Educar

104b – Tema: Trabalho infantil, exploração ou expiação? - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


Olá amigos!!!
Que o Mestre ilumine a nossa caminhada.


CONCLUSÃO: Trabalho infantil, exploração ou expiação?

Neste nosso imenso país uma coisa puxa a outra e o trabalho infantil tem total haver com o trabalho familiar dos pais e que também está ligado a falta de vagas no mercado que por conseqüência é devido a política antiga e ultrapassada que temos hoje, além de sermos influenciados por uma crise mundial onde poucos realmente crescem e a maioria tenta pelo menos se manter.
Com base nisso tudo o Governo "tenta" fazer o que pode, é claro que a gente sempre acha que pode ser feito bem mais, mas de fato é uma situação complicada, e a iniciativa privada parece que trabalha contra esse crescimento, onde objetiva o maior lucro possível, enfim isso é o capitalismo que infelizmente faz parte de nossas vidas, esse consumismo desenfreado, que não parece, mas acaba com a corda arrebentando do lado mais fraco, que é o assalariado. Num ponto que acho que o Governo deveria incentivar até mesmo fiscalmente são as pequenas e médias empresas, nisso o trabalho pode chegar nas zonas mais distantes onde uma mega empresa nunca chegaria na atual situação. Cresceu muito neste nosso país as cooperativas, onde muito tem beneficiado seus cooperados, ajudando no comércio local. Nossos jovens precisam também de qualificação para ocupar lacunas hoje existentes, onde falta investimentos mais profundos e ousados. A mentalidade de nosso povo é graças a Deus, uma nova mentalidade na questão de querer mudar e pra isso encontrar soluções, mas de fato o Governo precisa trabalhar mais para que isso venha a se tornar de fato uma realidade, pois o Brasil é um país com grandes perspectivas de crescimento, tanto é que demais países em expansão econômica como o furação que é a China está abrindo sua economia para nós, isso é um avanço e muito mais virá por aí. Um problema sério que devemos combater também é a corrupção e toda a sua sujeirada que rouba nos mais longes recantos deste país nas prefeituras espalhadas pelo imenso Brasil Continental.
O fato é que uma luz se acende no fim do túnel, seja uma vela, uma tocha, ou até mesmo um holofote, isso depende de como cada um vê as coisas, mas todos sabemos que iremos crescer nas próximas décadas, apenas esperamos que de fato essa luz não se apague no decorrer do caminho, e que toda essa perspectiva econômica saia das suposições e contemple de fato este povo de uma forma igualitária a todos os extremos deste país, onde assim teremos a satisfação de dizer seguramente que esse nosso país é: "Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho"


Abraços mineiros, cariocas, capixabas e catarinenses

Lu, Rosane, Márcio e Ivair

Equipe Educar - CVDEE
eqpeducar@cvdee.org.br


Conclusão