Educar

132b – Tema: Violência e Abuso dentro do Lar - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Tema: Violência e Abuso dentro do Lar

CONCLUSÃO

Na conclusão deste tema, resolvi colocar uma passagem de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Cap. IX - Bem aventurados aqueles que são brandos e pacíficos, que fala um pouco sobre o tema que foi estudado nesta semana, mas dando mais ênfase no modo como deveríamos agir.

Aproveito para agradecer a participação de todos, que o estudo foi muito bom! Vimos que a violência nos choca, e muito, principalmente quando é praticada dentro do lar. Mas, vamos ler este texto para termos um pouxo de paz no coração e vermos que para tudo há uma explicação e que a justiça Divina nunca falha.

Injúrias e Violências
1. Bem-aventurados aqueles que são brancos, porque eles possuirão a Terra. (São Mateus, cap. V. v. 4).
2. Bem-aventurados os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus. (idem, v. 9).
3. Aprendestes o que foi dito aos Antigos: Não matareis, e todo aquele que matar marecerá ser condenado pelo julgamento. Mas eu vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão merecerá ser condenado pelo julgamento; que aquele que disser a seu irmão Racca, merecerá ser condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: Sois louco, merecerá ser condenado ao fogo do inferno. (idem, v. 21 e 22).

4. Por essas máximas, Jesus faz da doçura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência uma lei; condena, por conseguinte, a violência, a cólera e mesmo toda expressão descortês com respeito ao semelhante. Racca era, entre os Hebreus, um termo de desprezo, que significava homem de má conduta, e se pronunciava escarrando e desviando a cabeça. Ele vai mesmo mais longe, uma vez que ameaça com o fogo do inferno aquele que disser ao seu irmão: Sois louco.

É evidente que, aqui, como em toda circustância, a intenção agrava ou atenua a falta; mas em quê uma simples palavra pode ter bastante gravidade para merecer uma reprovação tão severa? É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei do amor e da caridade, que deve regular as relações dos homens e manter entre eles a concórdia e a união; que é um insulto à benevolência recíproca e à fraternidade; que entretém o ódio e a animosidade; enfim, que depois da humildade para com Deus, a caridade para com o próximo é a primeira lei de todo cristão.

5. Mas o que diz Jesus por estas palavras: "Bem-aventurados aqueles que são brandos, porque eles possuirão a Terra", tendo ele dito para renunciar aos bens deste mundo e prometendo os do céu?

À espera dos bens do céu, o homem tem necessidade dos da Terra para viver; somente lhe recomenda não ligar a estes últimos mais importância do que aos primeiros.

Por estas palavras, ele quer dizer que, até esse dia, os bens da Terra estão açambarcados pelos violentos, em prejuízo daqueles que são brandos e pacíficos; que a estes freqüentemente falta o necessário, enquanto que os outros têm o supérfluo; promete que justiça lhes será feita, na Terra como no céu, porque são chamados filhos de Deus. Quando a lei de amor e caridade for a lei da Humanidade, não haverá mais egoísmo; o fraco e o pacífico não serão mais explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal será o estado da Terra quando, segundo a lei do progresso e a promessa de Jesus, ela tornar-se um mundo feliz, pela expulsão dos maus.

Muita paz e bom estudo à todos!
Equipe Educar CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão