Educar

125_ – TEMA: Relacionamentos familiares difíceis - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Olá amigos!!!
Que o Mestre ilumine a nossa caminhada.


TEMA: Relacionamentos familiares difíceis

A família como sabemos é uma instituição onde nós espíritos encarnados, conseguimos curar determinados problemas ocasionados no passado e com isso, devemos nos fortalecer para que esta tarefa de aproximação seja a mais proveitosa possível.
Vemos todos os dias desentendimentos entre pessoas da mesma família, são pais que alimentam ódio por determinado filho, são filhos que criticam os pais e por aí vai. E nestas questões de ódio inexplicável é que encontramos na doutrina Espírita estas questões explicadas por Kardec em sua codificação e que tanto estudamos também através na nossa atual literatura que os espíritos nos informam.
Jesus já dizia: "Amais os inimigos como a vós mesmos", nisso podemos concluir que tendo nossos antigos inimigos no seio de nossa atual família, devemos nos esforçar ao máximo para que consigamos ao menos respeitá-los e assim um dia estaremos sem ao menos esperar os amando, conquistando assim o perdão.

Questões para estudo:
1 - Como a doutrina Espírita pode ajudar nestes casos?
2 - O Evangelho no lar ajuda a aproximar estas pessoas?
3 - Uma obsessão pode agravar uma relação já complicada?
4 - Como duas pessoas não esclarecidas pela doutrina, poderia estar amenizando ou eliminando esses problemas de relacionamentos?
5 - Só a doutrina é capaz de esclarecer e ajudar estes inimigos de outras vidas?
6 - Para nós espíritas, ler romances com estas situações presentes na história pode de fato ajudar?

Lembrando que quem tiver algum depoimento ou perguntas sobre o tema, pode também enviar a sala, para que possamos debater juntos. Ok?


Bom estudo a todos.


Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão