Educar

116_ – Tema: Vida em Família: Vivendo em Sociedade - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar

Olá meninos e meninas da sala, tudo bom?

Vamos conversar um pouquinho sobre o tema Vida em Família: Vivendo em Sociedade?

TEMA: Vida em Família: Vivendo em Sociedade

Podemos imaginar que nossa família seja uma sociedade em miniatura. Mas, o que é a sociedade? Segundo o dicionário Aurélio é:

1. Agrupamento de seres que vivem em estado gregário.
2. Grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns.
3. Meio humano em que o indivíduo está integrado.
4. Contrato consensual pelo qual as pessoas se obrigam a reunir esforços ou recursos para a consecução de um fim comum.

Como pudemos perceber, no caso de estudo desta semana, sociedade seria o meio humano em que o indivíduo está integrado. E nós estamos integrados na nossa família, não é?

Mas, até que ponto é útil para nós, seres humanos, vivermos em sociedade? Se não fosse assim, não conseguiríamos exercer aquilo que viemos fazer na Terra: melhorar, evoluir como espíritos. No nosso estágio, as nossas imperfeições estão muito ligadas ao egoísmo e ao orgulho. Como podemos combater essas imperfeições? Através do contato com outras pessoas e da prática da caridade. Pois onde existe a real caridade, não podem existir o egoísmo e o orgulho. Quando aprendemos a amar nossos pais, irmãos, avós, tios, tias, primos, primas, cônjuges etc, estamos exercendo a caridade para o nosso próximo mais próximo, que são nossos familiares. Se vivêssemos sozinhos, seria como se voltássemos a ser "selvagens". O nosso "próximo" também pode nos ajudar a nos conhecermos melhor.

Se não fosse a vida em sociedade, nossos antepassados (aqueles beeeem distantes, o famoso homem das cavernas) não teriam conseguido sobreviver. Vivendo em famílias, cada um exercia uma função: caça, proteção, cuidados com os filhos etc. Graças à vida em família, em sociedade, é que conseguimos nos tornar o que somos hoje.

O capítulo VII, do livro terceiro (As Leis Morais) de "O Livro dos Espíritos" é dedicado à vida em sociedade. Nele os Espíritos nos dizem que ela é uma necessidade ao progresso humano. Neste capítulo, Kardec nos diz que nenhum homem possui faculdades completas e é mediante a união social que elas se completam umas às outras, para assegurarem ao homem o bem estar e o progresso. Na solidão, o homem se embrutece e não cresce. Do fato do homem precisar viver em sociedade, surgem obrigações especiais para que esta convivência atinja os objetivos de progresso, onde a primeira de todas elas é respeitar o semelhante.

Questões propostas para estudo

1. Para você, o que significa viver em sociedade?

2. O que a doutrina nos ensina sobre a vida em família e em sociedade?

3. Vimos que vivendo em família, aprendemos a amar e respeitar nosso próximo mais próximo, nossos parentes. O que você pensa disso? Ultimamente, tem procurado respeitar os seus?

4. Quais as vantagens de se viver em família e em sociedade?

5. Vemos muitas pessoas que decidem viver sozinhas, não constituindo família. Mesmo assim, elas podem contribuir, de alguma forma, para a prática da caridade. Exemplos disso são os freis e monges. Existem também aqueles que preferem viver sozinhos para não ter responsabilidades perante ninguém, uma esposa (esposo) e filhos. Qual sua opinião sobre esses casos?

6. Muitos, mesmo vivendo cercados de pessoas, se sentem sozinhos. Por que isso acontece?

É isso, pessoal. Vamos participar? Estamos aguardando a participação de todos, ok?! Lembrando que vocês podem participar do jeito que mais lhes convier, seja enviando textos, respondendo às questões, discutindo, mas sempre dentro do tema proposto nesta semana, ok?!

Um beijo bem grande para todos vocês e um bom estudo
Equipe Educar CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia

Conclusão