Educar

129b – Tema: FAMÍLIA - A MÃE ESPÍRITA - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Olá amigos da educar... que Jesus esteja presente no coração de todos.
Gostaria de em primeiro lugar, agradecer a participação de todos os amigos da sala educar, seja enviando suas opiniões, seja simplismente lendo e refletindo sobre o tema. A participação de vocês é fundamental.
Ah, e mil desculpas pela demora na postagem da conclusão do estudo, mas sabe como é... bebê pequenino requer muitos cuidados.

CONCLUSÃO
FAMÍLIA - A MÃE ESPÍRITA

Na semana passada conversamos sobre a mãe espírita. Para concluir nossos estudos, procurei um texto que falasse sobre o que é ser mãe... eis que hoje chega em minhas mãos a revista O Reformador, do qual sou assinante, e que trouxe uma matéria chamada "A evolução do amor materno - sua importância para o progresso do espírito". Vou retirar alguns trechos, já que a matéria na íntegra é bem extenso.

"A questão 890, de O Livro dos Espíritos, destaca que o amor materno é uma virtude e, ao mesmo tempo, um sentimento instintivo, e que a mãe ama seus filhos no interesse da conservação deles. Este amor se expressa pela vida inteira e se transforma em devotamento e abnegação.
Essa interessante questão faz-nos refletir sobre determinados aspectos, especialmente quanto ao conceito de sentimento materno, que nem sempre parece ser entendido por todas as mães, levando-nos a questionar a existência do caráter inato do sentimento maternal e se de fato é partilhado por todas as mulheres."

"... o amor materno deve ser adquirido e conquistado ao longo dos dias passados ao lado do filho e por ocasião dos cuidados que a mãe lhe dispensa. (...) Se faltarem oportunidades para se exprimir o próprio amor, se as manifestações do interesse que se tem por outrem são demasiado raras, então se corre o risco de vê-lo morrer (p.15)"

Refletindo sobre a missão da maternidade, chegamos a conclusão que os deveres de mãe não são diferentes, seja esta mãe espírita, católica, evangélica, budista, etc... o amor é o mesmo, os deveres são os mesmo, a missão é a mesma... mas é claro que, conhecedoras das verdades esclarecedoras do espiritismo, nós mães-espíritas temos muito mais deveres. Afinal de contas, "aquele que mais sabe, mais será cobrado".

Um forte abraço em todos.

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão