Educar

166b – Tema: Educação Espírita no lar - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Tema: Educação Espírita no lar
conclusão

Eis, Gente Linda, tudo joiiinha com vcs?! 😉

Encerrando nosso tema da semana, onde vimos que a educação prática na formação dos bons hábitos e bons sentimentos é dos pais e dentro do lar.

A Doutrina Espírita esclarece-nos em o Livro dos Espíritos, no item 582, que a paternidade é sem dúvidas possíveis uma verdadeira missão e que "Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem".

Emmanuel, no livro O Consolador, afirma o seguinte sobre a missão educadora do lar : "A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter" (questão 110, p.73).

Walter Barcelos, no livro Educadores do coração, diz:

"No campo da educaçao dos sentimentos e do caráter no período infantil dos filhos, os pais são os grandes mestres do coração, seja com seu bom ou mau comportamento, pois tudo serão lições que ficarão gravadas em sua memória mental.

A criatura humana é cérebro e coração , inteligência e sentimento; desse modo, não é somente o intelecto qued everá ser trabalhado, porém muito mais os valores do coração, iniciando-se o mais cedo possível, na fase infantil, no ambiente familiar."

Ainda Walter Barcelos:

"Há uma educação moral para a inteligência e uma educação moral para o coração. A primeira exige a sala de aula, o programa evangélico-doutrinário, o material didático e o centro espírita; a segunda requer a orientação evangelizada permanente, o bom exemplo dos pais e das mães, a corrigenda dos maus hábitos e dos vícios no momento oportuno, o estímulo para as boas ações e o trilhar da disciplina e da obediência para a edificação dos bons hábitos."

Finalizamos deixando uma mensagem de Emmanuel, para nosso reflexão.


Educação no Lar

"Vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai."
- Jesus. (JOÃO, 8:38.)


Preconiza-se na atualidade do mundo uma educação pela liberdade plena dos instintos do homem, olvidando-se, pouco a pouco, os antigos ensinamentos quanto à formação do caráter no lar; a coletividade, porém, cedo ou tarde, será compelida a reajustar seus propósitos.
Ao pais humanos têm de ser os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a organização do ambiente justo. Meios corrompidos significam maus pais entre os que, a peso de longos sacrifícios, conseguem manter, na invigilância coletiva, a segurança possível contra a desordem ameaçadora.
A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque constitui trabalho e cooperação com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, estão cegos e terminarão seus loucos esforços, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade.
Debalde se improvisarão sociólogos para substituir a educação no lar por sucedâneos abstrusos que envenenam a alma. Só um espírito que haja compreendido a paternidade de Deus, acima de tudo, consegue escapar à lei pela qual os filhos sempre imitarão os pais, ainda quando sejam perversos.
Ouçamos a palavra do Cristo e, se tendes filhos na Terra, guardai a declaração do Mestre, como advertência.

Pelo Espírito: Emmanuel

Psicografia de: Francisco Cândido Xavier
Livro: Caminho, Verdade e Vida

Uma noite repleta de harmonia procês
beijocas mineiras com carinho no coração
Equipe Educar - CVDEE - http://www.cvdee.org.br/contato.asp
Ivair(em licença), Fúlvia, Lu , Márcio e Rosane(em licença)


Conclusão