Educar

199_ – Tema: Limite e disciplina - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Tema: Limite e disciplina
Período: 29/07 à 05/08

Este tema é hoje um dos grandes problemas entre educadores que desejam educar bem os seus filhos.
Esta questão limite e disciplina é sem dúvida, um recurso utilizado pelos educadores para tentar mudar tendências de encarnações anteriores, ou seja, tentar mudar hábitos e manias tragas de outras vidas.
Neste caso para se ter uma boa disciplina é essencial ter alguns limites, pois se algo precisa de disciplina, sem limites não se alcançará o objetivo de disciplinar.
Agora o ponto chave de toda esta questão é, o grau de disciplina que queremos dar aos nossos filhos e com base nisso influenciará a quantidade de limites que teremos que aplicar.

Sei que muitos aqui não assiste novela, mas na novela das 8 existe um casal interpretado por Ângelo Antônio e Débora Evelyn, que estão vivendo um drama, onde a mãe está obrigando a filha a ser uma brilhante bailarina, pois quando ela a mãe era criança não pode ser porque era obesa. Nisso temos uma frustração de infância da mãe onde ela transplantou o sonho reprimido dela de infância pra vida da sua filha, sem respeitar as vontades e aptidões de sua filha. Sendo que nisso tudo a mãe limita a menina direto, para não se tornar obesa e assim continuar no balé. Como o sonho de ser bailarina é da mãe, é ela quem tenta disciplinar a filha com limites cruéis e "perigosos", onde a menina com uns 12 anos já está com bulimia, aquela famosa doença que as pessoas ingerem os alimentos, mas logo (alguns minutos) após sentir o prazer do alimento, provocam um vômito, para eliminar aquelas substâncias que segundo o doente o engordará.

Nisso tudo, podemos ver que disciplina é perigoso pelos métodos que utilizamos e pelo teor dos limites utilizados por nós.

Questões para estudo:
1-O que devemos disciplinar num filho?
2-Como saber se aquela pré-disposição merece ou requer uma disciplina?
3-Disciplinar e limitar tudo o que "achamos" errado é correto?
4-Fazer uma análise periodicamente dos métodos utilizados e mudança dos nossos filhos, ajuda no processo educacional?
5-Disciplinar com vários limites é certeza de sucesso? Basta a gente querer a mudança para ela ocorrer?
6-Que cuidados os educadores devem ter quanto a Disciplinar com ajuda de limites?
7-A opinião de nossos filhos como aptidões devem contar como item influenciável na hora de identificar pontos a disciplinar?
8-A partir de que idade a voz de nossos filhos se torna importante para o equilíbrio (educador x filho) e sucesso de uma boa disciplina?
9- Dá suporte? Identificar erros? Sugerir mudanças? Corrigir? A escola deve exercer qual papel diante da disciplina já aplicada pelos pais?
10-Quando será que nós educadores colheremos as sementes de uma boa disciplina aplicada com nossos filhos?


Quem tiver algum relato "dentro do tema" ou algo mais a acrescentar além das "questões para estudo", que fiquem a vontade para aqui descrever.


Equipe Educar - CVDEE
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão