Educar

168_ – Tema: Relacionamento Cônjugal e seus reflexos perante a família - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



Tema: Relacionamento Cônjugal e seus reflexos perante a família
Período: 11/02 à 18/02

Todos nós sabemos que o clima de harmonia na família é essencial para uma boa saúde dos envolvidos. Doenças como depressão, estão diretamente ligadas a desequilíbrios familiares, não sendo uma regra, mas que totaliza grande parte dos afetados pela depressão.
A casa onde vivemos é um ponto de equilíbrio, onde buscamos exercitar a convivência em sociedade.
Por isso tudo e mais outros pontos, é que o "Relacionamento Conjugal", deve ser o melhor possível, para que o restante da família percebe nos seus principais pilares (pai e mãe), a firmeza com que conduzem suas vidas e a família.
Um casal harmonizado consegue ser mais eficaz em diversos problemas familiares. As crianças também são muito beneficiadas, pois com a harminia dos pais, podem assim crescer em um ambiente mais harmônico e amigável.

Questões para Estudo:
1 - Mulheres cujo seus maridos vivem o vício do álcool, como ficam perante o restante da família? Pede separação? Manter o pai longe dos filhos e assim evitando brigas ajuda?

2 - Casais que escondem dos filhos os problemas que vem enfrentando e de repente resolvem se separar é um choque para os filhos. Isso é certo? O filhos devem saber o que os pais vem enfrentando? Será que alguns filhos podem ajudar seus pais?

3 - Diante de brigas conjugais alguns filhos se revoltam contra ambos ou contra algum deles? Isso é correto? É uma atitude sensata se revoltar contra a o desentendimento deles?

4 - Ter uma religião pode ajudar sempre, mas e se o casal mesmo tendo religião ainda não conseguem deixar de se desentenderem. O que fazer neste caso se o casal for Espírita?

5 - Ler a nossa literatura Espírita ajuda a amenizar situações deste tipo?


Quem tiver algum relato "dentro do tema" ou algo mais a acrescentar além das "questões para estudo", que fiquem a vontade para aqui descrever.

Bom estudo a todos.

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp


Conclusão