Educar

104a – Tema: Trabalho infantil, exploração ou expiação? - nosso papo

Bom dia à todos !!!!!!!!!!!!!!!
O assunto está muito interessante.
E aí, vamos aos estudos ???????????????

1.1- Será que todas essas crianças e adolescentes estão cumprindo uma expiação ao nascerem nestes ambientes?
Existem muitas situações na nossa vida para as quais não encontramos explicação. Situações que nos condicionam, e por vezes fazem-nos sofrer. Limitações que não nos deixam viver com a liberdade e intensidade desejadas. Como toda causa tem um efeito, provavelmente existe um motivo pelo qual estas crianças e adolescentes estejam vivendo esta situação. À primeira vista, nos parece muito injusto toda sorte de humilhações e misérias pelo que passam... mas devemos confiar na justiça divina e nos bons espíritos que velam por nós.

1.2- Onde está o limite entre ser feliz e expiar ao mesmo tempo dívidas passadas? Isso é possível?
Sabemos que a verdadeira felicidade não é deste mundo. Estamos em um planeta de provas e expiações, onde o sofrimento ainda é muito grande. Somente com o conhecimento da doutrina espírita entendemos que demos "quitar" as nossas dívidas do passado de forma tranquila, tentando nos revoltar o mínimo possível (quiçá não nos revoltarmos nunca). Muitas das vezes, o que se passa em uma nova reencarnação, é fruto de um planejamento no plano espiritual, da qual, se temos condições espirituais de fazê-lo, participamos deste planejamento. Por isso, devemos confiar sempre em Deus, pois se não podemos ser extremamente felizes naquele momento, um dia o seremos.

1.1- De que forma o Governo Federal, Estadual e Municipal, pode ajudar nestes casos? Dando dinheiro como o "Bolsa Família"?
Na minha opinião, não acredito que o "bolsa família" irá resolver um problema tão grave quanto o desemprego, a miséria, a fome, fazer com que as crianças frequentem as escolas. Muito pelo contrário, é mais um motivo para que os corruptos roubem. O trabalho dos governos deve ser a de prevenção, ou seja, deve-se investir mais em educação e na geração de empregos. Somente trabalhando a base, que são as crianças, poderemos almejar um futuro um pouco melhor do que o panorama que vemos hoje.

1.2- A sociedade está de mão atadas nestes casos? O que podemos fazer (de concreto) além de orar para os sofredores destas regiões?
Cada um pode fazer sua parte, e podemos começar na nossa própria comunidade, nos interessando pelos problemas e pela situação das famílias que lá vivem. Nos enganjarmos em grupos, como os próprios centros espíritas, que possuem trabalhos belíssimos de inclusão social, e o melhor, sempre à luz do evangelho de Jesus e da doutrina espírita... ah, não vamos esquecer da evangelização infanto juvenil.

1.3- Hoje o Governo Federal dá dinheiro e a médio e longo prazo o que pode ou poderia ser feito?
Como disse em questão mais acima, investir mais em educação e na geração de empregos. Se os adultos estiverem bem empregados, com um salário mais digno, não haverá a necessidade de termos crianças trabalhando para o sustento da família.

2- No lado espiritual, como será que estas crianças e adolescentes chegam ao outro lado? Será que existe lamentações ou agradecimentos pela oportunidade que tiverem de estagiar numa situação como esta? O que vocês acham?
Como todo espírito, depende muito do seu estado evolutivo. Se são espíritos mais ou menos evoluídos, irão agradecer imensamente as provas pelo que passaram... agora se são espíritos mais revoltados e embrutecidos, irão ficar lamentando a sorte pela qual passaram, tendo talvez que estagiar novamente em situação semelhante.

Bem, estas são minhas opiniões.
Esperamos a participação de todos, hein !!!!!!!
Beijos carinhosos.
Rosane.

---
.1- De que forma o Governo Federal, Estadual e Municipal, pode ajudar nestes casos? Dando dinheiro como o "Bolsa Família"?
Na minha opinião, não acredito que o "bolsa família" irá resolver um problema tão grave quanto o desemprego, a miséria, a fome, fazer com que as crianças frequentem as escolas. Muito pelo contrário, é mais um motivo para que os corruptos roubem. O trabalho dos governos deve ser a de prevenção, ou seja, deve-se investir mais em educação e na geração de empregos. Somente trabalhando a base, que são as crianças, poderemos almejar um futuro um pouco melhor do que o panorama que vemos hoje.

Com base na resposta da Rosane eu acrescento minha opinião.
O bolsa família incorporou o bolsa escola e o vale-gás. Muitas famílias estão sendo beneficiadas mensalmente com o benefício e está de fato ajudando milhões de pessoas. Agora uma outra situação que não raro acontece nos demais setores públicos, é que pessoas desonestas aproveitam da fragilidade do sistema e de pessoas inocentes e pouco instruídas para roubar o benefício que poderia ser ampliado a mais famílias. Existia numa cidade do interior do Nordeste que as pessoas recebiam o benefício numa casa lotérica, onde os donos recebiam entre 50% e 70% da renda das famílias que só ali podiam receber, já que o estabelecimento mais próximo era longe em dezenas de quilômetros. Neste caso os proprietários sabiam as senhas do pessoal e eles próprios batiam a senha e retiravam o dinheiro antes da pessoa chegar com o cartão, e quando o beneficiado chegava para receber já haviam descontado do seu benéfico alegando que naquele mês veio menos, sendo que o valor é fixo mensalmente.
Recentemente o Ministro Patrus Ananias, recomendou os beneficiados para ajudarem a combater fraudes denunciando pra uma linha 0800.
Com isso, eu acho particularmente que esse programa é bom e eficiente, mas claro não acabará com a miséria nem com a fome, mas ajuda um pouco a diminuir as desigualdades, mas é óbvio que poderia ser melhor se as fraudes não existissem.

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz.

Márcio de Mensisa
---
OOis, Gente Linda do coração, tudo joiiinha com vcs? :-))
Todo mundo anda quietinho né mesmo? Han Me-ni-nos e Me-ni-nas! :-))
Tava euzinha aqui refletindo sobre que tipo de correlação podemos fazer entre o tema social e a família?
Aguardando a opinião de vcs tá legal? 🙂
noite estreladinha de felicidade
beijocas mineiras com carinho no coração

---
Oi pessoal, tudo em paz com vcs? Espero que sim!

Interessantíssimo o tema desta semana!!! Espero fazer jus à ele com as minhas respostas, que seguem abaixo.

Beijos no coração de todos,


Questões para estudo:

1.1- Será que todas essas crianças e adolescentes estão cumprindo uma expiação ao nascerem nestes ambientes?
Como bem falou a Rosane, ainda não encontramos explicação para tudo o que acontece nas nossas vidas. Nesses casos fica ainda mais difícil. Já li que pode ser tanto uma expiação como uma prova (este tipo de encarnação), às vezes uma missão, nunca saberemos ao certo. Devemos é confiar na justiça divina e na ajuda que recebemos dos Espíritos, em todas as circunstâncias, basta querermos.

1.3- Onde está o limite entre ser feliz e expiar ao mesmo tempo dívidas passadas? Isso é possível?
A felicidade não é deste mundo, como já lemos e ouvimos diversas vezes. A Terra ainda é um mundo de provas e expiações, ou seja, o sofrimento ainda é muito grande neste mundo. Mas não quer dizer que devamos nos revoltar com nosso sofrimento, ficarmos depressivos por não sermos "felizes" etc. Devemos aceitar a nossa situação (mas não nos acomodar com ela, claro), sem revolta, pois podemos estar subindo mais um degrau na nossa escala evolutiva rumo à perfeição, sem ao menos sabermos disso =)

1.4- De que forma o Governo Federal, Estadual e Municipal, pode ajudar nestes casos? Dando dinheiro como o "Bolsa Família"?
O "Bolsa Família" não resolve o maior problema da população: a falta de emprego. O Governo está fazendo, nada mais nada menos, que dando esmola para as famílias. Deveria sim, é ter emprego... coisa que sabemos que está muito difícil (eu mesma estou procurando emprego há muito tempo...). O que falta tb para nós é educação (melhorar a já existente e abrir novas escolas) e saúde. Quantos empregos não poderiam ser gerados (professores, serventes, bibliotecários, diretores, secretários, cantineiros, faxineiros, enfermeiros, médicos, atendentes, recepcionaistas, auxiliares etc) se o governo investisse na construção destas instituições? Será que não ajudaria a população? Acredito que ajudaria mais que o "Bolsa Família", que acredito que estejam é roubando o dinheiro...

1.5- A sociedade está de mão atadas nestes casos? O que podemos fazer (de concreto) além de orar para os sofredores destas regiões?
A sociedade nunca está de mãos atadas! Se todos se unirem, tudo fica mais fácil.
Eu achava muito interessante um trabalho que era feito no centro espírita q frequentava em Campinas: assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiras, professores etc, iam visitar, mensalmente, famílias carentes, juntamente com um grupo do centro espírita (às vezes eu ia, outras não) e ensinava economia doméstica, como cuidar melhor dos filhos, economizar os alimentos (aproveitar os restos e fazer comidas nutritivas para os filhos), ensinavam às crianças computação, esportes e tiravam dúvidas de algumas matérias, era distribuída cesta básica e, muitas das pessoas que participavam, arrumavam um emprego, mesmo que fosse de empregada, cozinheira etc. Era algo digno, melhor do que mendigar por alguns trocados ou comida.

1.6- Hoje o Governo Federal dá dinheiro e a médio e longo prazo o que pode ou poderia ser feito?
Como eu disse na questão 1.4, investir mais na educação e na geração de empregos. O dinheiro só funciona a longo prazo. A população está crescendo e os empregos diminuindo. Como será daqui a 20 anos? O Governo terá dinheiro para pagar o "Bolsa Família" para metade da população brasileira? Acredito que não... Temos que pensar em algo a médio/longo prazo tb, não adianta nos determos no agora, temos que pensar tb no nosso futuro. Se os pais estiverem trabalhando, os filhos não precisarão deixar os estudos e se tornarão adultos melhores, com mais chances no futuro (basta ter boas escolas e empregos).

2- No lado espiritual, como será que estas crianças e adolescentes chegam ao outro lado? Será que existe lamentações ou agradecimentos pela oportunidade que tiverem de estagiar numa situação como esta? O que vocês acham?
Depende muito de como ela era, do seu estágio evolutivo. A criança nada mais é que um adulto em miniatura, seu Espírito é "velho", eterno e já passou por muitas coisas, nesta e em outras vidas.
Se forem Espíritos já com um certo grau de entendimento das leis divinas, eles serão gratos por tudo o que passaram; se forem Espíritos mais embrutecidos, ligados à matéria, se lamentarão pelo que passaram, alguns até se revoltando, achando injusto um fato destes. Nestes casos, pode ser que voltem para a Terra nas mesmas ou em condições semelhantes.



Conclusão