Educar

127_ – Tema: Os deveres de amor perante a educação no lar - estudo e conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Olá amigos!!!
Que o Mestre ilumine a nossa caminhada.


Tema: Os deveres de amor perante a educação no lar
O Evangelho pregado por Jesus é baseado unicamente em amor, até mesmo em favor do inimigos. Ao viver o Evangelho no Lar, devemos perceber realmente o que está sendo dito e assim trazermos para os dias atuais, onde requer bastante amor para superarmos os mais diversos desafios. No lar o amor é essencial para o equilíbrio e vivência no mundo externo. Quando utilizamos o amor para educar nossos filhos, de certo desejamos o melhor para eles, mas isso não basta, onde o amor deve ser executado, onde assim teremos mais respeito para com nossos filhos. O amor sincero é baseado no respeito e é disso que nossos filhos precisam. O respeito baseado no amor proporciona uma educação nos moldes do Evangelho de Jesus, respeitando assim, o livre arbítrio dos nossos filhos.

Questões para estudo:
1 - O Evangelho no Lar ajuda a desenvolver o amor familiar?
2 - Basta apenas amar nossos filhos para educá-los bem?
3 - Educar com amor e ao mesmo tempo colocar limites, como dosar?


Contamos com a opinião de vocês sobre o tema de uma forma geral.


Bom estudo a todos.


Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar




CONCLUSÃO: Os deveres de amor perante a educação no lar

Neste estudo ficou provado que não basta apenas amar nossos filhos ou apenas quere-los bem, para então termos sucesso na educação dele. Devemos ter noção das atitudes que devemos tomar e quais os métodos iremos usar, e a partir daí, buscarmos coragem para executar nossos métodos. Precisamos amigos, ter muita coragem, porque às vezes amamos tanto nossos filhos que ficamos meio sem jeito de contrariá-los, mas deve ser assim, pois se não lá na frente, na hora de colher quase nada servirá para a colheita. Precisamos ser ousados e vigilantes, onde o amor é apenas o estímulo para não darmos as costas a quem tanto necessita de nós. O amor nestes casos é o elo de ligação é a força que interliga os seres, onde a ajuda se torna imprescindível devido aos laços de amor.
Portanto nós educadores devemos sempre estarmos vigilantes contra tudo e todos, para que a nossa safra (nossos ensinamentos) não seja perdida em apenas uma noite.

Obrigado a todos que participaram e esperamos que os novos participantes, logo possam estar também colaborando nos temas. Vale lembrar que ninguém aqui é o dono da verdade e portanto todos aqui somos aprendizes, onde um ajuda o outro, para que de mãos dadas possamos juntos avançar no caminho da evolução.


Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia