Educar

125a – TEMA: Relacionamentos familiares difíceis - nosso papo

Bom dia, amigos da sala. Boa semana a todos. Aí vão as minhas respostas e que Jesus abençoe a todos.

Sheila - MG

Questões para estudo:
1 - Como a doutrina Espírita pode ajudar nestes casos?
A doutrina espírita é muito esclarecedora e consoladora quando nos explica que nós e nossos parentes somos afetos ou desafetos de muito tempo. Explica, ainda, que somos os responsáveis por angariar estes afetos e desafetos. Eu penso que estas instruções fazem com que compreendamos a necessidade de nos ajustar com nosssos parentes difícieis, quando não somos tomados pelo orgulho e achamos que o problema está sempre com os outros e que não temos cupla no cartório.

2 - O Evangelho no lar ajuda a aproximar estas pessoas?
Sim, muito, na medida em que esclarece os encarnados e os desencarnados. Pode demorar um pouqinho, mas ajuda.

3 - Uma obsessão pode agravar uma relação já complicada?
Penso que sim, porque o obsidiado geralmente não conhece o seu quadro. Principalmente, quando muitos de nossos familiares não são espíritas e não aceitam um tratamento desobsessivo.

4 - Como duas pessoas não esclarecidas pela doutrina, poderiam estar amenizando ou eliminando esses problemas de relacionamentos?
Penso que vivenciando o Evangelho. aliás, Jesus não era espírita e nem pertencia a outra religião. a religião foi instituída pelo homem. Se praticarmos o Evangelho do Cristo, saberemos lidar com qualquer situação difícil em nossas vidas.

Sei que é muito fácil falar e só saberemos se estamos ou não viveciando o Evangelho quando os testes acontecerem, mas´não é a doutrina espírita que ameniza situação alguma, é a disposição do ser humano se melhorar.

5 - Só a doutrina é capaz de esclarecer e ajudar estes inimigos de outras vidas?
Acho que já respondi na questão anterior.

6 - Para nós espíritas, ler romances com estas situações presentes na história pode de fato ajudar?
É pela experiência que damos conselhos às pessoas. Os espíritos sérios estão sempre aí para nos auxiliar. No próprio evangelho segundo o espiritismo, um dos espíritos que lá traz sua mensagem, nos diz que Deus permite que eles que já viveram aqui na Terra voltem para contar suas experiências para nos alertar e ajudar.

É preciso também tomar cuidado com o tipo de romances que lemos, pois, há muitas obras espíritas surgindo e muitas vezes contrariam os ensinamentos da própria doutrina. É preciso que tenhamos a base, após termos estudo kardec, Emmanuel, André Luiz, Bezerra de Menezes, Joana de Angelis, para depois irmos conhecendo outros e avaliar as instruções e informações.
Sheila
----
Eis, Gente Linda do coração, tudo joiiinha com vcs? 😉
Andei sumidinha, mas tô de volta 🙂 Aliás, muita gente por aí ó..anda caladinha e sumidinha tb, e euzinha tô com saudades de papear com vcs, viu?! 🙂
Este tema relacionamentos familiares difíceis nos é algo de convívio acho que geral, né?
Quem de nós não tem alguém na família que tá ali parece que para nos testar, e a gente muitas vezes esquecidos dos ensinamentos de Amor ficamos com birra, com brigas, com um monte de atitudes negativas, né mesmo? Daí vem aquele arrependimento: _ viixeee! poderia ou deveria ter agido diferente!
E quando ainda é o lidar com pessoas de religiosidade diferentes, que num entende porque que a getne vai ao CE estudar, vai exercitar em algum trabalho social, ou vem pra net pra ler os mails e trocar idéias e entendimentos com outras pessoas, a fim de continuarmos na nossa busca de crescimento? Ou ainda se recusa a acreditar na religiosidade?
Ou quando, ainda, a gente verifica comportamentos agressivos que parecem gratuitos para conosco , e, embora a gente saiba que são e estão ali os reajustes necessários ao espírito no seu processo evolutivo, a gente fica remoendo e fomentando os disssabores, as discussões, as tristezas, etc e tal?
E tem mais monte de situações, né mesmo?! 🙂
E, daí, hein?! Como a gente pode verificar, pensar, sentir, agir quanto a esses relacionamentos familiares? Que que vcs acham?! 🙂 De que forma vcs reagem e vivenciam esses relacionamentos familiares difíceis?!
Uma tarde cor e amor procês todos
beijocas mineiras com carinho no coração


Conclusão