Educar

132a – Tema: Violência e Abuso dentro do Lar - nosso papo

1- a primeira coisa que vem a minha mente é o medo, não por mim, mas pela pessoa
que esta senso agredida, além de perceber o quanto ainda somos atrasados
espiritualmente, onde até hoje vemos as coisas serem resolvidas pela violencia,
onde o mais forte sente-se no direito de tomar o poder atraves da subjugação
física.

2- Principalmente, pela raiva, pois nem todo alcolatra é violento, muitos são até
mesmo deprimidos, e tornam- se vitimas. o que as drogas e o alcool faz, na minha
opinião, é acentuar uma raiva que já existe, uma violencia nata. Em csaos de vidas
passadas, isso pode acontecer também , a raiva pode vir de longe, de antes mesmo
que a pessoa se lembre, as vezes nem tem explicação para tanta raiva que sente.

3- por medo de serem mais agredidas, e também por vergonha, é dificil admitir para
outro que você passe por uma dominação tão grande, alem do que a justiça de Terra
deixa a desejar, na minha opinião, nesses casos.

4- só podemos evitar que isso acontaça em nossa casa, sempre conversabdo sobre
todos os assuntos e tentando manter o maximo de calma, com relação a uma pessoa
violentada devemos dar o nosso apoio, dentro daquilo que nos compete, tentando ao
maximo ensinar a pessoa a evitar que isso aconteçe novamente, ou se for o caso
,deixar o lar.

Essa é somente a minha opinião
Que a paz esteja com todos
Vanessa Curci

----
Boa noite à todos!!!!!!!
Vamos às questões:

1. O que vem à sua mente quando lê, ou vê, uma notícia como essa?
Fico indignada... é inconcebível qualquer tipo de violência, seja contra quem for, principalmente quando se trata de uma criança, que é um ser que não tem como se defender. E de todas as violências, a pior delas é o abuso sexual, que não fere só o corpo, mas marca profundamente o espírito.

2. Por que será que isso acontece? Motivado apenas pela raiva, bebida, drogas ou tem a ver com vidas pretéritas? Qual sua opinião?
Concordo com a Vanessa, a violência independe do alcool, das drogas... talvez até com vidas pretéritas, já que trazemos sempre nossa bagagem de experiências, sejam elas positivas ou negativas.

3. Por que as pessoas que sofrem violência e abusos hesita tanto em denunciar o agressor?
Em primeiro lugar por medo de sofrerem de novo a agressão e quem sabe até pior do que a anterior, e em segundo lugar pela vergonha, principalmente nos casos de abusos sexuais.

4. Qual o nosso papel para evitarmos que isso ocorra?
Através do diálogo constante com nossos entes queridos, orientando sempre nossos filhos, e no caso dos pais, estes que tem a sublime missão de encaminhar seus filhos, nunca usarem de qualquer tipo de violência contra seus filhos.

5. Sobre o que mais você gostaria de comentar aqui, baseado neste tema?
Li hoje na internet que uma babá jogou um bebê pela janela. Como pode isso acontecer ? A mulher, que é evangélica, alega que estava possuída pelo demônio e que escutou uma voz dizendo que deveria jogar o bebe pela janela. Eu, que estou com um bebê de três meses em casa, me coloquei no lugar da mãe desta criança. Fiquei muito triste e orei por essa mãe que deve estar sofrendo muito.
Temos que concluir que faltam duas coisas importantes na vida das pessoas que cometem qualquer tipo de violência: a primeira é Deus e a segunda os ensinamentos do Mestre Jesus. Se tivermos essas duas coisas, nunca iremos cometer qualquer tipo de desatino como esse.

Beijos.
Rosane.
----
Bom dia, amigos e amigas da sala. Minhas opiniões estão em vermelho. Abraços,

Sheila - MG


Tema: Violência e Abuso dentro do Lar

1. O que vem à sua mente quando lê, ou vê, uma notícia como essa? Fico pensando em como o ser humano às vezes mostra sua inferioridade, seu passado animalesco. Com tudo o que sabe, prefere esquecer e "atacar", do que amar.

2. Por que será que isso acontece? Motivado apenas pela raiva, bebida, drogas ou tem a ver com vidas pretéritas? Qual sua opinião? Tudo tem relação com vida pretérita, mas é preciso não colocar a culpa somente em nosso passado. Se não me engano, é Emmanuel que nos diz que a maior parte de nossas dívidas são adquiridas na atual existência que vivemos, por causa de nosso egoísmo e orgulho. Pouca coisa é resgate do passado.
Mas, respondendo à pergunta: A violência acontece dentro do lar porque não somos capazes de nos controlar, porque não somos capazes de combater em nós o comodismo de não praticar o Evangelho, fazendo isso somente na casa espírita, onde é mais fácil. Tudo o que aprendemos na Doutrina e no Evangelho é para ser praticado também fora da casa espírita. A violência em muitas pessoas é fruto do uso de drogas, do alcóol e principalmente da raiva, porque com o nosso comportamento atraimos para perto de nós espíritos que nos ajudam a praticar estes atos, pois eles querem nos ver infelizes.
Ontem, ao fazer o Culto do Evangelho em casa com minha família, uma lição interssantissíma de Emmanuel, do livro Vinha de Luz, saiu na 1ª leitura. O título é Cooperemos Fielmente. Nesta lição Emmanuel nos diz que depois dos mártires e apóstolos, o homem tem feito das lições do evangelho aquilo que quer, de acordo com sua vontade e não como ele deve ser praticado. A violência dentro do lar tem relação com a nossa falta de controle sobre nós mesmos e nosso comodismo em achar muito díficil praticar a doutrina, cujos ensinamentos deixamos sempre para depois ou quando o que ela nos pede não e difícil de fazer.

3. Por que as pessoas que sofrem violência e abusos hesita tanto em denunciar o agressor? Por medo. Se você vive com alguém agressivo e não tem condições, principalmente, financeiras de se desvincular daquela pessoa, muitas vezes como vítima prefere passar por estas situações, porque não denunciando, acha que elas não acontecerão mais.

4. Qual o nosso papel para evitarmos que isso ocorra? Depende. É difícil comentar sobre uma situação que, creio eu, nunca foi vivida por qualquer um de nós que estamos aqui conversando sobre o assunto.
Penso que a cordialidade, a paciência e a compreensão podem evitar isso. Mas quando o agressor chega em casa bêbado ou drogado e perde a cabeça, partindo para cima de sua vítima, muitas vezes a cordialidade, a paciência ou a compreensão, não surtirão efeito. Esta é uma situação complicada, mas quem passa por isso e até mesmo nós, devemos nos lembrar que nada acontece por acaso e situações difíceis em nossa vida não perdurarão por mais tempo do que aquele que temos que enfrentá-las.

5. Sobre o que mais você gostaria de comentar aqui, baseado neste tema? Tenho uma experiência na minha família e gostaria de comentar sobre a forma como tudo aconteceu. Minha irmã casou-se aos 16 anos de idade. Após ter tido seu filho, algumas vezes minha mãe chegava na casa dela e a via com o nariz machucado ou com marcas roxas pelo corpo. Ela sempre dava a desculpa de que havia caído, mas intuitivamente meus pais sabiam que ela estava sofrendo violência por parte do marido. Acontece que ele, começou a se envolver com drogas, mas quando estava sóbrio era uma pessoa boa e prestativa. A droga começou a fazer isso com ele e certo dia minha mãe o enfrentou e tirou minha irmão de dentro de casa. Por muitos anos foi uma dificuldade ele entender o que estava acontecendo. Ele ameaçava minha irmã, fazia escândalos na porta do serviço dela e tudo mais. Passado algum tempo, ele estava saindo de uma festa, drogado, pegou sua moto e sofreu um acidente, vindo a falecer.
Para todos foi uma paz, mas para mim, que entendo a vida espiritual após a morte do corpo físico, às vezes percebo em meu sobrinho traços do pai. Peço a Deus que os auxiliem para que, pelo livre arbítrio que pertence a cada um de nós, estas situações não acontecem novamente.

----

Conclusão