Educar

165a – Tema: Quem são Nossos Filhos? - nosso papo

1- O que é um filho _mal educado_? E um filho rebelde?

Mal educado é aquele que não teve educação, não teve bons exemplos a seguir. Já rebelde considero aquele que embora tenha tido oportunidade e apoio prefere ignora-los de livre vontade.



2- Qual a vantagem em não sabermos ao certo a _origem_ dos nossos filhos (vidas passadas)?

A vantagem é obvia, se souber que aquele anjo foi um monstro, como trata-lo de forma inocente? É como ter uma pagina em branco para escrever uma nova historia.



3- Todos os filhos vieram para ser educados pelos pais ou o contrário acontece? Como? Por que?

Não, muitos na verdade vieram com a missão de ajudar aos pais e irmãos. Por ser mais evoluido, por estar mais consciente de sua situação, etc.





4- Filhos adotivos: por que muitos ainda pensam que não são seus próprios filhos? Existe alguma diferença entre filhos _do barrigão_ e os filhos do coração?

O amor nao tem bases biologicas, mas acredito que devido a ignorancia, a falta de informação, o proprio preconceito nos da a impressão de que o amor é gerado apenas pelos laços consanguinios, o que sabemos nao ser verdade, pq. os laços verdadeiros de amor se devem a alma. Estamos caminhando lentamente, para o dia que entenderemos que somos todos uma mesma familia, que somos irmãos...independente da carne.



5- Que os filhos possuem direitos nós todos sabemos. E eles também possuem deveres? Quais?

Claro que sim, são seres humanos iguais aos pais, com o mesmo dever de amar, ser caridos, ser "humano", o fato de ser filho não os protege de ter de cumprir as obrigações da vida, de respeitar leis, de ter de aprender e entender o preço e valor de cada ato, de que para toda açlão temos uma reação.

Mi
---
1- O que é um filho _mal educado_? E um filho rebelde?
Resp.: Um filho mal educado pode ser tanto um reflexo da má atenção dos pais como também uma afloração de defeitos morais anteriores que o espírito do filho não consegue vencer, apesar da correta educação de seus genitores. Um filho rebelde seria a predominância de más tendencias anteriores sobre o esforço de bem educar dos pais. Isso pode ser possível como expiação aos pais.

2- Qual a vantagem em não sabermos ao certo a _origem_ dos nossos filhos (vidas passadas)?
Resp.: Poderíamos enxergar fatos que viriam a corromper nosso amor paterno/materno.

3- Todos os filhos vieram para ser educados pelos pais ou o contrário acontece? Como? Por que?
Resp.: Tanto um fato como o outro são observados no nosso dia a dia. Tanto observamos pais moralmente superiores aos filhos como também filhos que se sobressaem sobre seus pais, independentemente da educação aplicada. Esse fato pode também ser explicado como uma missão escolhida pelo filho, justamente para tal finalidade, ou seja, a de promover o progresso moral daqueles que, na vida em questão, serão seus pais.

4- Filhos adotivos: por que muitos ainda pensam que não são seus próprios filhos? Existe alguma diferença entre filhos _do barrigão_ e os filhos do coração?
Resp.: Esta pode ser uma resposta da "vida" àqueles que, numa outra oportunidade, rejeitaram à missão da paternidade/maternidade.
Quantos e quantos casos ainda lamentavelmente não presenciamos de mães/pais promovendo o aborto, isso sem mencionar os "abandonos" voluntários.

5- Que os filhos possuem direitos nós todos sabemos. E eles também possuem deveres? Quais?
Resp.: Para responder à tal questão, basta-nos pensarmos naquilo que somos antes de sermos pais, ou seja, olhemos o assunto como filhos. Fica fácil enxergar quais são esses deveres diante dos ensinamentos Cristãos.

Um fraterno abraço a todos,

Wagner Castro.
---
Amigos


Falando de filhos...
Este tema veio bem a calhar...conversava ontem com uma amiga, que inicialmente combinou com o marido de nao terem filhos....e após 8 anos de casamento, ele chegou e disse que se ela quiser ter um filho que ele tb. quer, mas que nao forçaria nada, ela ontem ficou horas falando comigo sobre como foi comigo, o que senti, pq. eu tb. esperei um bom tempo antes de engravidar (estava casada a 06 anos) e aconteceu meio que "sem querer"...ela tb. esta sentindo uma coisinha la no fundo...mas esta com medo tem muitas "nóias"...lembrei na hora de situações onde os entes que escolhemos por nossos filhos na erraticidade podem vir a nos "cobrar" este reencarne, ja que fi o combinado...mas ao mesmo tempo que ela esta com uma vontadizinha, tem algo dentro dela que esta c/ muiiito medo...falei do lado positivo da maternidade, dos medos que senti e ainda sinto, de onde procurei ajuda, onde fui me informar...ela é muito fechada e raramente se manifesta sobre seus sentimentos...nao sei agora se toco no assunto, se espero mais...pq. ela tb. nao tem crença alguma...nao se apega a religiosidade....

O que vcs. sugerem...
---
OI...

sou novata na sala. O que tenho a dizer é que não se deve ter medo do fato mais maravilhoso que Deus nos concedeu. Diga a ela pra se apegar com Deus, pois ninguém está aqui pra sofrer pelos outros. O que ela tem de viver já está escrito, então siga o q o coração e a vontade mandam. Com Deus ao seu Lado você pode ser feliz.

"Tudo posso naquele que me fortalece"

Abraços..

Mayara Ribeiro
---
O ambiente em quê criamos nossos filhos influenciam sim. Como deveria ser o local, mesmo sendo difícil ter um local repleto de paz e harrmonia?
---
Olá!!

Quando engravidei do meu filho que hoje está com 10 anos, foi uma coisa maravilhosa que Deus me deu de presente.
e uma momento lindo, não tem como descrever. diga a mesma que não tenha medo de nada , como disse nossa
irmã Mayara , o que ela tem de viver já está escrito.



Abraços,
Jucimeiri
---
queridas


hoje sei que os medos que sentimos nesta hora sao banais, criação de nossa mente fragil...mas na hora em que o sentimos ele é real...para mim tb. foi maravilhoso, tanto que optei em fazer um parto normal...pq. queria interagir até o ultimo segundo com meu filho, ele nasceu com um problema congenito no pezinha, vcs. pensam que liguei que nada, eu disse ao medico que ele poderia ter 04 olhos, duas cabeças que ainda assim seria meu sol....eu eu passo isso para ela (minha amiga), que precisei subir a montanha para descobrir que o lugar onde eu estava era lindo...acho que por isso mesmo ela me procurou...mas nao quero forçar e nao posso falar em religiao, ela se fecha...hoje meu filho esta com 05 anos, ela o cerca, conversa com ele, me pergunta as coisas...mas eu nao sei como aborda-la...como dar continuidade...ao assunto, para que ela coloque o que a incomoda para fora, pq. sei que se ela abrir este espaço dentro dela sera mais facil a partir dai, ela tem depressão...toma remedios...se preocupa muiito com a forma fisica...
---

Conclusão