Educar

118_ – Tema: Como impor limites perante o mundo atual? - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Olá, amigos da Sala Educar!
Tudo em paz com vocês??
Depois de um tempo afastado, aqui estamos novamente, feliz em compartilhar esse espaço com todos!
Esta semana, vamos debater um pouco sobre a questão dos limites perante o mundo atual?
Segundo o que podemos aprender com O Livro dos Espíritos e com O Evangelho Segundo o Espiritismo, os Espíritos, ao reencarnarem, tem necessidade de passar pela infância pois, nessa fase do desenvolvimento físico, ainda não com controle absoluto da individualidade espiritual sobre as potencialidades do novo cérebro físico, os mesmos tornam-se mais maleáveis às influências dos pais.
De acordo com os mesmos livros citados acima, e em face dassa maior maleabilidade da vontade do espírito recém-reencarnado, os pais tem por missão conduzirem seus filhos aos caminhos do Bem, incutindo nos mesmos princípios e valores morais elevados, que os conduzam, quando na adolescência e especialmente na idade adulta, já de posse do controle integral da vontade, a se portarem como homens e mulheres de Bem.
Nesse processo de condução do psiquismo ao crescimento moral, encontramos um elemento de grande valia para os pais, extremamente necessário à correta disciplina dos seus filhos: os LIMITES.
Limites não são mais do que normas e regras para o bem viver, para o bom comportamento do indivíduo.
Nenhuma sociedade que se preze se desenvolve sem regras, sem normas, sem leis.
Deus, nosso Pai e Criador, mantenedor do Universo, desenvolveu Leis Universais que regem a harmonia de nossa casa cósmica. Cada vez que nos distanciamos dessas Leis, nos vemos obrigados, por nossa própria consciência, a voltarmos para essas mesmas Leis, a fim de cultivarmos nossa felicidade. As Leis Universais são nada menos do que os limites que Deus colocou para nosso crescimento.
Assim, podemos perceber que Limites, quando falamos da educação de nossos filhos, não representam castigos, punições ou algo semelhante, mas, pura e simplesmente, regras, que devem ser apresentadas e compreendidas, para que possam ser conscientemente vivenciadas por nossos filhos.
Porque será, então, que se apresenta tão difícil a imposição de limites perante o mundo atual?
Primeiro, cabe-nos perguntar se realmente há dificuldade, ou se utilizamos o termo dificuldade como uma desculpa para nos eximirmos de nossa responsabilidade.
Segundo, quando a resposta à questão acima for positiva, cremos que a raiz do problema se encontra em uma dificuldade de compreensão, definição e aplicação do que seriam quatro situações distintas: AUTORIDADE, AUTORITARISMO, LIBERDADE E LIBERTINAGEM.
Cabe-nos ainda elaborarmos algumas reflexões em torno do fato de que, na atualidade, mídia e sociedade apresentam, tanto para os nossos filhos quanto para nós, modelos de viver e facilidades que, na maioria dos casos, não correspondem aos modelos mais adequados em termos de valores e princípios, vez que podemos encontrar modelos que exaltam o individualismo e o culto à sensualidade, em detrimento da vivência do amor ao próximo na sua plenitude, do respeito ao ser humano.
Feitas essas considerações iniciais, gostaríamos de delas partir para elaborarmos as questões para o norteamento de nosso debate da semana:

Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - O que entendemos, realmente, por limites?
2 - Temos alguma dificuldade em impor limites para nossos filhos (por exemplo: achamos que estamos sendo duros demais com eles ao não deixarmos eles fazerem tudo que os coleguinhas fazem, ou dizer poder fazer)?
3 - Qual a diferença entre AUTORIDADE E AUTORITARISMO?
4 - Qual a diferença entre LIBERDADE E LIBERTINAGEM?
5 - Como reagimos, perante nossos filhos, frente aos modelos que a atualidade nos propõe? Nossa postura é de compreensão, mesmo quando discordamos, ou de crítica? Qual o peso que essas duas posturas (compreensão ou crítica) terão em nossa imagem frente nossos filhos na hora que impomos limites?
6 - Quando impomos algum limite aos nossos filhos, como fica a questão do nosso exemplo perante as situações semelhantes? Qual o peso do exemplo para os limites que impomos?

Bem, essas são nossas considerações iniciais. Esperamos que delas possam sair outras mais.
Aguardamos a participação de todos!
Um final de semana especial, cheio de luz e amor para todos!
Equipe Educar - CVDEE -
Lu, Rosane, Fúlvia, Marcio e Ivair

Conclusão