Educar

113c – Tema: O NATAL E A FAMÍLIA ESPÍRITA - nosso papo 2 e textos

Oi pessoal!!! Mais um texto sobre o Natal! Pelo visto, tem bastante texto pra gente debater, né mesmo?
Bons estudos, aguardando a participação de cada um de vocês, hein?!

Beijos,

Equipe Educar CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
eqpeducar@cvdee.org.br

Natal com Jesus

Até aqui não temos feito outra coisa senão comemorarmo, à nossa moda, o Natal de Jesus. Profusão de lantejoulas e ornamentações a caráter.

Árvores esgalhadas, sem flores e sem frutos, sem raízes e sem frondes, sem seiva e sem vida, transformadas em lampadários multicoloridos.

Manifestação de votos de boas festas, expressas em cartões que variam em tipos, tamanhos e importância.

Saudações ditadas pelo gênio inspirador da Amizade.

Brindes e presentes, sugeridos, em alguns casos, pelos interesses e conveniências; em outros, inspirados pela extensão e intensidade de sinceros e acrisolados afetos.

Cânticos religiosos, músicas sacras, cultos externos traduzindo o teor multiforme das homenagens.

Artigos e crônicas, pontos e contos, poemas e sonetos - prosa e poesia estreitamente conjugadas para o mesmo fim.

Peças oratórias, páginas radiofônicas, representações pictóricas, criações cenográficas, explorando o mesmo filão histórico.

Lautas mesas, servidas de guloseimas e iguarias que fazem a delícia de refinados paladares.

Mas, impõe-se uma radical modificação nesta ordem de apresentação das coisas pelas criaturas, em relação ao Magno Evento.

É imperioso que o Homem avance um pouco mais e passe a compreender o Natal de Jesus como sendo o Natal com Jesus.

Desvencilhando-se da gastronomia e consagrando-se à meditação.

Desapegando-se das exterioridades e concentrando-se no mundo de si mesmo, através das doces e repousantes recordações de todos os fatos que se relacionam, remota e diretamente, com o nascimento do Filho de Deus.

Ausentando-se do Presente tumultuado e internando-se na cripta augusta e silenciosa do Passado, para projetar-se nas claridades do Futuro, em arrojados vôos de esperança e idealismo.

Examinando-se conscienciosamente.

Alcandorando-se em idéias e aquisições.

Acrisolando-se em sentimentos.

Crescendo em espiritualidade.

Renascendo para Deus.

Natal com Jesus representa, antes e acima de tudo, nossa inquebrantável disposição de ânimo de caminhar para Ele, ou a obtenção da possibilidade de Sua vinda até nós, pelas condições favoráveis de hospedagem que Lhe ensejemos em nossos corações.

Fonte: Reformador - Dezembro de 2003.
----
> Queridos Amigos
>
> Fiquei encantada com a mensagem do grupo sobre o Natal, já faz algum tempo que estou explicando´para as minhas duas filhas o real sentido do Natal, em cada evangelho no lar que fazemos volto no assunto e exemplifico que o maior presente fomos nos que recebemos de DEUS, ao nos enviar Jesus para nos mostrar o real sentido do Amor, Caridade, Perdão!!!
> Hoje presenciei elas explicando para uma coleguinha o que representava o Natal, então chorei. Chorei por ter conhecido esta doutrina maravilhosa que nos dá a oportunidade de demonstrar para nossas crianças um DEUS de Amor, que nos envolve em seu braço sempre que precisamos, que nos dá o remédio amargo para que possamos rever nossas atitudes, enfim OBRIGADO a todos amigos da sala de estudo que ao enviar as suas mensagens nos fazem rever nossos pensamentos e nos chama atenção para a verdadeira caridade que é olhar para o nosso próximo sem preconceitos!!!
>
> Abraços a todos
>
> Virna
Sabe Virna, é nesses momentos que avaliamos se estamos conseguindo obter exitos com nossos familiares, continue a buscar orientações Doutrinárias e não deixe de repassa-las falando e exemplificando, em casa, e nos lugares por onde passar.
Um abraço do irmão Paraense.
Ataide.
Muita Paz.

---
Ola Equipe.

Por falar em Familia, a Lei de Afininade, nos informa que semelhante atrai semelhante. Então podemos afirmar que : Fazemos parte da Grande Familia Universal e estamos afinados pelo amor que temos aos ensinamentos de Jeus/Kardec, e por isso já começamos a fazer parte da Familia Espiritual, (Que é mais próxima do que a consanguinea).

Como este momento é o de fazer Pedidos e externar desejos, Gostaria de Pedir ao Pai que abençoe a Todos que possamos rever metas, renovar votos e atingir objetivos, Neste Natal e no Ano Novo. Que nossos inimigos sejam abençoados e que os amigos possam ter suas forças multiplicadas, para continuar a nos ajudar (Mesmo quando não dixamos).

Muita Paz

Ataide

---
Olá todos vocês!



Não importa como nós celebramos o Natal no exterior, nós devemos começar a celebração com a alegria do Cristo no nosso interior.

Reconhecendo Cristo na nossa celebração do Natal, nós vivenciamos o modo de como o Cristo vivia, expressando amor a todas as pessoas. O Dia de Natal não deve ser somente o dia em que reconhecemos e damos graças pela alegria e maravilha do Cristo.Nós podemos usufruir a magia e a maravilha do Natal vivendo os ensinamentos de Jesus Cristo cada dia de nossa vida.

A alegria do Cristo habitará em nossos corações para que nós possamos viver a maravilha do Natal durante todo o ano.









Neste Natal, ao celebrar-mos o renascimento do espírito do Cristo em nós, vamos celebrar também um renascimento em nossa consciência da graça, que está sempre conosco aonde quer que nós estejamos.

Nós somos filhos de Deus. Porque Deus nos amou incondicionalmente, não há nada em nossas vidas - nenhuma ação passada, nenhuma situação _ que possa limitar o poder da divina graça. Nenhuma pessoa ou condição podem impedir que Deus aja _ através da graça em nosso benefício.

Suave e amorosamente, a graça eleva-nos a um nível mais alto de compreensão. Nós somos curados e renovados quando alegremente proclamamos: _Obrigado, Pai, pelo vosso generoso presente, que está consosco todos os dias de nossas vidas!

Maria Lã

Conclusão