Educar

153_ – Tema: Depressão e suas consequências familiares - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar

Temas destinados à Família e à Educação no Lar








PERÍODO: 08/10/2005 à 15/10/2005



A depressão que segundo especialistas será o grande mal deste século, já está bastante impregnada na sociedade, chegando a ser até comum. Os motivos que a desencadeiam são os mais diversos, dependendo basicamente da capacidade emocional de cada um perante as mais diversas situações da vida.
Geralmente o depressivo, é consciente de sua situação (mesmo que parcial), mas não tem forças psicológicas (mentais), para reagir.
Na família a depressão causa um estrago enorme, afetando também os não depressivos, de modo que os depressivos isolados mentalmente e socialmente do mundo, atrapalham de certa forma o andamento familiar, desencadeando uma deformação estrutural, num ponto onde os demais, não conseguem achar um modo de ajudar de forma a solucionar.
Exemplos temos vários, mães que no pós-parto apresentam sintomas de depressão com relação ao filho (rejeitando-o), e aos familiares. Existem também aquelas depressões mais comuns, que é desencadeada com o desencarne de um parente, de um amigo. Há casos em que a depressão surge só pelo fato da pessoa saber que um familiar está doente gravemente, ou a notícia de que um familiar cometeu algum delito, como um filho preso.
Em todos estes casos há uma relação direta com o mundo espiritual, na forma de desencarnados de baixa vibração que se aproveitam da condição do depressivo, desejando que o depressivo fique assim neste estado por muito tempo, claro que nestes casos de depressão com obsessão, fica claro que o depressivo tem alguma dívida com o obsessor, que por isso quer vê-lo em má situação.
Nisso tudo devemos lutar contra este mal que está cada vez mais comum, e para evitar isso tudo, devemos nos fortalecer na fé, que Jesus nos ensinou a ter em Deus. Fazer preces, praticar a verdadeira caridade e amar a tudo e a todos, com isso estaremos oferecendo boa sintonia, para que os trevosos que desejosos de nos verem mal, estarão assim incapacitados de chegar até a nós.
Buscar o equilibrio e a boa sintonia é ter assim boa saúde, mental e física.

Questões para estudo:
1 - Como podemos controlar a depressão?
2 - Quais são os mecanismos para colaborar na extinção dela?
3 - Um depressivo que não deseja tratamento e tem a sua situação como uma fuga para problemas externos, pode ajudar como?
4 - Os remédios e tratamentos médicos convencionais e modernos conseguem de fato ajudar um depressivo sem que ele recorra a meios espirituais?
5 - Um depressivo que ora, mas sem fé consegue mudar sua situação?
6 - Será a depressão também falta de amor a si próprio?

Assim desejamos saber a opinião de vocês sobre a depressão, com casos vividos por nós mesmos e por parentes e amigos, relatando assim como conseguiram vencer a depressão.

Boa semana a todos e bom estudo.


Equipe Educar CVDEE
Lu / Fúlvia / Rosane / Márcio / Ivair
http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão