a buscar interesse comum que unisse ou consolidasse os laços intrafamiliares?
Neider
---
1 _ O que vocês pensam sobre o planejamento familiar?

R- O bom senso indica que a família deve ter o número de membros suficientes para que possam viver com tranquilidade, porém sabemos que pela providência Divina os espíritos com necessidade de reencarnar na família de uma forma ou de outra reencarnam. Se houver necessidade de passarem por privações terão que se adequar e juntos devem administrar as dificuldades, procurando sempre com equilíbrio, orações, pensamentos elevados e buscando a ajuda na literatura espírita para esclarecer as dúvidas em relação aos problemas.

2 _ Acreditam, assim como algumas pessoas, que é _crime_ planejar a quantidade de filhos e, até mesmo, se deixará de tê-los?

R- Não acredito e até é passível de acontecer porque cada qual usa o seu livre-arbítrio.

3 _ Na visão de vocês, qual seria o planejamento familiar ideal?

R- Como respondi acima, o planejamento ideal é de ter na família o número de pessoas adequadas a uma condição de vida satisfatória, em todos os aspectos.

4 _ Algum relato, ou texto, dentro do tema? Poste aqui!

R- Não tenho nenhum relato pessoal ou de conhecimento para aqui postar.

tagazzolla

---

1 _ O que vocês pensam sobre o planejamento familiar?

Eu particularmente não sou contra... Embora muitas vezes somos extremistas de achar que não teremos condições e que isso ou aquilo não seria suficiente... Tenho um filho que não foi de maneira nenhuma planejada aqui por mim no plano material, sei que no plano espiritual foi, mas um ano antes dele nascer eu o vi e fui avisada. Ele não veio pra ser só meu, mas pra ser também filho dos meus pais que é que o cria. E hj eu tenho plena consciência que temos "contas" a acertar... e tenho tentado fazer o meu melhor...

Sou casada agora e às vezes quero e às vezes não... penso em tudo, na criação, educação, na finanças... Pensamos em primeiro comprar a nossa casa e só depois ter um filho (eu tenho um e ele tem outro)... Às vezes sinto aversão só de pensar. às vezes quero adotar mais tarde... num sei... Já sonhei com uma criança que estava sendo preparada pra vir, mas conversei com o plano espiritual e pedi mais um tempo, que agora não seria a hora... mas eles tem tentado me convencer... Ainda estou pensando... É claro que se tiver de vir, virá e o que me restará é aceitar.



2 _ Acreditam, assim como algumas pessoas, que é _crime_ planejar a quantidade de filhos e, até mesmo, se deixará de tê-los?

Crime?!?! que palavra forte... Ao meu ver crime é abortar...



3 _ Na visão de vocês, qual seria o planejamento familiar ideal?

Aquele que atende a pelo menos às necessidades básicas dos membros famíliares. O mais, o plano superior providenciará.



4 _ Algum relato, ou texto, dentro do tema? Poste aqui!

No item Identidade dos espíritos do L.E tem um trecho que diz:

A experiência nos ensina que os Espíritos da categoria, do mesmo caráter e animados pelos mesmos sentimentos se reúnem em grupos ou em famílias...



Penso que filhos são presentes e/ou provas. São espíritos que nos são muitas vezes caros ou não. Tenho uma relação muito difícil com o meu filho... Logo de cara o rejeitei. É um sentimento estranho, pois sinto dele a mesma apatia que eu sinto por ele... Claro que num é constante este sentimento, mas sabemos que algo lá no fundo nos impulsiona... Tenho algo pra acertar com ele. É estranho falar disto,mas é a mais pura verdade... O amo, mas tenho outros sentimentos que aos poucos estou conseguindo identificar e analisar.

Tenho medo de ter outro, e confesso que por muitas vezes me culpo, pq sei que temos inúmeros irmãos embusca da vida como maneira de crescimento, evolução. Mas tenho pensado muito sobre o assunto e sempre converso com o meu mentor... peço que ele me dê compreensão. Não consigo explicar, mas sei que tenho que passar por isso e a D.E tem me ajudado.

Cida

---

Eu penso que é muito importante que os casais possam se planejar quanto ao número de filhos e o momento deles nascerem. Ser pai e mãe é algo que envolve muita dedicação e é necessário que os pais abram mão de algumas coisas em suas vidas por um bom tempo. Não adianta ter filhos de forma irresponsável, as crianças têm o direito de ter uma família com condições de ampará-los e de atender suas necessidades. É importante que cada casal perceba as suas condições e os seus limites.
miriam

---

Cida, a melhor educação que você pode dar aos seus filhos é a que vem de berço, é a educação que você e o seu marido dão aos filhos: princípios, valores etc. E ensinar eles a batalharem na vida, a lutarem pelos seus ideais, pelos seus objetivos... pois nada vem de "mão beijada" na vida, é preciso saber lutar pelo que queremos.
miriam

---

1 - O que vocês pensam sobre o planejamento familiar?
Acredito que tudo na vida deve ter um certo planejamento, ja passamos da etapa de deixar que as coisas aconteçam em nossa vida ao sabor do vento. Precisamos ter consciencia do que faremos e de como faremos, pois agora sabemos que nossos atos trarão consequencias futuras e colheremos o que plantarmos.
O planejamento familiar deve ser feito sim, nao somente pela questao material, mas por uma questão de consciencia...sabemos que temos os compromissos assumidos com outros espiritos antes de reencarnar, mas acredito que o planejamento nao impede que cumpramos o prometido...pois preciso de estrutura, fisica, emocional e moral para poder assumir a responsabilidade com outro ser que terei a responsabilidade de orientar, cuidar e proteger...jogar filhos ao mundo como sementes que poderão encontrar solos variados e deixar que vinguem por conta propria é uma grande irresponsabilidade, que seres estaremos ajudando a formar...pq. sabemos que gerar filhos é muiiiito facil, mas cuida-los realmente, com amor não é........


2 - Acreditam, assim como algumas pessoas, que é "crime" planejar a quantidade de filhos e, até mesmo, se deixará de tê-los?
O planejamento não é crime, crime seria ter filhos aos montes sem condições de te-los....mas se negar a cumprir um compromisso assumido para inclusive resgatar debitos passados é sim um erro....e teremos de arcar com as consequencias deste ato.


3 - Na visão de vocês, qual seria o planejamento familiar ideal?
Acredito que esse planejamento deva partir de uma analise da vida de cada um....das condições e caracteristicas de cada um, o que é bom para mim, necessariamente nao o sera para o meu proximo....


4 - Algum relato, ou texto, dentro do tema? Poste aqui!
Casei muito jovem....vim de uma familia com muitos filhos, primos, inicialmente não estava em meus planos ter um filho...na verdade minha intenção inicial era a adoção, nada me impedia de uma gravidez....mas em minha cabeça acreditava ser a adoção a medida mais viavel para mim...nao por medo de estragar o corpo...mas eu acreditava que ja que há no mundo tantas crianças abandonadas.....sem um lar....pq. não tonar meu um filho do coração que seria mais amado pq. foi escolhido de forma consciente....após 06 anos de casa, já com a vida mais ou menos tranquilha...(trabalho fora, quando casei ainda estudava...) comecei a alimentar a ideia de ter um filho...sempre amei crianás e sou a tia que todos os sobrinhos rodeiam, que pulam no colo e quer ficar na casa..ate as crianás dos vizinhos são assim comigo...e meu marido partilhava da mesma ideia....
confesso que tinha um pouco de receio de nao amar meu filho(a) como ele merecia....
Eu tomava um contraceptivo desde os 17 anos...por problemas hormonais...e comecei a "cozinhar"a ideia de ter um filho....quando percebi estava gravida de 03 meses...foi um susto....meu medico sempre diz que uma mulher so engravida quando quer, ainda que seja de forma incosciente...ou por uma questão de "destino"...quando engravidei...minha familia inteira havia sonhado com este bebe, inclusive meu marido...
amei a gravidez inteira...foi tudo tao tranquilho que optei pelo parto normal....fui tudo tao lindo que me tornei aquea super mãe que lembra de cada minuto da gravidez como quem vai há uma festa maravilhosa....(rs) meu filho ja esta com 06 anos.....é lindo, inteligente....carinhoso....pentelho.....me perguntem se planejo ter mais um filho...todos me dizem...."quem tem um filho, nao tem nenhum"logico que olho com desdem para quem fala esta asneira...(me perdoem, ainda sou imperfeitissima), mas digo sempre que em meu ceu so cabe um sol...meu filho quer conhecer um orfanato, quer que "busquemos"um irmão para ele...estamos pensando...há varios fatores para no momento protelar esta decisão....trabalho o dia todo fora, meu filho fica com minha mãe após a escolinha, que tb. cuida de minha sobrinha da mesma idade, participo de um trabalho em uma casa espirita duas vezes por semana....no inicio me afastei para ficar com meu filho...ate que ele crescesse um pouquinho...a noite tenho de me
desdobrar com coisas rotineiras como trabalhos da escola, conversar, brincar e nao sobra mais tempo...fico imaginando como faria agora com um bebe....minha casa é minuscula....e por nao ter tido muita privacidade na infancia, preso o espaço de meu filho...
Eu poderia facilmente agora engravidar, após a licença, e qdo. voltar ao trabalho, poderia""jogar"mais um neto para minha mãe cuidar, amontoaria as coisas no quartinho de meu filho...e tudo bem....mas seria justo e correto com minha mãe, com meu filho, com o bebe...desistiria do trabalho na casa espirita?????? por enquanto nao senti nenhum irmãozinho me pedindo para nascer..., vou pensar com carinho...mas acho que meu trabalho é outro..........

Mi

---

Eis aí, belo depoimento da Diana Marta, que usou método natural, exigindo disciplina e bom entendimento com o seu companheiro. Às vezes a tão cômoda vida moderna com produtos da grande indústria farmaceutica, pode causar problemas na fisiologia da mulher.
Qual é o perfil da maioria das consumidoras da química biocida? Esta ajuda mais o interesse do consumidor do que um planejamento que respeite a vida e favoreça o equilíbrio familiar.
Neider




Conclusão