Educar

147_ – TEMA: Conflitos familiares - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar

Temas destinados à Família e à Educação no Lar





TEMA: Conflitos familiares

PERÍODO: 10/09/2005 à 17/09/2005



A vida familiar sempre foi conturbada, mas a grande diferença entre ontem e hoje é basicamente que antigamente o jovem contestava menos e as famílias tinham forte em sua estrutura o patriarquismo, onde a figura do pai era o mais forte e sempre com a palavra final.

Hoje em dia vemos a família bem mais aberta democrática e aberta ao mundo moderno.

Com isso os espíritos milenares que a compõem podem se expressar melhor e nisso surge mais brigas, mais inversões de poderes (filhos que mandam nos pais), etc.

Com o avanço da sociedade temos esses confrontos cada vez mais acirrados e assim alguns tem conseguido o ressarcimento de suas dívidas mais rápido, por aprender de forma não imposta como antigamente, de como a vida é.

A questão reencarnatória é sem dúvida a principal responsável por esses conflitos, mas isso no ponto vista do benefício para os envolvidos, com base nesta lei da reencarnação, vemos brigas ferozes de inimigos do passado onde hoje odeiam sem ao menos saber o motivo, mas encontram uma repulsa tão grande que vira ódio, sem saber ao certo que isso nascem a dezenas ou centenas de anos atrás.

As religiões que não aceitam a reencarnação como item fundamental para a evolução do homem, conseguem apenas ajudar através do Evangelho e os ensinamentos do Mestre Jesus. Já o Espiritismo vem desde Kardec tratando deste assunto complexo e ao mesmo tempo de simples compreensão, onde temos exemplos e mais exemplos para nos demonstrar e exemplificar melhor esta Lei vigente no Universo.

Voltando ao assunto, temos a chance de observarmos na nossa casa a lei da reencarnação, onde existem algumas pessoas que não se dão com as outras, nisso tudo não basta termos a consciência de que a reencarnação está de fato ali falando mais alto, mas devemos buscar o equilíbrio onde estas pessoas que tanto se odeiam devem aproveitar o tempo de encarnado para se ajustar ao seu algoz do passado.

Avancemos amigos e não perder tempo é fundamental ao progresso nosso pessoal e universal.



Questões para estudo:



1 – Nestes casos de inimizades entre familiares a família tendo o hábito de ler o Evangelho ajuda?

2 – O que o restante da família pode fazer no caso de alguns membros da família estando em conflito?

3 – Uma pessoa apenas dessa família indo ao centro espírita, o que poderá fazer por todo o restante da sua família que não freqüenta o centro?

4 – Se temos aversão por alguém de nossa família ter a consciência de conflitos reencarnatórios já basta para tentarmos o equilíbrio ou é preciso mas buscar mais alguma coisa?

5 – Porque devemos reajustar com nossos algozes enquanto estamos encarnados, em vez de deixar para reajustar na espiritualidade?

6 - Porque estes conflitos surgem logo no seio de nossa família?





Amigos um bom estudo pra vocês e aproveitem para refletir sobre o tema.





Equipe Educar CVDEE

Lu / Fúlvia / Rosane / Márcio / Ivair

http://www.cvdee.org.br/contato.asp



Conclusão