Educar

171b – Tema: Missão do Lar - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



CONCLUSÃO: Missão do Lar
Período: 11/03 à 18/03

EDUCAÇÃO NO LAR






_Vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai._

Jesus. (João, 8:38.)







Preconiza-se na atualidade do mundo uma educação pela liberdade plena dos instintos do homem, olvidando-se, pouca a pouco, os antigos ensinamentos quanto a formação do caráter no lar; a coletividade, porém, cedo ou tarde, será compelida a reajustar seus propósitos.



Os pais humanos têm de ser os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a organização do ambiente justo. Meios corrompidos significam maus pais entre os que, a peso de longos sacrifícios, conseguem manter, na invigilância coletiva, a segurança possível contra a desordem ameaçadora.



A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque constitui trabalho e cooperação com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, estão cegos e terminarão seus loucos esforços, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade.



Debalde se improvisarão sociólogos para substituir a educação no lar por sucedâneos abstrusos que envenenam a alma. Só um espírito que haja compreendido a paternidade de Deus, acima de tudo, consegue escapar à lei pela qual os filhos sempre imitarão os pais, ainda quando estes sejam perversos.



Ouçamos a palavra do Cristo e, se tendes filhos na Terra, guardai a declaração do Mestre, com advertência.







Espírito : Emmanuel.

Psicografia : Francisco Cândido Xavier

Livro : Caminho, Verdade e Vida - Cap. 12
Extraído da Apostila "Casamento e Divórcio"

Com este estudo espero que tenhamos aprendido um pouco mais com a nossa e as demais opiniões postadas aqui, pois só nos elevaremos quando o aprendizando for peça fundamental levada a sério por nós. Não só pelo fato de estar nesta sala estamos garantidos em aprendizado suficiente para nossa elevação, mas temos a chance de com estes ensinamentos, buscar a nossa reforma íntima todos os dias e analizarmos o que temos feito de contrário ao nosso intuito que é evoluir. Ferramentas temos das mais diversas, basta acreditarmos que com elas podemos nos aprimorar.
Para a Missão do Lar é primordial termos uma cabeça sempre propensa a mudanças, com capacidade de rever nosso conceitos diariamente, pois cada aprendizado deve ser aplicado em nosso dia-a-dia e a principal função nossa além de nós mesmos, é constituir uma "boa família", com saúde moral e intelectual, gerando assim uma nova sociedade, mais humana, mais madura e mais cristã.

Bom estudo a todos neste semana que se inicia.


Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão