Educar

106b – Tema: Amor - Fonte da Vida - nosso papo 2 com Textos

Eis, Lindinhos e Lindinhas, tudo joiinha com vcs? 😉
Estou colocando um trechinho do livro Amor Imbatível Amor ditado pela Joanna de ângelis em psicografia do Divaldo, tá? 😉
tarde felicidade pra vcs
beijocas mineiras com carinho no coração

"O amor é substância criadora e mantenedora do Universo, constituído por essência divina.

É um tesouro que, quanto mais se divide, mais se multiplica, e se enriquece à medida que se reparte.
Mais se agiganta, na razão que mais se doa. Fixa-se com mais poder, quanto mais se irradia. Nunca perece, porque não se entibia nem se enfraquece, desde que sua força reside no ato mesmo de doar-se, de tornar-se vida. Assim como o ar é indispensável para a existência orgânica, o amor é o oxigênio para a alma, sem o qual a mesma se enfraquece e perde o sentido de viver. É imbatível, porque sempre triunfa sobre todas as vicissitudes e ciladas. Quando aparente - de caráter sensualista, que busca apenas o prazer imediato - se debilita e se envenena, ou se entorpece, dando lugar à frustração. Quando real, estruturado e maduro - que espera, estimula, renova - não se satura, é sempre novo e ideal, harmônico, sem altibaixos emocionais. Une as pessoas, porque reúne as almas, identifica-as no prazer geral da fraternidade, alimenta o corpo e dulcifica o eu profundo. O prazer legítimo decorre do amor pleno, gerador da felicidade, enquanto o comum é devorador de energias e de formação angustiante. O amor atravessa diferentes fases: o infantil, que tem caráter possessivo, o juvenil, que se expressa pela insegurança, o maduro, pacificador, que se entrega sem reservas e faz-se plenificador. Há um período em que se expressa como compensação, na fase intermediária entre a insegurança e a plenificação, quando dá e recebe, procurando liberar-se da consciência de culpa. O estado de prazer difere daquele de plenitude, em razão de o primeiro ser fugaz, enquanto o segundo é permanente, mesmo que sob a injunção de relativas aflições e problemas-desafios que podem e devem ser vencidos. Somente o amor real consegue distingui-los e os pode unir quando se apresentem esporádicos. A ambição, a posse, a inquietação geradora de insegurança - ciúme, incerteza, ansiedade afetiva, cobrança de carinhos e atenções -, a necessidade de ser amado caracterizam o estágio do amor infantil, obsessivo, dominador, que pensa exclusivamente em si antes que no ser amado. A confiança, suave-doce e tranqüila, a alegria natural e sem alarde, a exteriorização do bem que se pode e se deve executar, a compaixão dinâmica, a não-posse, não dependência, não-exigência, são benesses do amor pleno, pacificador, imorredouro. Mesmo que se modifiquem os quadros existenciais, que se alterem as manifestações da afetividade do ser amado, o amor permanece libertador, confiante, indestrutível. Nunca se impõe, porque é espontâneo como a própria vida e irradia-se mimetizando, contagiando de júbilos e de paz. Expande-se como um perfume que impregna, agradável, suavemente, porque não é agressivo nem embriagador ou apaixonado... O amor não se apega, não sofre a falta, mas frui sempre, porque vive no íntimo do ser e não das gratificações que o amado oferece. O amor deve ser sempre o ponto de partida de todas as aspirações e a etapa final de todos os anelos humanos. O clímax do amor se encontra naquele sentimento que Jesus ofereceu à Humanidade e prossegue doando, na Sua condição de Amante não amado. "
(De _Amor, imbatível Amor_, de Divaldo P. Franco - Joanna de Ângelis)

---
Oi pessoal, tudo em paz com vocês? Espero que sim!

Todos caladinhos... vamos participar? O tema tá muito legal, um assunto que nós não sabemos ainda o que é direito, mas muito legal =)

Abaixo seguem as minhas respostas!
Beijos no coração de todos,


Questões para diálogo virtual:

1 - Qual o significado da palavra AMOR ???
Amor é fonte de vida, porque suas manifestações geram não só vida material, mas também realizações espirituais sublimes. (trecho retirado do texto).

A gente confunde muito o amor com o sentimento de posse. Quando dizemos que amamos alguém, às vezes amamos essa pessoa junto da gente, não com outras pessoas.

Para mim, amor verdadeiro (não importa qual tipo de amor) é aquele onde queremos o melhor para a pessoa que amamos, seja junto ou longe da gente. O que importa é que ela seja feliz. (Eu falo isso e parece fácil... mas ainda somos muito ligados aos outros, com sentimentos de posse... falo por mim mesma... às vezes sou meio egoísta nesse sentido, infelizmente... preciso melhorar, mudar).



2 - Será que existem vários tipos de amor ou só existe uma forma de amar? Se existem outras formas de amar, quais seriam?

Existem vários tipos de amor. Entre pais e filhos, marido e mulher, entre amigos, entre irmãos, amor para com os animais (o meu predileto! rs.), etc. Tudo isso é amor! Não importa para quem é endereçado, tudo é amor (a gente acha que amor é só entre um casal.. rs).



3 - O Amor seria uma forma de evolução dos sentimentos?

Acredito que sim! É com o amor que desenvolvemos muitas qualidades, como compaixão, desejo de ajudar, proporcionar a felicidade para outra pessoa, fazer o bem, enfim, se todos amássemos uns aos outros, com certeza não haveriam guerras, assassinatos, tráfico de drogas...



4 - Qual seria a diferença entre Amor e Paixão?

Amor é muito mais bonito, mais puro. Paixão é algo avassalador, do mesmo modo que veio, vai embora. Amor construímos aos poucos e não acaba nunca. Paixão vem de uma hora para outra e acaba quando deixa de ser novidade.

Eu prefiro o AMOR!!!!

"As paixões são um cavalo: útil quando domado e perigoso quando desgovernado" - Allan Kardec

---
Questões para diálogo virtual:




1 - Qual o significado da palavra AMOR ???

R: O amor em si é representado por esta pequena palavra na qual possui uma dimensão impressionante onde é medida pela infinitude do Universo. É portanto difícil descrever o que é realmente o amor em sua significação máxima e sublime ao ponto de ser digna de sua importância neste mundo e na sua consistência perante não só nas nossas vidas, mas no ciclo que a cada milésimo de segundo é percebido no vasto Universo. O amor é inexplicável, seja em qualquer língua, porque nós ainda não o sentimos na sua máxima essência ao ponto de conseguirmos descrevê-lo. Com palavras não é possível explicar, mas com atos é possível termos uma noção do amor que nos envolve e nos orienta como espíritos na carne, onde fazemos parte de um todo que é movido pelo amor.






2 - Será que existem vários tipos de amor ou só existe uma forma de amar ? Se existem outras formas de amar, quais seriam ?

R: Amor é um só, uma só energia proveniente de Deus, apenas nós damos conotações das mais diversas para o amor, onde às vezes nem de longe seria amor verdadeiro. A palavra amor foi mistificada com outras tantas sensações que assim não passam de meras paixões carnais, dignificadas pelo homem como amor. Tanto é verdade que existem pessoas que afirmam terem assassinado seus companheiros por amor, ou até mesmo desposar uma pessoa por amor do mais verdadeiro e posteriormente divorciar desta pessoa porque percebeu que não era amor. Com isso tudo, será que o amor muda assim de uma hora pra outra? Será que o amor é assim tão volúvel? Claro que não o amor que nos envolve proveniente de Deus é sem dúvida um amor só, seja entre irmãos, amigos, parentes, etc. O que acontece é que temos vínculos afetivos com determinadas pessoas, desenvolvidas nesta ou em outras vidas, e de certo isso é confundido com amar demais uma pessoa do que a outra. Mas com base na lei da reencarnação, somos todos parte de Um e com isso amamos a todos igualmente, mesmo que nos negamos a isso, mas de certo o amor está ali presente, mesmo que não o reconhecemos como tal.

Está explicitamente escrito na Bíblia mas é muito discutido por ser polêmico, onde Deus afirma que somos sua imagem e semelhança. De fato se olharmos de um ponto isso pode ser uma ilusão acrescentada em uma das diversas alterações que a Bíblia teve, mas se formos ver de um outro ponto, Deus quer nos dizer que somos sua imagem e semelhança devido a termos sidos criados a partir de seu amor que infinito e soberano nos sobrepõem porque tem a tarefa nos nos acalentar e nos proteger. Resumindo, somos imagem e semelhança de Deus, porque somos igualmente imantados pela sua energia de amor, que dessa energia conseguimos devolver parte desse amor, onde grande parte do amor que recebemos ainda não conseguimos deixar de desperdiçar. Mas é essa nossa tarefa aqui neste mundo material, aprendermos a não desperdiçar esta tão preciosa fonte Divina.




3 - O Amor seria uma forma de evolução dos sentimentos ?

R: O amor está em todos os espíritos deste mundo, o amor é aquele sopro de vida que Deus nos deu descrito na Gênese, quando nos criou do suposto "barro". Quanto menos desperdiçamos o amor enviado por Deus é sinal de que estamos evoluindo cada vez mais, e com certeza quanto menos desperdiçamos, aumentamos ainda mais a nossa capacidade de amar aos outros e a nós mesmos.



4 - Qual seria a diferença entre Amor e Paixão ?

R: O amor é Divino é exclusivamente sentido pelo espírito, tendo é claro reflexo no físico, e podemos dizer que vem de dentro pra fora. Já a paixão é proporcionada e alimentada pelo físico e é claro que também vem do espírito, onde reflete no físico, os vícios e manias das mais diversas experiências adquiridas pelo espírito nas suas encarnações. Com isso a paixão é tudo de positivo e de negativo que temos na nossa bagagem reencarnatória, onde o espírito deixa fluir conforme é seu discernimento perante a atual encarnação. Resumindo a diferença, o amor é criado por Deus, e a paixão é criada pelo espírito nas sua diversas encarnações.

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz.

Márcio de Mensisa
---
Questões para estudo:

1 - Qual o significado da palavra AMOR ???
O homem em seu início possui apenas instintos, mais corrompido possui sensações,
mais evoluído tem sentimentos e o refinamento dos sentimentos é o Amor. Esse
sentimento que liberta e une as pessoas mesmo que estejam distantes.

2 - Será que existem vários tipos de amor ou só existe uma forma de amar? Se
existem outras formas de amar, quais seriam?

Temos o amor Eros, aquele egoísta e orgulhoso; temos o amor filius, que é um amor
companheiro mas ainda imperfeito e o amor ágape, aquele que Jesus demonstrou
através de sua vivência.

Amor é na verdade um só, assim como Deus. Apenas nós é que possuímos diferentes
entendimentos de modo que nossa visão é que vai se depurando. Estamos sempre
correndo até a linha do horizonte... Cada vez que chegamos, percebemos que há outro
horizonte e outro, e outro, e outro... Nossa estrada de evolução é longa, distante
como a linha do horizonte... Ainda há muito a caminhar, mas já demos os primeiros
passos...

3 - O Amor seria uma forma de evolução dos sentimentos?

Sim, conforme a resposta da pergunta 1.


4 - Qual seria a diferença entre Amor e Paixão?

Amor é modo de viver e paixão é apenas um estado de espírito assim como estar de
bom ou mal humor. Quem ama, ama sempre... Pode até modificar seu amor, mas nunca
deixa de amar quem já amou... Mesmo que de forma diferente. Tive uma namorada e
terminamos faz 6 ou meses. Hoje eu não reiniciaria o relacionamento pois gosto
muito de outra pessoa. Mas ainda assim, torço pra que minha ex seja muito feliz.
Para que ela consiga ser melhor e se eu puder auxiliar eu auxilio. Já tive
oportunidade de fazer isso e farei sempre.

Oscar
---
Vamos falar do maior dos sentimentos da Vida



1 - Qual o significado da palavra AMOR ???

Como espiritos em evolução que somos acredito que não conseguimos compreender o verdadeiro sentido do Amor, mas nos basta a enorme satisfação de conseguirmos sentir os efeitos deste beneficioem nossas vidas. O Amor é sublime e acredito que nos faz recordar dos sentimentos que o plano espiritual nos relata e que as vezes por nossas imperfeições não conseguimos sentir. Um dia chegaremos lá!!!!!!!!!




2 - Será que existem vários tipos de amor ou só existe uma forma de amar ? Se existem outras formas de amar, quais seriam ?

O sentimento Amor é universal, o que se diferencia para nós é a intensidade que sentimos, o Amor que sentimos ao recebermos os nossos filhos, o Amor de respeito que sentimos por nossos entes queridos, o Amor que sentimos com o nosso companheiro. Enfim o que diferencia para nós encarnados é a intensidade!!!




3 - O Amor seria uma forma de evolução dos sentimentos ?

Com certeza, vamos expor como exemplo JESUS, hoje já se passaram 2000 anos de sua passagem pela Terra e nos debatemos diariamente pois não conseguimos muitas vezes exercitar o Amor que ele veio nos ensinar.



4 - Qual seria a diferença entre Amor e Paixão ?

O Amor é Sublime, Calmo, Compreensivo, Acolhedor realmente Companheiro.

A Paixão é Avassaladora, Dominante, Inconsequente realmente febril.



Abraços a Todos

Virna
---
Oi, pessoal! Boa tarde!
Oi, Virna! Tudo bem?

Achei bastante interessante sua resposta à pergunta 2. Estou me questionando bastante e não consigo chegar a uma resposta sobre o Amor q temos por nossos filhos, por esposo/esposa, por nossos pais, por nossos amigos... ser o fator intensidade a provável diferença me deu mais um argumento pra pensar.
E me bateu mais uma dúvida... rs rs rs será possível sentir amor pelo nosso inimigo?

Abraços cariocas,

Márcia

---
Sobre o AMOR, é como esta numa das orações que eu escuto sempre que vou ao Centro que frequento SEARA ESPERANÇA,

QUE NÃO É A FALTA DE AMOR E SIM O FATO DE NÃO SABEMOS AMAR O NOSSO SEMELHANTE, trago ainda copmigo outro sentimentos como o de posse é o que impede muito O SABERMOS AMAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ana Silvia
---
Olá, pessoal!
Estava com saudades de todos, felizmente, meu computador resolveu "sarar" de uma "pane" e agora posso estar aqui de novo! E sorte minha porque sempre aprendo muito e mais sorte ainda porque volto bem em um momento em que conversamos sobre o Amor.
Assim, segue minhas respostinhas, com muito amor para todos vcs!
Fabi


1 - Qual o significado da palavra AMOR ???

Sem dúvida, qualquer palavra é muito pobre para expressar ou representar o significado desta palavra em toda sua extensão... Mas o amor, na minha limitada visão, é algo como um dom, uma semente colocada em nós e que vamos tomando conhecimento de sua existência aos poucos e, cada vez que O sentimos, vamos entendendo que podemos amar mais e melhor... cada passo nesse aprendizado acho que representa um passo gigante na Evolução do próprio espírito. Hoje, para mim, amar é não impor condições, sejam elas quais forem. Esforço-me e tento (quando meu namorado está mal humorado, penso que o Amor não impõe que a pessoa amada tenha 100% dos dias um sorriso nos lábios e nos pede um pouco de compreensão. Então, vi que com os meus familiares, a história é parecida... e começo a perceber que também funciona com meus clientes, com as pessoas a minha volta. Nesse esforço (porque não é fácil, e a gente esquece sempre e tenta amar como "antes") acredito que vou aprendendo mais e mais o significado dessa infinita palavrinha...

2 - Será que existem vários tipos de amor ou só existe uma forma de amar ? Se existem outras formas de amar, quais seriam ?


Penso que o Amor é um só. Mas a gente, como diria um poeta, é muito difícil em matéria de Amar e, por isso, vamos aprendendo devagarinho.... primeiro, aprendemos a amar aqueles que cuidam de nós, protegem-nos, mimam-nos (nossos pais ou aqueles que elegemos em seus lugares quando eles não fazem tudo isso por nós). Também vamos aprendendo a amar devagarinho, amando aquele que represneta nossos sonhos, a promessa de realizar nossas aspirações, que nos faz rir e chorar (nossos filhos)... Às vezes encontramos em um animalzinho um ser amado, quando vemos nele aquele que reconhece a importância de nossa existência.... Um dia, amamos profundamente - com todo sentimento que temos - uma pessoa e achamos que ela vale mais a pena que nós mesmos e que ela deve suportar esse "amor" pesado... Mas, aí, de tanto "amar" desse jeito (meio egoísta), vamos entendendo que o Amor consiste em proteger, cuidar, mimar até... auxiliar nos sonhos, fazer o que pudermos por alguém/algo, fazer rir ou chorar de emoção, sentir que nossas existência vale a pena quando esquecemo-nos de nós, mas não esquecemos do Amor que devemos a nós... aí, de tanto treinar esse amor mais brilhante, vamos aprendendo mais e mais sobre esse Dom divino e especial...

3 - O Amor seria uma forma de evolução dos sentimentos ?



Interessante essa pergunta: acho que sim... vou refletir mais sobre isso para dar meu palpite e estudar melhor as respostas do pessoal.



Contudo, acho que o verdadeiro amor não se calca em "emoção" ou "sentimento" tão somente. Penso que deve ser acompanhado de bom senso, de razão, de inteligência, para não sufocarmos com condutas irracionais e injustificáveis.



4 - Qual seria a diferença entre Amor e Paixão ?





Para ser sincera, acho que não há comparação... Amor é amor e, na minha opinião, nada tem a ver com Paixão. Acho que esta foi uma palavra que inventaram para justificar a injustificável possessão, ou um sentimento que necessita se impor independente de quantos venha a ferir, seja o ente amado, seja aqueles à volta dele ou nossa.





Nossa, não sei se consegui ser muito clara a expor minhas idéias... mas estou tentando aprender a viver o Amor em sua plenitude, na prática, não é nada fácil.... Abraço fraterno em todos! Inté!

---
Querida Márcia Bom Dia!!

Eu acredito que nos tambem amamos os nossos "inimigos", pois DEUS quando nos criou simples e ignorantes nos depositou a dádiva do amor em nós e não podemos nos esquecer que somos criados a sua imagem e semelhança os outros sentimentos foram sendo agregados conforme a nossa evolução, só que as vezes esse sentimento se mistura a outros como raiva, rancor, ódio ai é que entra a intensidade de sentimentos. Com as nossas escolhas denegrimos um sentimento tão nobre que DEUS nos confiou, fugimos das leis naturais e para voltarmos a ela temos que buscar dentro de nós a semente mais valiosa que temos em nossos corações, só que essa caminhada é cheia de pedras, espinhos, abismos, ladeiras etc., Os nossos inimigos de hoje são amigos que em algum momento passado nos o fizemos sofrer.

Muita Luz

Virna
---
Eis, Lindinhos e Lindinhas, tudo azul azul da cor do céu e do mar? 😉
Jesus, há mais de 2000 anos, nos mostrou, vivenciou, exemplificou sobre o Amor e a gente ainda hoje necessita estar sempre vendo e revendo sobre ele para conseguirmos fazer um pinguinho do que seja o Amor, né mesmo? 🙂
A Fabiana (Fabi) nos enviou um texto que não é espírita, mas que fala sobre a questão do amor, estou colando ele aí abaixo pra gente refletir, tá bão?
dia cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração
Do Amor

Arthur da Távola


Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar:

aprenda a fazer bonito o seu amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito.
Aprenda, apenas, a tão difícil arte de amar bonito. Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.
Tenho visto muito amor por aí, amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva, mas esbarram na dificuldade de se tornar bonito. Apenas isso: bonitos, belos ou embelezados, tratados com carinho, cuidado e atenção.
Amores levados com arte e ternura de mãos jardineiras.
Aí esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais de repente se percebeu ameaçados apenas e tão somente porque não sabem ser bonitos: cobram; exigem; rotinizam;

descuidam; reclamam; deixam de compreender;
necessitam mais do que oferecem; precisam mais do que atendem; enchem-se de razões.

Sim, de razões. Ter razão é o maior perigo no amor.
Quem tem razão sempre se sente no direito (e o tem) de reinvindicar, de exigir justiça, equidade, equiparação, sem atinar que o que está sem razão talvez passe por um momento de sua vida no qual não possa ter razão. Nem queira.
Ter razão é um perigo: em geral enfeia o amor, pois é invocado com justiça mas na hora errada.
Amar bonito é saber a hora de ter razão.
Ponha a mão na consciência. Você tem certeza que está fazendo o seu amor bonito?
De que está tirando do gesto, da ação, da reação, do olhar, da saudade,
da alegria do encontro, da dor do desencontro, a maior beleza possível? Talvez não.

Cheio ou cheia de razões, você espera do amor apenas aquilo que é exigido por suas partes necessitadas, quando talvez dele devesse pouco esperar,

para valorizar melhor tudo de bom que de vez em quando ele pode trazer.
Quem espera mais do que isso sofre, e sofrendo deixa de amar bonito.
Sofrendo, deixa de ser alegre, igual criança. E sem soltar a criança, nenhum amor é bonito.
Não tema o romantismo. Derrube as cercas da opinião alheia.
Faça coroas de margaridas e enfeite a cabeça de quem você ama.
Saia cantando e olhe alegre. Recomendam-se: encabulamentos; ser pego em flagrante gostando;
não se cansar de olhar, e olhar; não atrapalhar a convivência com teorizações;
adiar sempre, se possível com beijos, _aquela conversa importante que precisamos ter_,
arquivar se possível, as reclamações pela pouca atenção recebida.
Para quem ama toda atenção é sempre pouca.
Quem ama feio não sabe que pouca atenção pode ser toda atenção possível.
Quem ama bonito não gasta o tempo dessa atenção cobrando a que deixou de ter.
Não teorize sobre o amor (deixe isso para nós, pobres escritores que vemos a vida
como criança de nariz encostado na vitrine, cheia de brinquedos dos nossos sonhos):
não teorize sobre o amor, ame. Siga o destino dos sentimentos aqui e agora.
Não tenha mêdo exatamente de tudo o que você teme, como: a sinceridade;
não dar certo; depois vir a sofrer (sofrerá de qualquer jeito); abrir o coração;
contar a verdade do tamanho do amor que sente.

Jogue pro alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, espertezas,
atitudes sabidamente eficazes (não é sábio ser sabido): seja apenas você no auge
de sua emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser.
Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs.

Falando besteiras, mas criando sempre. Gaguejando flores.

Sentindo o coração bater como no tempo do Natal infantil.

Revivendo os carinhos que instruiu em criança.

Sem mêdo de dizer, eu quero, eu gosto, eu estou com vontade.
Talvez aí você consiga fazer o seu amor bonito, ou fazer bonito o seu amor,
ou bonitar fazendo seu amor, ou amar fazendo o seu amor bonito
(a ordem das frases não altera o produto),

sempre que ele seja a mais verdadeira expressão de tudo o que você é

e nunca, deixaram, conseguiu, soube, pôde, foi possível, ser.
Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto.
Não se preocupe mais com ele e suas definições. Cuide agora da forma.
Cuide da voz. Cuide da fala. Cuide do cuidado. Cuide do carinho. Cuide de você.
Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor

e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz.
----
Bom dia turminha da educar !!!!!!!!
Estou gostando de ver... todos conversando e emitindo as suas opiniões a respeito do tema...
Ai vai um texto de Chico Xavier...
Bjs
Rô.
TUDO É AMOR


Observa, amigo, em como do amor tudo provém e no amor tudo se resume.

Vida _ é o Amor existencial.

Razão _ é o Amor que pondera.

Estudo _ é o Amor que analisa.

Ciência _ é o Amor que investiga.

Filosofia _ é o Amor que pensa.

Religião _ é o Amor que busca Deus.

Verdade _ é o Amor que se eterniza.

Ideal _ é o Amor que se eleva.

Fé _ é o Amor que se transcende.

Esperança _ é o Amor que sonha.

Caridade _ é o Amor que auxilia.

Fraternidade _ é o Amor que se expande.

Sacrifício _ é o Amor que se esforça.

Renúncia _ é o Amor que se depura.

Simpatia _ é o Amor que sorri.

Altruísmo _ é o Amor que se engrandece.

Trabalho _ é o Amor que constrói.

Indiferença _ é o Amor que se esconde.

Desespero _ é o Amor que se desgoverna.

Paixão _ é o Amor que se desequilibra.

Ciúme _ é o Amor que se desvaira.

Egoísmo _ é o Amor que se animaliza.

Orgulho _ é o Amor que enlouquece.

Sensualismo _ é o Amor que se envenena.

Vaidade _ é o Amor que se embriaga.

Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do Amor, não é senão o próprio Amor que adoeceu gravemente.

Tudo é Amor.

Não deixes de amar nobremente.

Respeita, no entanto, a pergunta que te faz, a cada instante, a Lei Divina: _Como?_

(De _Apostilas da Vida_, de Francisco Cândido Xavier _ Espírito André Luiz)




Conclusão