Educar

143_ – TEMA: Adolescência e seus problemas - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar



TEMA: Adolescência e seus problemas
PERÍODO: 06/08/2005 à 13/08/2005

Um período bastante turbulento e cheio de transformações que ainda nos deixa muito preocupados é a adolescência, pois é uma fase intermediária da fase adulta e conforme percebemos alterações seja ela de caráter e conduta, ficamos preocupados com este adolescente num futuro bem próximo.
As drogas são hoje sem dúvida a maior preocupação e em segundo lugar a violência em si.
Quanto as drogas devemos todo dia cuidarmos de uma sementinha chamada amor, pois uma família unida pelo amor corre menos risco de sucumbir ao mal.
Já nossa amizade com nossos filhos deve ser acima de tudo estabelecida, embora sejamos os pais e educadores, mas devemos também sermos amigos e assim ter uma cumplicidade maior e com isso termos a confiança de nossos filhos para tratarmos de assuntos que por ventura venham a incomodá-los.
Lembrando que se formos muito rigorosos e castigadores, às vezes até injusto, pode inibir nossos filhos de nos contar algo de sua vida que começa a se moldar. Devemos acima de tudo passar confiança e respeito pelas suas palavras, mesmo que estejam errados, devemos ter a cautela e ânimos frios diante de um delito cometido pelos adolescentes.
Mas nada impede de trabalharmos em "segundo plano", investigando com quem eles andam, em quem eles mais falam como amigos, ou seja devemos observar tudo, pois alguns fatos (até mesmo graves) podem estar sendo ocultados pelos adolescentes, mas sem exageros como de seguí-los de carro. Essa vigilância oculta ou chamo de "vigilância responsável". Onde temos a doutrina Espírita a nosso favor em conseguir analisar os casos e reconhecer determinadas situações.
Eu acho que deveria existir curso para "pais e mães", isso não é vergonhoso, pois o pior é não saber lidar com certas situações e na vontade de ajudar acabar agravando ainda mais.
Também existe o problema das "baladas" vejo muitos pais e mães indo levar seus filhos na "balada", e voltar depois para buscar, pode ser uma segurança a mais, onde conseguimos ver onde eles realmente estão e quais são os tipos de freqüentadores do local.


Livro recomendado: Adolescente, mas de passagem - Paulo R. Santos

Bem, depois de tudo que foi escrito acho que vocês terão muito o que comentar.
Contamos com as opiniões de vocês sobre o tema de uma forma geral. Com dúvidas e relatos dentro do tema proposto.


Bom estudo a todos.



Equipe Educar - http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão