Educar

167b – TEMA: Os bons hábitos dentro do lar - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



TEMA: Os bons hábitos dentro do lar
conclusão

Eis, Lindinhos e Lindinhas, tudo joiinha?! 😉
A título de encerramento de nosso tema os bons hábitos dentro do lar, vamos deixar a colocação feita por Walter Barcelos, em seu livro Educadores do coração, a fim de que possamos continuar nosso processo de aprendizado, prática e crescimento 🙂

"Não somente o cérebro da criança deve aprender o Bem e a Verdade. O coração infantil precisa aprender muito mais, pois é nele que mora o centro de nossa vida, a fonte de nossas ações, a raiz de nosso comportamento, a alavanca de nossas emoções, o impulso de nossas tendências.
A criança(enquanto inteligência) aprende muito com a aula teórica, seja nos estabelecimentos de ensino ou nos centros espíritas, mas assimila de maneira profunda e direta com a aula viva no recinto doméstico, onde os pais funcionam como professores de tempo integral para seus filhos.
Evangelizar instruindo é fazer bem o ensino religioso da criança através dos ensinos doutrinários e evangélicos ministrados com muito amor e devotamento pelos Evangelizadores da Criança nas instituições espírita e também pelos pais na orientação familiar, muito especialmente, no Culto do Evangelho no Lar.
Evangelizar educando é desenvolver na criança o aprender fazer o Bem verdadeiro, pelo cultivo dos bons hábitos e das boas ações, alicerçado na força de amor educado e nos bens exemplos dos professores, dos evangelizadores da infancia e principalmente dos pais.
A mente infantil necesita ser o laboratório central onde os pais capacitados e responsáveis com o Espiritismo, devem atuar como verdadeiros "técnicos do Espírito", realizando as mais belas gravações de conduta, exemplificação e orientação, aplicando com disciplina, prudência e carinho o amor evangelizado e a fé raciocinada."
(Barcelos, Walter. In: Educadores do Coração. Belo Horizonte: União Espírita Mineira, 1999)

Sábado feliz procês
beijocas mineiras com carinho no coração
Equipe Educar - CVDEE - http://www.cvdee.org.br/contato.asp
Ivair(em licença), Fúlvia, Lu , Márcio e Rosane


Conclusão