Educar

113b – Tema: O NATAL E A FAMÍLIA ESPÍRITA - nosso papo e textos

Oi gente; boa noite.
Em nossa reunião de ontem, recebemos rápida mensagem de amigo espiritual que acho que se adequa ao novo tema. Peço licença para passa-la.

100- (19-12-04)- POR QUE O NATAL?



Porque é Natal, os homens abrandam seus modos, seus corações batem em harmonia, o entendimento é a lei.

O próximo é irmão, aquele mais distante fica mais próximo, todos são lembrados, todos brindam da mesma taça de sentimentos.

O que mais sofre é aliviado pela sintonia em plano melhor; aquele que a vida presenteia com todas as alegrias materiais, é tomado pela paz íntima que o dever cumprido da caridade proporciona.

Poucos percebem que o clima purificado pela aproximação do dia em que mais se lembra de Jesus é responsável por tanta alteração espiritual entre os homens.

Poucos percebem a aproximação de entes entrelaçados em meio aos indivíduos e à multidão, trazendo as vibrações de amor que contaminam as almas.

Poucos percebem entes queridos, presentes de outras épocas, influenciando aqueles sentimentos profundos de alegria e bem estar, sentimentos que buscam união, perdão, esquecimentos de mazelas e picuinhas que se apagam no tempo...

Enfim, mais que nunca, é época de abertura aos corações entre os dois planos, mesmo que a maioria não perceba nitidamente tal aproximação.

Porque mais se fala, mais se pensa, mais se O tenta seguir, Jesus presenteia aos homens com Amor, buscando o sentimento de fraternidade entre todos os espíritos.

Pena que Natal é só uma vez por ano.

Feliz Natal.



Mens. Recebida pelo médium Beto no Centro Espírita Cristão.

---
Olá queridos amigos e amigas, bom dia.

O natal, com todos já disseram, é uma época em que a humanidade se modifica pela lembrança do Cristo, mesmo que inconsciente. O natal e a família espírita, no meu entendimento, deve ter uma conotação acima daquela que a maior parte da humanidade tem. Temos que realmente lembrar do aniversariante, fazer desta data um momento de reflexão de nossas atitudes, pensamentos e sentimentos; se eles estão refletindo tudo aquilo que aprendemos na Doutrina e no Evangelho.

Presentes!? Quando necessários, eles podem ser compartilhados em qualquer época do ano, mas ainda temos o Natal como uma data para trocar presentes. Que eles sejam singelos, cheios de amor e harmonia, transmitindo àqueles que os recebem muita paz e certeza de que, quando estamos com o Cristo, nada nos é impossível.

Na noite de natal, creio que o proceder da família espírita, quando não há condições de compartilhar com os irmãos menos favorecidos nossa alegria, devemos elevar nossos pensamentos à Deus e pedir pela humanidade. Humanidade esta que parece ter "regredido" nos sentimentos, mergulhado efetivamente no orgulho, na vaidade, na violência. Orar para que todos estes irmãos, pelo menos nesta época, recordem de sua origem, lembrem do Cristo e sintam, pelo menos, um pouco daquela paz que transmitimos pelo nosso pensamento em oração a cada um deles.

Devemos ensinar aos nossos filhos o verdadeiro sentido do Natal, para que eles também não venham a se lembrar somente dos presentes e da ceia.

Um bom natal a todos, que Jesus os abençoe.

Sheila

----
Oi, pessoal!
Bom dia! Tudo em paz?

O Natal é a presença amorosa de Jesus em nossa vida... é o presente em forma de carinho, gestos carinhosos com o semelhante... é qdo nos deixamos influenciar pelo amor...
Tento colocar pras minhas crianças que o maior presente que temos é ver a família reunida, com saúde, brincando e agradecendo por mais um ano juntos. Que o ganhar presente não é o item mais importante, embora haja a troca de lembranças em nossa família. E que a troca de abraços e sorrisos faz um bem enorme pro coração e pro espírito!!
Tomara que as nações, as religiões, o mundo, sejam invadidos pela Paz. Que haja respeito pelas diferenças.

Um excelente Natal pra todos vocês!

Márcia (RJ)


----
Eis, Gente Linda do coração, tudo joiiinha com vcs? 😉
Sheila, legal a sua colocação:-)
Ricardo e Marcos, muito legais e reflexivos os textos que trouxeram pra gente 🙂
No texto que o Marcos trouxe a msg é linda e traz uma frase que creio ser o nosso problema : "...Pena que Natal é só uma vez por ano.", quando deveriamos realmente ter em nós ou deixar que os ensinamentos deixados por Jesus habitem em nós diariamente, dessa forma viveriamos, em família de forma a formarmos realmente uma família universal, já que somos todos filhos do mesmo Pai.
O Natal, o verdadeiro Natal pode ocorrer a qualquer época , a qualquer momento...aliás deveria acontecer diariamente o nascer de Jesus em nós, a partir da vivência do Amar... tem uma letra de uma música que é católica, mas seu conteúdo atravessa as crenças individuais ou religiosas, chama-se Amar como Jesus Amou e diz :
(...)
O que é preciso para ser feliz?
*
Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz
(...)
E é esse o verdadeiro Natal, penso eu: viver, sentir, sorrir, pensar, agir e amar como Jesus amou.

Tem um outro texto, este espírita, do Vinício que vai relatando as diversas formas , lugares, momentos em que Jesus nasceu para Paulo, Madalena, Pedro, Dimas, João, etc. e foram em momentos diferentes, locais diferentes, mas o chamado do amor foi para todos.

Entendo que nós ainda precisamos de algo mais concreto, mais material , visível palpável para recordar Jesus. E daí que a época do Natal convencional ou convencionado faz esse papel de ao menos por um lapso de tempo possamos pensar e renovar Jesus em nós e perante a família - ou... deveria ser assim em todas as família.

Que que vcs acham? 🙂
dia cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração
----
OOi, Gente Linda do Coração 🙂

Nós aqui em nossa sala formamos também uma família, não consanguinea, mas corporal pelo carinho e afeto e por sermos filhos do mesmo Pai, né mesmo?! 😉


E assim... Dezembro chegou e com ele mais um fim de ano no calendário terrestre...

E, embora saibamos que nossas reflexões e ações devam ser diárias, é nesta época que nos deixamos levar por uma onda mais forte de verificações do ano e intenções para o próximo...

É quando verificamos mais de perto os acertos e os erros; as lágrimas e os risos; as realizações e o que permaneceu no campo dos sonhos...

É quando a saudade das pessoinhas que amamos e já renasceram no plano espiritual bate mais forte...

É quando renovamos com força nossa esperança para que o amanhã seja melhor...

É quando deixamos nosso amor pelos amigos que se afastaram, os novos amigos, os amigos fiéis e os amigos que sempre serão especiais, falar mais fortemente...

É quando verificamos quantos _sim_ deixamos de dizer, quantos _não_ deixamos de falar; quantos _agradecimentos_ deixamos de realizar; quantos _eu te amo_ deixamos de expressar...

É quando verificamos que construímos, que crescemos e nos renovamos em cada um dos momentos que vivemos, entre os sucessos, os fracassos, os ganhos , as vitórias, as perdas, a saudade e a presença amiga e fraterna, aprendemos enfim.

E , para nós, todos vocês, amigos virtuais, fizeram parte da nossa construção desse ano e só podemos fazer um agradecimento a cada sorriso que trouxeram, a cada partilhar e compartilhar que nos proporcionaram, a cada consolo e esperança com que nos envolveram, a cada incentivo e auxílio que nos deram.

A cada um de vocês só podemos dizer : Amamos você! Obrigado pelo carinho, amizade e incentivo! E desejar-lhes que este Natal todos nós renovemos em nossos corações os sentimentos de fraternidade e caridade espalhando a luz do amor e da amizade; da paz e da fraternidade , para que nesta renovação possamos transformar todos os nossos dias em dias de Natal, espalhando alegria, esperança, apoio e amor à nossa volta.

Agradecemos o carinho das msgs e os votos de um Feliz Natal, desejando-lhe e a todos os seus: amor, fraternidade e paz.

beijocas e abraços com carinho no coração
Equipe Educar CVDEE
Ivair, Fúlvia, Lu, Márcio e Rosane
----
Nossa, Lu!
Ótima lembrança! Essa música é realmente linda!
E é realmente o q precisamos para sermos felizes: seguirmos os ensinamentos de Jesus! Ou, pelo menos tentarmos seguir! Mas como essa época nosso coração está mais "amolecido" pelo clima da época, certamente fica mais fácil recebermos as influências dos nossos amigos espirituais, nos incentivando a caminhada, né?

abraços a todos,

Márcia (RJ)
----
Queridos Amigos

Fiquei encantada com a mensagem do grupo sobre o Natal, já faz algum tempo que estou explicando´para as minhas duas filhas o real sentido do Natal, em cada evangelho no lar que fazemos volto no assunto e exemplifico que o maior presente fomos nos que recebemos de DEUS, ao nos enviar Jesus para nos mostrar o real sentido do Amor, Caridade, Perdão!!!
Hoje presenciei elas explicando para uma coleguinha o que representava o Natal, então chorei. Chorei por ter conhecido esta doutrina maravilhosa que nos dá a oportunidade de demonstrar para nossas crianças um DEUS de Amor, que nos envolve em seu braço sempre que precisamos, que nos dá o remédio amargo para que possamos rever nossas atitudes, enfim OBRIGADO a todos amigos da sala de estudo que ao enviar as suas mensagens nos fazem rever nossos pensamentos e nos chama atenção para a verdadeira caridade que é olhar para o nosso próximo sem preconceitos!!!

Abraços a todos

Virna
----
Oi, Virna!

Me emocionei também com a história de suas filhas e entendo perfeitamente o que você quer dizer. É tão bom quando ouço minha filha fazer as orações dela à noite e agradecer pelo dia e pedir bençãos para a família ou qdo meu filho diz "eu te amo, mamãe". Isso demonstra que a sementinha está plantada! Precisamos regar, claro, mas, podemos ter a certeza que eles já levam a presença de Jesus no coração!
Que bom ter conhecido vocês!

Abraços pra todos,

Márcia (RJ)
----
Oi pessoal da sala, tudo joinha com vocês?
O tema tá interessantíssimo, né mesmo?

Não tenho nada a acrescentar às palavras e perguntas da Rosane: simplesmente demais!

Sempre pensamos no Natal como sendo uma festa onde se tem muitos presentes e comida e bebida farta (embora eu tenha que levar uma marmitinha vegetariana pra mim...). Mas, será que o Natal é isso mesmo? Será que não é época de olharmos para dentro da gente e vermos no que poderemos melhorar? Será que não é época de abrirmos os olhos e começarmos a ajudar o próximo, mesmo que seja o nosso irmão, filho, marido, esposa, pai, mãe, avô?

Vamos participar, gente linda!!! Eu vou mandar dois textos que achei interessantíssimos sobre o Natal, pra termos mais base pra estudarmos, ok?

Beijos no coração de todos vocês, bons estudos e bom Natal

---


Conclusão