Educar

164b – Tema: Quem são e qual é a missão dos Pais? - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



CONCLUSÃO: Quem são e qual é a missão dos Pais?
Período: 14/01 à 21/01

208 _ Os Espíritos dos pais não exercem influência sobre o do filho, depois do nascimento?



- Uma influência muito grande; como dissemos, os Espíritos devem concorrer para o progresso uns dos outros. Muito bem! Os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os dos seus filhos pela educação; é para eles uma tarefa: se falharem, serão culpados.



582 _ Pode-se considerar a paternidade como uma missão?



- É, sem contradita, uma missão; é ao mesmo tempo um dever muito grande e que obriga, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade pelo futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais para que estes o dirijam no caminho do bem, e facilitou sua tarefa dando-lhe uma organização frágil e delicada que o torna acessível a todas as impressões. Mas há os que se ocupam mais em endireitar as árvores do seu jardim e as fazer produzir muitos e bons frutos, que endireitar o caráter de seu filho. Se este sucumbe por sua falta, carregarão a pena, e os sofrimentos do filho na vida futura recairão sobre eles, porque não fizeram o que dependia deles para seu adiantamento no caminho do bem.



Autor: Allan Kardec

Livro : O Livro dos Espíritos


Kardec com a Espiritualidade soube sintetizar muito bem o que é a tarefa de sermos pais-educadores. É uma tarefa árdua, mas se bem organizada e baseada em princípios cristãos, se torna sem dúvida uma tarefa menos pesada e mais proveitosa para ambos, rumo a evolução.
Temos essas ferramentas para nos esclarecer e nos proporcionar mais recursos diante de diversas situações. Onde nunca devemos esquecer do Evangelho, que é mesmo após 2.000 anos uma grande referência para o "viver bem". Ao educar um filho estamos sempre nos renovando e ampliando nossas experiências e com isso mostrando a Deus a nossa capacidade de perdoar e amar o próximo.

Obrigado a todos pelas participações, mesmo aqueles que não responderam, por falta de tempo ou por timidez, mas que estavam durante toda a semana pensando e refletindo sobre o tema. Um agradecimento em especial vai para a Simone, que fez um desabafo, mas que para nós educadores foi de grande valia como experiência vivida.

Um bom estudo a todos neste tema que se inicia.

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp


Conclusão