Educar

195b – Tema: O Ambiente do Lar - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar




Desculpem amigos o atraso na elaboração e postagem do tema.

Vamos estudar um pouco?

Tenham todos um bom estudo e uma boa semana.



Tema: O Ambiente do Lar

Período: 24/06 a 01/07



CONCLUSÃO



O ambiente de nossos lares é formado a partir dos pensamentos, conversas e atitudes dos moradores e de todas as pessoas que passam ali boa parte do tempo, incluindo empregados e visitas, e também pela influência dos Espíritos que freqüentam a casa.



Uma atitude íntima – o desejo de criar um clima de serenidade e confiança mútua –, que gera uma atitude concreta – a cordialidade e o respeito no trato com as pessoas.



Quase sempre, o que acontece nos ambientes terrenos é o inverso: a forma como as pessoas se tratam e se dirigem umas às outras, cria emoções e estados íntimos e estes qualificam os fluidos do ambiente. Assim, o que era efeito vira causa. Em vez de o interior agir sobre o exterior, o exterior provoca mudança no interior, sem sempre positiva.



Num lar onde as pessoas estão acostumadas a se tratar com distância e rispidez, o clima se torna desagradável, alimentando o mal-estar e a irritação de todos.



Se você nunca prestou atenção a isto, comece a observar. Há casas que gostamos de visitar, onde nos sentimos bem, onde há um ambiente favorável às emoções positivas, à construção da harmonia interior e, consequentemente, da harmonia no relacionamento. Em outra, identificamos desarmonia e uma espécie de energia caótica que deprime ou agita, que nos faz querer sair o mais depressa possível.





O ambiente fluídico tem conseqüências reais, inclusive, no campo da educação, pois até para o cultivo das qualidades morais e espirituais, é preciso um clima favorável. Pense nisto: nos lares onde as pessoas se tratam bem, cuidando umas das outras, e se ajudando mutuamente, a criança é estimulada a fazer o mesmo. Onde cada um se preocupa apenas consigo e com sua própria vida, a criança aprende a agir com egoísmo e individualismo.



A propósito, é importante destacar que, geralmente, quem primeiro sofre a influência do ambiente fluídico do lar são as crianças. Quando algo não vai bem, as crianças começam a apresentar uma série de sinais, de agitação e mau humor, no início, até comportamentos agressivos e baixo rendimento nos estudos, quando a situação se prolonga. Isto pode acontecer por inúmeras razões: por conviverem permanentemente num clima de briga e desavenças, pela tensão constante provocada pelos problemas de saúde, profissionais ou financeiros etc.



E a presença de Espíritos em sofrimento, atraídos pelo ambiente ou ligados pessoalmente a algum dos moradores, intensifica os efeitos sobre os fluidos e sobre o estado geral de cada um.



Agora: dá para mudar, ou, pelo menos, amenizar esta situação?



Sim, quando revertemos a relação de causa e efeito, isto é, fazendo nós mesmos a escolha de como queremos viver e usando nossos pensamentos e nossa vontade para mudar o ambiente, em vez de sermos influenciados por ele.



Se passamos grande parte do tempo reagindo ao meio, para mudar algo precisamos agir.



Há algumas sugestões que vão nos ajudar:



è Podemos começar mudando nosso padrão de pensamentos, mudando nossa maneira de falar e o teor de nossas conversas.

A partir da auto-observação, vejamos: somos pessoas positivas e arrojadas, que acreditam no bem, que estão alegres a maior parte do tempo? Somos sensíveis às necessidades dos outros? Ou somos pessoas difíceis, que não crêem que nada de bom vá acontecer, que vivem olhando para o lado pior das coisas?

Nossos comentários habituais versam sobre o quê? Sobre crimes, doenças, críticas às atitudes dos outros? Ou sobre saúde, prosperidade, prática do bem, sobre a beleza da arte e sobre as coisas boas da vida?

è Nosso estado íntimo sofre forte influência dos programas de TV que costumamos assistir. Se esses programas contêm imagens de agressividade ou violência, se fazem sensacionalismo em torno das questões humanas, se destacam os aspectos negativos e preocupantes das notícias a ponto de nos abalar emocionalmente, talvez seja uma boa idéia escolher outros canais ou outro tipo de lazer.

è A prece é um bom meio de elevar as vibrações de nosso campo fluídico, e podemos utilizá-la sozinhos (quer dizer, na companhia dos Espíritos amigos) ou juntos (o casal ou toda a família).

O estudo do Evangelho em conjunto – o “Evangelho no Lar” – realizado semanalmente, ajuda a criar a paz no ambiente doméstico, podendo ser feito por todas as pessoas da casa que quiserem em, de preferência, sem imposições. Seu efeito é o de contribuir para mudar os pensamentos, oferecendo temas elevados de reflexão e uma nova perspectiva da realidade, além de facilitar a ação de Espíritos Benfeitores, interessados no nosso progresso e no nosso bem.



Fonte: Caminhando em família – Rita Foelker.



Muita paz a todos!



Equipe Educar - CVDEE
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão