Educar

123_ – Tema: Páscoa, Família e Espiritismo - estudo e conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar

Tema: Páscoa, Família e Espiritismo

Páscoa chegando... Muitas pessoas correndo atrás de ovos de chocolate, peixes para a semana santa, malhação de Judas... Mas, qual o verdadeiro significado da Páscoa?

Será que é apenas mais uma data comercial, criada pela mídia e pelas empresas de chocolate? Está claro que as crianças adoram ganhar os deliciosos ovos de chocolate, mas, será que elas sabem o significado verdadeiro da Páscoa? E nós, sabemos?

Na Igreja Católica, a Páscoa simboliza a Ressurreição de Cristo. Nós, espíritas, sabemos que não há como ressuscitar. O que realmente aconteceu, então? Jesus apareceu, em Espírito, para os seus apóstolos simplesmente para lhes dar mais uma lição: a vida não acaba com a morte do corpo. Quis nos mostrar que não deixamos de existir depois de morrermos, mas sim que continuamos nossa vida do outro lado, nem melhores e nem piores do que quando encarnados, continuamos igual (a não ser depois de muito estudo é que podemos melhorar).

Essa semana, achei muito interessante um comentário que ouvi no centro espírita, referente à malhação de Judas, que ocorre no Sábado de Aleluia. Mais ou menos assim: "Judas, após ver que Jesus tinha sido morto, ficou louco e se suicidou. Jesus o perdoou logo após seu desencarne. Se Jesus, que foi o maior prejudicado por Judas, o perdoou logo de cara, por que nós, que estamos aqui depois de dois mil anos do acontecido, ainda malhamos Judas? Pra quê isso?" Pra se pensar, né mesmo?!

Bom, não há muito o que falar, mas, vamos discutir sobre o assunto? Vamos, né, sabia que vocês iriam dizer que sim =)

Bom, inicialmente, acho que são mais essas questões mesmo. Depois eu participo tb, ok?!

Beijos a todos e muito bom estudo

Equipe Educar CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão

Olá pessoal, tudo bom?

Como aqui sabemos que não há bem uma conclusão propriamente dita, escolhi um texto relativo ao tema para fazer o papel de conclusão desta semana, ok?!

" Nos lares, crianças, jovens e até adultos, se divertem numa doce e alegre festa celebrando a prosperidade e a vida. E haja ovos de chocolate!

Temos aí, mais um dos poucos momentos em que a família tem a oportunidade de se divertir realmente unida. Isto, é claro, se a televisão, com seus programas nada educativos, deixar de ser o centro das atenções.

É mais um feriado, em que nos é dada a oportunidade de refletir sobre nossas vidas, sem a costumeira pressa com que vivemos nosso dia-a-dia. Infelizmente, muitos de nós, aproveitando o feriado da semana santa, apenas viajamos e nos "enchemos" de ovos de chocolate (após a abstinência de carne na Sexta-Feira).

Nesse dia, nos transformamos em "lindos coelhinhos" e presenteamos nosso próximo, mesmo que lá no fundo do coração, não tenhamos uma relação sincera de amor e respeito. É terrível chegar até ele com um sorriso amarelo e um ovo desejando-lhe "Feliz Páscoa".

Nada contra viajar ou dar ovos de chocolate de presente. O importante, é que façamos isso com amor, e não como uma forma de escapar de nossos conflitos e problemas de relacionamento. Que os pais percebam a importância de esclarecer seus filhos sobre o que a Páscoa representa.

A mensagem que a Páscoa ou qualquer outro feriado simboliza, independente da cultura ou religião de cada um, pode ser muito valiosa quando compreendida em sua essência.

Porém, se nos limitarmos aos papéis superficiais que somos condicionados a representar constantemente, o resultado, com certeza, será uma falta de atitude frente às questões sociais.

A Páscoa nos convida à prosperidade e à renovação da vida. "

Revista Cristã do Espiritismo - nº 1

Beijos a todos

Equipe Educar CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia