Educar

128b – Tema: Educando o coração - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Educar

Olá amigos da sala, tudo bom?

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a participação de todos e, Toshio, seja muito bem-vindo e participe sempre, suas respostas foram ótimas! =)

Bom, como aqui não há bem uma conclusão, vou só fazer um resumão de tudo. Como foi dito, educar o nosso coração não é fazer o que nossos filhos querem, seguindo os impulsos de nosso coração. Devemos saber dizer "não", mesmo pq, se agirmos de outra maneira, criaremos uma pessoa que, no futuro, não saberá aceitar um "não" como resposta, irá querer tudo à sua maneira. Mas tb é aprendermos a ser tolerantes, pacientes.

Educar o coração está associada com a auto-educação sim.

A Sheila citou um livro do Hammed, o "Renovando Atitudes" que fala bastante tb sobre como lidamos com nossos sentimentos, da educação dos filhos entre outros temas. Isso da raiva ele comentou no livro tb, além de falar sobre os superpais, que mimam demais os filhos e estes acabam sendo adultos inseguros, dependentes e ansiosos. Por isso, quando se trata de educar outra pessoa, devemos mesmo buscar o equilíbrio. Hammed tb nos diz que, se brigarmos com uma criança toda vez que ela amassa um papel de raiva, estaremos podando seu modo de expressar sentimentos. A raiva não é algo ruim, desde que não seja direcionada para a vingança.

Um beijo a todos e que tenham uma ótima semana

Equipe Educar CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão