Educar

106_ – Tema: Amor - Fonte da Vida - estudo E conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Bom dia à todos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esta semana vamos papear um pouco sobre o Amor.


AMOR - FONTE DA VIDA



Por mais que o poder e o dinheiro tenham conquistado uma ótima posição no ranking dos sentimentos humanos, o amor ainda, apesar de nossos planeta envolvido no ódio, no egoísmo e na vaidade, ainda lidera com folga.

Muitos poetas de hoje e de ontem já cantaram o amor de diversas formas: poemas, música, prosa... tentamos por que tentamos desvendar os mistérios deste sentimento que rege o Universo, mas ainda nos perdemos em nossos próprios vícios, sem conseguir encontrar o verdadeiro sentido do Amor, que é fonte da vida.

O amor é fonte da vida, porque suas manifestações geram não só vida material, mas também realizações espirituais sublimes.


Questões para diálogo virtual:


1 - Qual o significado da palavra AMOR ???


2 - Será que existem vários tipos de amor ou só existe uma forma de amar ? Se existem outras formas de amar, quais seriam ?


3 - O Amor seria uma forma de evolução dos sentimentos ?



4 - Qual seria a diferença entre Amor e Paixão ?



Bom, estas são apenas questões iniciais. Esperamos a participação de todos, com o envio de mais questionamentos, opiniões e textos, mas não esqueçam, sempre ligados ao tema desta semana, tá bom ???? 🙂


Abraços mineiros, cariocas, capixabas e catarinenses

Lu, Rosane, Márcio e Ivair

Equipe Educar - CVDEE
eqpeducar@cvdee.org.br


Conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar

AMOR - FONTE DA VIDA - CONCLUSÃO

A essencia da vida não é nem a necessidade, nem o poder mas o Amor. O Amor é o poder que não escraviza mas liberta, pois liberdade é união. A verdadeira liberdade é servir ao outro, é doar-se. O amor é, _a virtude que dá_ (Nietszche). Doar ou Amar é permitir-se impregnar pelo Todo _em que vivemos, nos movemos e temos o nosso ser_, para agir para agir Nele inspirado. Ser conduzido pelo Cosmos permitindo-o agir através de nós. E ao agir através de nós, o Cosmos faz agir o indivíduo, a singularidade criativa que somos, levando-nos a cumprir nossa parte na Grande Obra Universal. A nossa _tarefa_, nossa _missão_, aquilo que nos foi requisitado realizar, a participação construtiva que é dada a cada indivíduo realizar, única e intransferível. Como na famosa passagem de _O pequeno príncipe_, de Saint-Exupéry: _O que quer dizer cativar?_ Cativar, no sentido amoroso da expressão, quer dizer _criar laços_. O Amor não escraviza (torna cativo, no outro sentido: prende, cerceia, nega) mas liberta (cativa, inspira, apaixona, guia, une), unifica preservando as diferenças individuais, as singularidades.

Jesus nos disse à mais de dois mil anos: "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei...", e até nos dias de hoje tentamos fazer desta máxima o nosso lema. Infelizmente, nossos sentimentos mais hostis, como o orgulho e o egoísmo, nos cegam, fazendo com que este amor do qual Jesus nos fala, seja por nós deixado à revelia.
O Amor é um sentimento que deve estar em constante aprendizado... bendito aquele que aprendeu a lição e ama sem fronteiras o seu próximo.

Temos na escola da Família sublime oportunidade deste aprendizado. Agradeçamos à Deus a família terrena, mesmo que não seja aquela que sonhamos, mas com certeza é aquela que merecemos, família que nos foi concedida para que exercitemos este Amor Divino, e, assim possamos fazer que este Amor cresça tanto, que possamos realmente amar a tal ponto que nossa família será a tão almejada Família Universal.

Beijos carinhosos em todos os corações.
Equipe Educar CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
eqpeducar@cvdee.org.br