Educar

195a – Tema: O Ambiente do Lar - nossa conversa sobre com texto

oi,faz tempo que so participo lendo os meus emails,hoje resolvi participar.em minha casa procuro manter a paz,coisa dificil. sou viuva a 16 anos,meu marido se suicidou, tenho 2 filhos ;uma garota com 17 anos e um rapaz de 19 anos; ele é muito revoltado com tudo, não conseguimos ter um dialogo normal sem discutir, ele é uma pessoa dificil de conviver,não quer estudar nem trabalhar;depende de mim pra tudo,e acha que tenho que resolver todos os seus problemas ,inclusive financeiros.pois quer fazer "festas" sem ter como .entao nossa vida em familia é um inferno.não consigo raciocinar quando ele exige coisas que eu não tenho condições de dar pos tenho que sustentar a casa sozinha.o nosso ambiente do lar no dia a dia é um inferno.que posso fazer?como agir numa situação como essa? ele tambem consome drogas. preciso de apoio moral.
Neiva
---

Jesus proteja e ilumine todos vocês. Com votos de muita paz e amor.
Questões para estudo:
1 _ Será que o modo como agimos perante a vida influi no comportamento dos filhos?
Sim, pois nosso comportamento muito influi no desenvolvimento deles, por eles nos considerar modelo.
2 _ Se não temos um ambiente harmonioso em casa, o que podemos fazer para mudar
isso?
Buscar compreender as razões da desarmonia e tentar ao máximo restabelece-la através do diálogo e da prece, do pedido de socorro a Jesus.
3 _ Como ensinar aos filhos a importância da harmonia? Pelo exemplo? Por conversas?
Por ambos?
Por ambos. Pois um complementa o outro. Se o exemplo influi muito, a conversa repetida, insistida, argumentada de uma maneira convincente equilibrada, vai tocando-os até tudo se tornar harmônico.
4 _ "O Evangelho no Lar" seria um auxiliar?
Sim, o Evangelho no Lar trás paz para o ambiente doméstico, a harmonização da família e estabelece elos de amor. Com a prece, a presença dos bons espíritos no estudo da Doutrina Espírita no lar, é uma benção de luz no nosso viver. E quando não se pode reunir todos , os que quiserem deve faze-lo em horário certo e constante para esse auxilio chegar através desses benfeitores amigos que Jesus envia em nosso socorro.
5 _ Algumas sugestões para que melhoremos o ambiente no nosso lar?
Bons pensamentos, emitindo energias positivas a favor do lar e dos membros deste. trabalho no bem.
Higienização do ambiente doméstico através da prece sincera.

Cenilda
---
Que a paz de nosso mestre estejam com todos. Vamos lá...
1 _ Será que o modo como agimos perante a vida influi no comportamento dos
>filhos?
Acredito que sim. Meus filhos (um garoto de 12 e uma menina de 04),
conseguem perceber e sentir como estou, principalmente através das minhas
atitudes no dia a dia. E de um modo geral, embora cada um tenha o seu
próprio jeito de serr, principalmente o garoto, a minha forma de agir e
viver, o influi. Ex.: O meu hábito de leitura, todos os dois, absorveram
muito bem, ambos amam os livros, vivem com livros debaixo do braço,(no caso
da menina para que agente leia para ela). Por essa razão nessas horas, mais
do que nunca, é preciso , seguir as recomendações de nosso Mestre Maior:
Vigiar e Orar.

>2 _ Se não temos um ambiente harmonioso em casa, o que podemos fazer para
>mudar isso?
Essa questão na prática, é muito delicada. Na teoria é tranquilo...sabemos
de toda a importância de se ter um ambiente harmonioso em casa, e sabemos
até mesmo o que fazer. Mas daí para "se ter" essa harmonia, é outra coisa.
Acho que o gde segredo é termos FORÇA DE VONTADE. è isso mesmo, precisamos
de vontade de vencermos a nós mesmos. vencermos o nosso egoísmo, a preguiça
de sairmos da nossa zona de conforto, vencermos o nosso orgulho, vencermos a
nossa impaciência Precisamos ter fé em nosso Pai, acreditar que estamos onde
devemos estar, e com quem precisamos estar. Precisamos ter amor, amor pelo
nosso lar, pela nossa família, pela nossa vida.

3 _ Como ensinar aos filhos a importância da harmonia? Pelo exemplo? Por
>conversas? Por ambos?
Por ambos, sem sombra de dúvida. Precisamos cultivar a harmonia, por atos e
por palavras.

4 _ _O Evangelho no Lar_ seria um auxiliar?
Com toda a certeza. E aqui mais uma vez, entra a nossa FORÇA DE VONTADE.
Para não falharmos nem no dia nem na hora marcada. Não deixarmos que a TV,
Jornais, Novelas, Copa do Mundo, Vizinhos, Visitas, Cansaço, Preguiça...,
enfim, que todas essas coisas "Do Mundo" não interfiram nesse momento,tão
fundamental para a harmonia e paz da nossa família, do nosso lar. Mesmo que
seje sozinha, só vc, não importa, pode ser somente vc neste plano, mas com
certeza os nossos amigos espirituais estão conosco.

5 _ Algumas sugestões para que melhoremos o ambiente no nosso lar?
AMOR, FÉ, ESPERANÇA E FORÇA DE VONTADE.

Um gde abraço para todos.
Karla Gomide.
---
Ola, que a paz do rabi da Galileia esteja entre nos.. Minhas humilde respostas

1 – Será que o modo como agimos perante a vida influi no comportamento dos filhos?Sim e muito, pois somo o modelo para eles
2 – Se não temos um ambiente harmonioso em casa, o que podemos fazer para mudar isso? Ter em mente que nao estamos sozinhos, que somos mais influenciados que pensamos, fazer o culto do evangelho no lar com toda a familia e procurar ser dentro e fora da casa a mesma coisa

3 – Como ensinar aos filhos a importância da harmonia? Pelo exemplo? Por conversas? Por ambos? Exemplos, conversas, tudo isso ajuda, mas se nao tiver uma base forte e uma fe firme.. nao adianta

4 – "O Evangelho no Lar" seria um auxiliar? Eh o "remedio homeopatico" junto com a agua fluidificada mais apropriado

5 – Algumas sugestões para que melhoremos o ambiente no nosso lar? Respirar fundo antes de blasfemar, tentar relembrar de tudo que se aprede sobre magnetismo... Eh dificil mas nao impossivel ..

Jociane

---

OOis, Gente Linda, tudo joiinha?! 🙂
Ando meio sumidinha das participações, mas é que a vidinha anda tomando sua parcela de tempo, mas tô retornando, já já ao normal 😉
Encontrei esse artigo da Rita Foelker, sobre ambiente no lar, e achei legal trazer aqui pra gente 🙂
dia cor e amor procês
beijoquinhas mineirinhas carinhosinhas
O Ambiente do Lar
10/12/2002


Todos os Espíritos e todas as pessoas serão tratados com respeito e cordialidade nascidas do fundo desejo de criar um clima de serenidade e confiança mútua.
Gilberto (Espírito)*

Mais uma vez, iniciamos com uma frase do Gilberto, cujos textos e psicofonias vêm orientando a prática mediúnica de nosso grupo. Pra você que pode estranhar, eu explico: desde que precisamos criar no grupo mediúnico um clima de harmonia e entendimento e que isto também se aplica ao grupo familiar, por que não fazer uma pequena transposição e olhar para esta frase dentro do contexto da família?

O ambiente de nossos lares é formado a partir dos pensamentos, conversas e atitudes dos moradores e de todas as pessoas que passam ali boa parte do tempo, incluindo empregados e visitas, e também pela influência dos Espíritos que freqüentam a casa.

Gilberto se refere a uma atitude íntima - o desejo de criar um clima de serenidade e confiança mútua - que gera uma atitude concreta - a cordialidade e o respeito no trato com as pessoas.

Quase sempre, o que acontece nos ambientes terrenos é o inverso: a forma como as pessoas se tratam e se dirigem umas às outras, cria emoções e estados íntimos e estes qualificam os fluidos do ambiente. Assim, o que era efeito vira causa. Em vez de o interior agir sobre o exterior (que é o que Gilberto propõe), o exterior provoca mudança no interior, nem sempre positiva...

Num lar onde as pessoas estão acostumadas a se tratar com distância e rispidez, o clima se torna desagradável, alimentando o mal-estar e a irritação de todos.

Se você nunca prestou atenção a isto, comece a observar. Há casas que gostamos de visitar, onde nos sentimos bem, onde há um ambiente favorável às emoções positivas, à construção da harmonia interior e, conseqüentemente, da harmonia no relacionamento. Em outras, identificamos desarmonia e uma espécie de energia caótica que deprime ou agita, que nos faz querer sair o mais depressa possível.

O ambiente fluídico tem conseqüências reais, inclusive, no campo da educação, pois até para o cultivo das qualidades morais e espirituais, é preciso um clima favorável. Pense nisto: Nos lares onde as pessoas se tratam bem, cuidando umas das outras e se ajudando mutuamente, a criança é estimulada a fazer o mesmo. Onde cada um se preocupa apenas consigo e com sua própria vida, a criança aprende a agir com egoísmo e individualismo. A propósito, é importante destacar que, geralmente, quem primeiro sofre influência do ambiente fluídico do lar são as crianças. Quando algo não vai bem, as crianças começam a apresentar uma série de sinais, de agitação e mau humor, no início, até comportamentos agressivos e baixo rendimento nos estudos, quando a situação se prolonga. Isto pode acontecer por inúmeras razões: por conviverem permanentemente num clima de briga e desavenças, pela tensão constante provocada pelos problemas de saúde, profissionais ou financeiros, etc., etc.

E a presença de Espíritos em sofrimento, atraídos pelo ambiente ou ligados pessoalmente a algum dos moradores, intensifica os efeitos sobre os fluidos e sobre o estado geral de cada um.

Agora: dá pra mudar ou, pelo menos, amenizar esta situação?

Sim, quando revertemos a relação de causa e efeito, isto é, fazendo nós mesmos a escolha de como queremos viver e usando nossos pensamentos e nossa vontade para mudar o ambiente, em vez de sermos influenciados por ele.

Se passamos grande parte do tempo reagindo ao meio, para mudar algo precisamos agir. Há algumas sugestões que vão nos ajudar:

1. Podemos começar mudando nosso padrão de pensamentos, mudando nossa maneira de falar e o teor de nossas conversas.

A partir da auto-observação, vejamos: somos pessoas positivas e arrojadas, que acreditam no bem, que estão alegres a maior parte do tempo? Somos sensíveis às necessidades dos outros? Ou somos pessoas difíceis, que não crêem que nada de bom vá acontecer, que vivem olhando para o lado pior das coisas?

Nossos comentários habituais versam sobre o quê? Sobre crimes, doenças, críticas às atitudes dos outros? Ou sobre saúde, prosperidade, prática do bem, sobre a beleza da arte e sobre as coisas boas da vida?

2. Nosso estado íntimo sofre forte influência dos programas de TV que costumamos assistir. Se esses programas contêm imagens de agressividade ou violência, se fazem sensacionalismo em torno das questões humanas, se destacam os aspectos negativos e preocupantes das notícias a ponto de nos abalar emocionalmente, talvez seja uma boa idéia escolher outros canais ou outro tipo de lazer.

3. A prece é um bom meio de elevar as vibrações de nosso campo fluídico e podemos utilizá-la sozinhos (quer dizer, na companhia dos Espíritos amigos) ou juntos (o casal ou toda a família).

O estudo do Evangelho em conjunto - o “Evangelho no Lar” - realizado semanalmente, ajuda a criar a paz no ambiente doméstico, podendo ser feito por todas as pessoas da casa que quiserem e, de preferência, sem imposições. Seu efeito é o de contribuir para mudar os pensamentos, oferecendo temas elevados de reflexão e uma nova perspectiva da realidade, alem de facilitar a ação de Espíritos Benfeitores, interessados no nosso progresso e no nosso bem.

(Rita Foelker - http://www.feal.com.br/colunistas.php?art_id=14&col_id=20)

---

Cara irmã, Neiva.Considero que todos nós precisamos de ajuda,sempre.

Ter um lar, filhos e marido é muito complicado, são

espíritos que necessitam de tratamentos diferenciados,

o que nós fazemos, como mães, para uns dá bom

resultado, para outros nem tanto.O que a vida nos

proporciona em alguns momentos (as vezes estamos bem

financeiramente, as vezes não, as vezes o relaciona

mento dos pais está tranquilo, outras vezes tumultuado...)

influi para bem ou para mal dependendo dos pendores

e/ou necessidade de cada um. Portanto, como de filho

não se desiste nunca, busque ajuda profissional

para avaliar como, neste momento,você deveria reagir

com seu filho de forma mais eficaz.E o mais importante

faça o Evangelho no Lar, ore com fé verdadeira e

continue, com otimismo na luta. Qualquer problema

não é só você que tem.Pense na luta de muitas

outras, não resolve, mas consola.Nadir

---

Olá, beijos a todos


1 _ Será que o modo como agimos perante a vida influi no comportamento dos filhos?
Acredito que sim. Meus filhos gêmeos de 10anos têm muito do meu comportamento, coisas boas e quanto aos meus maus hábitos sei que tenho que me controlar ao máximo para que eles não repitam.Exemplo:Foi através deles que descobri quão horrível é uma mania que tenho: de dizer frequentemente "eu detesto" isso ou aquilo.Quando eles começaram a falar também achei uma maneira muito negativa de se expressar, conversei com eles reconheci que foi por minha causa e que era necessário mudar este hábito e o porque.




>2 _ Se não temos um ambiente harmonioso em casa, o que podemos fazer para mudar isso?
Auto controle, desevolver ao máximo a virtude da paciência e com criança qualquer um sabe que não é sempre fácil mas por amor tudo é possível.E vou repetir a frase da Carla que gostei e que concordo:Precisamos ter amor, amor pelo nosso lar, pela nossa família, pela nossa vida.

3 _ Como ensinar aos filhos a importância da harmonia? Pelo exemplo? Por
>conversas? Por ambos?
Concordo em gênero e grau com a Carla: Por ambos, sem sombra de dúvida. Precisamos cultivar a harmonia, por atos e por palavras.

4 _ _O Evangelho no Lar_ seria um auxiliar?
Começamos no mês passado a fazer o evangelho no lar e sinto que está sendo ótimo eles estão pegando o sentido direitinho.

5 _ Algumas sugestões para que melhoremos o ambiente no nosso lar?
Muita prece sincera. Muita, mas muuuuuuuuita fé, acreditar que Deus nos ama de verdade e vigiar muito nossos pensamento e palavras (não é fácil mas necessário)
Muito beijos para todos jaque
---
Eis, Gente Linda, tudo na paz?! 🙂
Ei Neiva, que bom que resolveu participar 🙂
A dependência química na família é uma questão muito difícil e só quem já passou e passa por isso sabe como é a luta diária quanto a este tipo de vício que requer muito apoio da família.
E o apoio da família é que muitas vezes se torna complicado, porque a família necessita também de apoio , a fim de saber lidar e se conduzir perante a questão, porque na familia , havendo dependentes químicos, muitos são os problemas: violencia, vergonha, insegurança, medo, destruição dos sonhos , além da co-dependencia: onde a familia fica dependente pisicologica e emocionalmente daquele que é usuario, ou seja, a familia começa a viver em função do usuario, tenta controla-lo, se julga culpada e responsável, tenta esconder o problema, mas tudo o que faz gira em torno de contornar a situação que o dependente químico possa causar, inclusive financeiras.
Um das maiores lutas em casos de dependência química é a cura, este processo depende de vários outros, como e principalmente o dependente reconhecer que é dependente e que precisa de ajuda, mas esse processo é difícil porque é um longo caminho até ele chegar a esse reconhecimento.
A cura da dependência não se dá só dentroda família e dentro do Centro Espírita (ou qualquer templo religioso que seja), é necessário todo um trabalho de apoio, tais como: tratamento médico para se livrar organicamente de tais vícios. tratamento psicológico, tratamento de apoio mesmo tanto para a familia quanto para o dependente.
E realmente quando pensamento em um ambiente do lar repleto de amor, carinho, compreensao, paciência, ele se torna imprescindível ser assim, quando há a dependência química dentro do lar. Da mesma forma que se verifica a necessidade de perseverança, firmeza, equilíbrio, confiança. O que, falar e escrever é fácil, mas para quem vivencia o problema é bem dificil no dia a dia esse lidar consciente.
tarde cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração
---
Queridos amigos,que a paz do Mestre Jesus esteja com todos!Sou nova na sala,pertenço a uma Casa Espírita de Leopoldina-MG,chamada "Amor ao Próximo,que graças a Deus completou 100anos no último dia 3/6.Peço que me desculpem pois sou iniciante nessa sala,mas o tema é muito bom.Aí vão minhas repostas para o estudo da semana,espero que me desculpem,estou apenas começando:

1)Com certeza!Nós somos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento desses seres que foram colocados sobre nossa responsabilidade.

2)Devemos escolher uma hora propícia,sentarmos e expormos uns aos outros o que nos incomoda,quais os motivos para falta de paz>Depois juntos tentarmos achar as melhores soluções.

3)Primeiro pelo o exemplo,os bons exemplos certamente contarão pontos na hora de um diálogo.

4)O Evangelho no Lar é o caminho da harmonia,compreensão,da tranquilida de e da união.

5)Muito amor,auto contrôle,paci~encia.fazer de hábito atividades em conjunto com a família,como por exemplo assistir a um DVD,comendo pipoca,todos juntos.

Muita paz e luz para todos.

Julia.
---

Estimada Fulvia e Equipe, Bom Dia!

1) Queiramos ou não, ou seja conscientes de nossa responsabilidade ou mesmo agindo sem perceber que estamos sendo observados,as impressões recebidas pelos filhos e filhas são mais ou menos fixadas e daí, aculturadas, influenciando -os (as)
2) Os responsáveis( Ele e Ela)devem formar um par, superando as dificuldades individuais para juntos pensar e agir na construção harmônica. Se muito crianças, estas aprenderão distinguir a autoridade do par ou de um deles, do companheiro de brincadeiras ou de qualquer outro relacionamento, onde a vigilancia de um deles esteja atenta para tirar do fracasso ou do sucesso, motivo para diálogo e aculturamento educativo para o Bem. Mas, esta psicosfera ou ambiente dos pensamentos e sentimentos, também é influenciada pelo ambiente físico ou vibracional. Côres, sabores, odores,sons podem compor ambiente que impacta favoravel ou desfavorável naquela construção.A estética ajuda na ética porque faz refletir; até porque quando em prece, mentalizamos algo belo onde gostariamos de estar. Leiam a experiência do Masara Moto sobre cristalização de moléculas de água sob influência musical.
Mozart encontrou ambiente favoravel para o despertar de sua genialidade; cumpriu sua missão, mesmo não sendo reconhecido como merecia, quando próximo e até no desencarne.
3) Tudo, seja espontâneo ou representativo pode servir do bom ou mau exemplo. Mas, o diálogo onde não falte a humildade no reconhecimento da verdade é fundamental no desenvolvimento dos caracteres morais.
4) O evangelho no lar é o alcance máximo da prática familiar de reuniões literárias e debatedoras. Claro, que alcançando a fase de Evangelho o comportamento não é o mesmo quanto num sarau onde se pode gracejar e provocar um com o outro.
5) Quem é o mestre cuca do dia?! A cozinha é lugar de encontro. Compor bonito prato de salada ou de frutas, estimula o apetite e convida a co-participação. Aprender a fazer o alimento, desperta a criatividade e a necessidade de se evitar desperdícios e primar pela frugalidade com saíde.
Passeios ecológicos, fazem pensar nas contradições entre o comportamento do consumidor e o embevecimento ante o espetáculo da Natureza.Constatar a multicoloridade ambiental, ver o arco-iris, a alvorada, o anoitecer, ajuda nos diálogos familiares, pela associação de idéias. Enfim, saber usar o freio e a espora, para que o espírito domine sobre a materialidade, mas sem desprezar esta.
Mozart encontrou ambiente que lhe favoreceu o despertar da genialidade
neider
---
Olá ! caros e caras Listanos!

Ouvi de um espírita e membro do AA o seguinte: " Se vc tem familiar alcoólico, faça tudo ao seu alcance para o bem de todos, com amor e fé; mas, não esqueça que a ação direta do Grupo AA mais próximo, é insubstituível. Eu mesmo experimentei a vergonha de acordar junto de uma sarjeta, pois não acertei o camiho de casa!" . Depois,participei de uma reunião do Grupo AA( Alcoólicos Anônimos) e ouvi depoimentos de diversas pessoas, senhores e jovens, alguns destes choraram ao narrar fracassos até alcançar a nova vida de ser readmitido na família. Admirei-me de constatar ali, quanto e como vale a siimples admissão da existencia de DEUS. Este sentimento é sempre repetido, nas leituras dos 12 passos. Deus, na fala e no sentimento daqueles que se reconhecem alcoólatras, é o ponto comum sob o qual todos se curvam sem saber qual é a religião de um ou de outro. Dizem que não há internacionaliação mais ampla, do que os grupos do AA; creio inferior apenas aos grupos de futebol. Eis, aí como os espiritualistas de diversas correntes e origens poderiam fazer um cerco solidário contra qualquer tipo de dependência, usando o abre-te-sésamo das almas: DEUS.
Urge, educar desde as crianças o consumo de sucos naturais,direto das frutas e legumes. Nada de refrigerantes, o detergente- Coca Cola, e até a loura-cerveja mesmo sob o impacto de uma Copa que atrai milhares de copos...
Obrigado, pela participação!
Neider
---
Questões para estudo:

1 _ Será que o modo como agimos perante a vida influi no comportamento dos filhos?

Totalmente , os filhos tendem sempre a copiar os pais , os hábitos salutares alicerçam o lar.

2 _ Se não temos um ambiente harmonioso em casa, o que podemos fazer para mudar isso?

A busca e o esforço de seus membros para colaborar com a harmonia do lar deve ser constante , lembrando que o lar é o nosso 1º e mais importante templo do amor divino. O Equilibrio familiar deve ser comprometimento de todos , porém quando isso não é possível que pelo menos parte dessa família tenha essa consciencia e através de atitudes morais e preces vá restaurando a harmonia e compactuando com Deus e a espiritualidade superior pela manutenção dessa.

3 _ Como ensinar aos filhos a importância da harmonia? Pelo exemplo? Por conversas? Por ambos?

Principalmente pelo exemplo, pela paciencia, pela resignação, pelo amor, pela compaixão, pela fé, pela caridade, pela honestidade, pela pacificação, pela alegria, pela união, esses e outros sentimentos nobres podem até serem explicados por conversas mas jamais atingirão tanto quanto se faria pela autoridade moral, lembremos Jesus que muitas vezes não precisava nem abrir a boca e todos lhe compreediam pelo olhar .

4 _ _O Evangelho no Lar_ seria um auxiliar?

Seja o Lar o próprio evangelho , a oração deve ser um hábito constante e diário , não é preciso hora marcada para fazê-la, que então seja o evangelho no lar uma hora apenas para estarmos junto com nossos familiares em uma atitude de gratidão e louvor a Deus. Reunidos ou a sós nossa sintonia com Deus deve estar sempre afinada, pois não escolhem horários, nem local as entidades que querem invadir nossas mentes com objetivos amorais

5 _ Algumas sugestões para que melhoremos o ambiente no nosso lar?

a)Pensamento equilibrado, hábitos salutares, amor fraterno, pacificidade, prece, higiene material e mental,




Paty Bolonha
--
olá pessoal! concordo com vcs é muito complicado hoje na sociedade em que
vivemos rabalhar a questão do alcool, por que a propria midia explora não
mais como forma natural mas como uma regra, o diferente é não se alcolizar
numa balada, o estranho é não gostar de beber, e isso vai sendo colocado
como falsas ilusões de felicidade que são na verddade breves momentos
euforicos de alegria fútil e inútil como diria meu pai, mas como acreditamos
na evolução da sociedade, acredito que estas coisas vão aos poucos se
tornando repulsivas como está acontecendo com o cigarro. um beijo a todos
amor e luz para vcs Rogeria
---
Quem tiver algum relato"dentro do tema" ou algo mais a acrescentar além das "questões para estudo", que fiquem a vontade para aqui descrever.

Quando Jesus disse : "Pedro, tu és minha igreja!" , poderia ter dito, João , Maria, Ana, Antonio, porque o que desejava realmente é que cada homem fosse UM templo do amor de Deus, e se cada um de nós nos dedicassemos a este templo que somos, da mesma forma que muitos nos dedicamos aos templos religiosos propriamente ditos, certamente já estaríamos muito, muito melhores, em condições evolutivas avançadas. Muitas vezes nos sentimos bem nas igrejas, nos grupos doutrinários, mas saindo dalí não demora muito para o bem estar também nos abandonar. Porque ? Será que as energias boas estão concentradas somente nesses lugares ? Será que as entidades benevolentes estão radicadas e dedicadas somente para estes locais ? Ou será que é porque ao adentrar aos templos mudamos nossa "aura", modificamos nossas intenções, nossas atitudes , nossos gestuais, praticamente nos transformamos nos melhores "homens" que a fé poderia conhecer, com isso ocorrendo também a mudança fluidica, a que acabamos atribuindo a atmosfera local por ser a casa do Pai, do Filho, e das entidades santas, onde se localizam unicamente espectros energéticos revigorantes. Só estamos esquecendo que qualquer local pode e deveria ser dedicado a Deus, e de revigoramento espiritual, principalmente nossos lares que são nosso reduto de convívio amoroso com nossos familiares, estes que vieram para serem nossos primeiros amores, nossos maiores amigos, nossos professores e aprendizes, mas não vemos assim,não tratamos nossos lares como templos, não tratamos nossos corpos materiais e psicosféricos como templos, não respeitamos nossa condição de "igrejas" firmadas na Cristandade. Será que o simples fato de estarmos na Casa espírita, na igreja tal ou tal, vai fazer com que nossas vidas se modifiquem, que nossos problemas se resolvam ? Que "milagres" aconteçam ? É uma pena que as pessoas não tenham ainda despertado para essa realidade, que a devoção contemplativa é uma estrada pedregosa, se não houver mudanças morais verdadeiras e a conscientização dos verdadeiros "valores" sacros.
A visão do "sagrado" passou a ser relativa , por conveniencia, Quando os sacramentos não deveriam ser na verdade a prática dos ensinamentos morais de Jesus ? E não os rituais que sabemos que não purificam a alma de ninguém?

Irmãos, templos sagrados somos nós mesmos, a vigilancia constante de nossas atitudes é que nos levará para Deus. O amor que imprimirmos dentro de nossos lares é que atrairá os bons espíritos amigos, os anjos, os protetores, o contrário apenas nos fará parceiros coniventes dos iguais, atraindo-lhes para onde estivermos, mesmo que estejamos no templo uma vez ou várias vezes por semana, até alí "eles" invadirão.
As ordens religiosas , os agrupamentos doutrinários bem intencionados têm sim sua grande serventia pois são indispensáveis para a conscientização e para promover o despertamento das necessidades de vigilia moral, podem também auxiliar na troca de fluidos magnetizadores momentaneos, podem auxiliar na tarefa caritativa como lhes convir, mas não podem fazer "milagres" se não houver o compromisso de transformação de quem alí estiver. Com olhos espirituais é e lhes será possível ver muitos lares "templos", muitas pessoas "templos", luzes que irradiam em grandes extensões, são lares amorosos, verdadeiras casas cristãs, que compartilham o beneficio da irradiação súblime e amorosa com quem lhes tem a convivencia saudável e exemplar. Vemos também templos, construções ostentadas em ouro e materiais preciosos, mas que aos olhos espírituais são cobertas de lama e sombras pois não tem compromissos éticos cristãos, derribando as forças benevolentes . Por isso reflitamos muito no que esperamos de nossas "doutrinas religiosas", será que estamos respeitando o nosso " verdadeiro" templo ? Quem são nossos "exemplos" ? A quem devotamos fora das igrejas? Que "ídolos" cultuamos em nossos lares e em nossos pensamentos ? Nosso linguajar e gestuais são os mesmos dentro e fora das congregações ? Somos fiéis aos nossos preceitos todo tempo? Sabemos dizer "não" ao que não condiz com a moral cristã na sociedade e com nossos familiares ? Se as nossas respostas para essas perguntas forem no mínimo aceitáveis pelo cristianismo que nos dispusemos a seguir, então somos "templos" e podemos ter certeza que onde estivermos, reunidos ou a sós , em nome de Deus , Ele conosco estará, e nada absolutamente nada poderá lhes persuadir, ludibriar ou fazer o mal,

Muita Paz !
Paty Bolonha

---

Aos samideanos listanos:
" Vós sois deuses" - ELE, o Mestre Jesus já disse. A Adoração a um ser superior está incorporado e de algum modo aculturado ao ser humano, desde os primeiros fatos históricos. É uma busca exterior, pertinente à centelha divina citada no Livro dos Espíritos. Erguem-se templos para tal adoração, enquanto o "conhece-te a ti mesmo" é convite constante para fazer brilhar a luz interior. Cada pessoa é insubstituível naquilo que lhe cabe fazer, na missão que deve descobrir para melhor aproveitar a presente encarnação.ELE disse: Ninguém verá o PAI senão por mim; ELE tem a realeza sobre toda a humanidade, porque quem LHE antecedeu e quem O sucedeu em tudo que faz e fez engrandecer a humanidade, O tem como melhor exemplo, que já passou por este planeta.Mas se ELE não dispensou o convívio social, desde ao entregar-se ao Par que só dispunha de uma mangedoura para aninha-LO; ao buscar rudes pescadores, - Quanto devemos fazer de nós mesmos a partir do lar? É aí que cada um como templo individual, deve aprender brilhar a sua luz juntamente com os seus mais próximos. Por que refratar a luz com os anteparos da terrível dupla- egoismo/orgulho? DELE, sabemos: verdadeiros discípulos são conhecidos por muito se amarem. O amor constroi; e esta construção da civilização cristã, começa pelos cidadãos formados a partir do Lar. Quando pequena república agricola, Roma formava cidadãos por meio de uma rígida disciplina familiar; ali, apesar do patriarcalismo todos viviam frugalmente, obedecendo regras, sem exceção.O pater familias era respeitado, qualquer que fosse o poder alcançado pelo filho. Mas, a liberdade individual há muito desejada, um dia surgiu nos contatos com outros povos, e daí, a unidade famliar foi rompida. Nova ROMA é necessária, mas não aquela que enalteceu o triunfo dos guerreiros pelos troféus e saques das conquistas materiais; porém sim, aquela cujo valor será invertido em AMOR; o amor que faz o espírito dominar sobre a matéria; o ser humano que busca o outro para confessar sua fragilidade e compartilhar uma meta comum.
Que Deus nos abençoe a todos!
Neider.
---
Patrica,

Algumas perguntas são dificies de se responder e ou comentar, para mim.
Entendo: Estamos passando pr várias reencarnações cutuando o externo. Estes
resíduos psiquico vem aos poucos sendo reciclados pela vida "estacionária"
ou evoluindo. Talvez o Pedro tinha um dom que muitos têem: O Xico, Madre
Tereza, Bezerra de Menezes, " eu, você, nossos amigos pensadores espiritas
e outros. Sabemos que o espiritismo passa em nossa vida por algumas fases:
conhecer, interiorizar e externar. Somos ou seremos Pedros.

Comentarem ainda em cima deste tema

Abraço a todos.
---
Querido Irmãozinho Walter e amigos do grupo

Penso que para pertencermos ao discipulado de Jesus só depende mesmo de nossa própria vontade, a nós compete o compromisso de cumprirmos e aceitarmos os ensinamentos do mestre. E quantas vezes como Pedro negamos a Jesus ? Exemplos : Será que já sabemos dizer não a tudo aquilo que vai contra a nossa moral ou simplesmente para agradar as imposições sociais abrimos mão da defesa daquilo que cremos ser o certo e o justo ?
Costumo dizer para meus familiares , em especial meus filhos e também para os meus evangelizandos, que os ensinamentos de Jesus foram tão simples que se resumem em uma única palavra que é : "AMOR" , mesmo assim colocamos impecilhos e temos como desculpa que é tudo tão dificil, será mesmo ?
Ser Pedro , Paulo, João, Maria, não é dificil e nem tampouco precisamos adiar isso para outra encarnação, se quisermos podemos começar agora, afinal eles (os discipulos) também eram pessoas comuns,que também tinham seus defeitos,suas familias, eram trabalhadores comuns, mas que desde o instante que se depararam com o Mestre Galileu tiveram a certeza que estavam no caminho certo ao seguí-lo e deixarem suas vidas (seus preceitos, suas condições) para trás. Lembra :" _ Deixas tudo o que possuis e segue-me ..." e nós o que precisamos para nos depararmos com Jesus e segui-lo?
Parece qu

Conclusão